TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DA MATEMATICA FINANCEIRA NAS EMPRESAS

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.829 Palavras (8 Páginas)  •  2.232 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

PAULA RIBEIRO NOGUEIRA

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]


SUMÁRIO

1INTRODUÇÃO.....................................................................................................   3

2 DESENVOLVIMENTO..........................................................................................  4

  1. A IMPORTANCIA DA MATEMATICA FINANCEIRA NAS EMPRESAS.............  4

2.2 O PAPEL DA CONTABILIDADE NA GESTAO DAS ORGANIZAÇÕES............  4

  1. SITUAÇÃO TRIBUTARIA DO BRASIL...............................................................  5

2.4EMPRESA PESQUISADA..................................................................................          6

2.5 DIFERENÇA DE JUROS SIMPLES E JUROS COMPOSTO.............................  6

2.6 EQUIVALENCIA DE CAPITAL E SISTEMA DE AMORTIZAÇÃO....................... 7

CONCLUSÃO..........................................................................................................          9

REFERÊNCIAS.......................................................................................................         10



  1. INTRODUÇÃO

As operações financeiras são partes de nosso cotidiano. Entender como tais operações funcionam são objeto de estudo da matemática financeira. Planilhas eletrônicas podem ser usadas como ferramenta nesse estudo. Com o auxílio desta e de funções da matemática financeira podemos, por exemplo, avaliar e decidir sobre alternativas de investimentos e aplicações financeiras. Nesse mini-curso são abordados os conceitos de juros compostos (capitalização e descontos), taxa de juros (conceitos e definições), pagamentos uniformes (prestações iguais em financiamentos ou em capitalizações para atingir certos valores futuros), valor presente líquido e equivalência de fluxos de caixa.

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente, e o profissional qualificado na área financeira e tributária faz com que as organizações estejam mais preparadas para sobreviverem e tornarem-se cada vez mais competitivas. A contribuição de um profissional com as competências técnicas na área financeira e de tributos auxilia a organização tanto nacional quanto internacionalmente.

  1. DESENVOLVIMENTO

2.1 A importância da Matemática Financeira nas empresas

Na administração a matemática é útil em diversas situações; na elaboração de um planejamento, no controle no fluxo de mercadorias, proporciona também soluções de problemas empresariais, seja na área de recursos humanos, de produção de comercialização, de finanças ou na própria área de administração geral. A matemática financeira possui uma grande importância na toma de decisões de uma empresa, e sua aplicação bem desenvolvida traz maior rentabilidade possibilitando o processo de maximização nos resultados. A matemática financeira fornece  o instrumento necessário a avaliação de negócios de modo a identificar os recursos mais atraentes em termos de custos e os mais rentáveis no caso de investimentos financeiros ou de bens de capital. Nas situações mais simples e corriqueiras do dia-a-dia, como por exemplo, se você tem dinheiro em algum tipo de poupança/investimento, ou em um pequeno negocio ou ambos e quer comprar um carro ou um eletrodoméstico. Você deve decidir se paga a vista, mediante saque da aplicação ou do capital de giro da empresa, ou se acolhe o financiamento oferecido pelo vendedor. As ferramentas da matemática financeira vão indicar-lhe a melhor decisão.

2.2 O papel da contabilidade na gestão das organizações

As constantes mudanças no cenário econômico mundial vêm desafiando a organização a adequar as pratica de gestão a nova realidade de mercado. Desta forma a contabilidade apresenta-se como instrumentos de gestão, fornecendo as informações necessárias e auxiliando nas tecnologias, globalização dos mercados, se tornando assim indispensáveis para o sucesso da empresa.

A contabilidade gerencial nas organizações tem o papel de identificar, mensurar, preparar e analisar as informações e facilitar as comunicações operacionais econômicos e financeiras, para que os gestores possam utilizá-los na tomada de decisões de forma planejada e estratégica para assegurar a rentabilizarão dos recursos dos acionistas das partes interessadas.

2.3 Situação Tributária no Brasil

O Sistema Tributário Brasileiro é um dos mais caros e complexos do mundo. De acordo com o estudo do Banco Mundial, o doing bunesess 2011, no que se refere ao quesito pagamento de impostos, o Brasil ocupa a posição 152, em um total de 183 economias do mundo.

Estudo realizado pelo IBPT mostra que no período de 05 de outubro de 1988 a 05 de outubro de 2010, ou seja, ao longo de 22 anos de vigência da Constituição Federal, foram editadas mais de 4 milhões de normas que regem a vida do cidadão brasileiro, deste total, 249mil normas foram em apenas em matéria tributaria.

Tem se atualmente no Brasil, mais de seis dezenas de tributos em vigor. Alem dessa enorme quantidade de tributos da elevada carga tributaria, o contribuinte brasileiro tem ainda que atender a quase uma centena de obrigações acessórias.

Na década de 60, o aumento da carga tributaria proporcionado pela reforma, contribui para ajustar as contas do setor publico, permitindo a ampliação do investimento via incentivo e exonerações fiscais, possibilitando o crescimento do investimento privado e conseqüentemente o crescimento da economia. A situação encontrada atualmente da carga tributaria esta beirando aos 38% revelando-se muito alta para um país com o nosso nível de desenvolvimento. Por um lado a reestruturação do estado brasileiro não permiti que esta carga tributaria caia para patamares inferiores. Os elevados encargos da divida a necessidade de financiar ações sociais do governo, a urgência de investimentos públicos, tanto de infra-estrutura como para evitar que a precariedade de serviços essenciais seja impedimento para a retomada do crescimento sustentável, tornam o atua patamar da receita tributaria , necessário e refratário a queda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (141.2 Kb)   docx (29.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com