TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que é a gestão financeira e sua importância para as empresas

Trabalho acadêmico: O que é a gestão financeira e sua importância para as empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.690 Palavras (11 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

As páginas seguintes irão mostrar como é importante conhecer o mercado financeiro, para avaliar quando um investimento trará lucro, saber mensurar o risco de um investimento. O mercado financeiro se apresenta com muitas oportunidades de investimentos, para se alcançar grandes resultados financeiros exigem-se grandes riscos de investimentos. Mas quem decide o grau de risco a correr em um negócio ou não correr o risco, terá, proporcionalmente, esse resultado em seu retorno.

O que é Administração Financeira e sua importância para as empresas.

Administração Financeira é a disciplina que trata dos assuntos relacionados à administração das finanças de empresas e organizações. Ela está diretamente ligada á economia e à contabilidade.

Finanças: Conjunto de recursos disponíveis circulantes em espécie (caixa) usados em transações e negócios com transferências e movimentação de dinheiro, onde há a necessidade de expor a real situação econômica dos fundos da empresa, com relação aos seus bens e direitos garantidos. Finanças fazem parte do cotidiano da Empresa, pois é ela quem controla seus recursos, principalmente na administração geral de nível tático, gerencial e estratégico em que se apura dados para a tomada de decisões na empresa.

A Administração Financeira é uma ferramenta utilizada para controlar de forma eficaz, no que diz a respeito de concessão de crédito para clientes , planejamento, análise de investimentos e de meios variáveis para a obtenção de recursos para financiar operações e atividades da empresa visando o desenvolvimento contínuo, evitando gastos desnecessários, desperdícios, observando melhores alternativas para a condução financeira.

Tal área é considerada como “sangue” da empresa que possibilita o funcionamento de forma correta , sistêmica e sinérgica, passando o “oxigênio” ou vida para os outros setores, sendo preciso circular constantemente , possibilitando a realização das atividades necessárias , objetivando o lucro, maximização dos investimentos, mas acima de tudo, o controle eficaz da entrada e saída de recursos financeiros, podendo ser em forma de investimentos, empréstimos entre outros, mas sempre visionando a viabilidade dos negócios, que proporcionem não somente o crescimento mas o desenvolvimento e estabilização.

É por falta de planejamento e controle financeiro é que muitas quebram no terceiro ano de sua existência , apresentando insuficiência e inexistência de suporte financeiro para sua organização, sendo indiscutivelmente necessárias de informações do Balanço Patrimonial, no qual se contabiliza estes dados na gestão financeira, se analisando detalhadamente para a tomada de decisão.

Três diferentes tipos de sociedades com suas vantagens e desvantagens.

Firma Individual

É aquela em que a titularidade é unipessoal e a responsabilidade do seu titular é ilimitada, respondendo o seu patrimônio pelas dívidas da empresa. É a forma mais antiga de organização pertencente a apenas uma pessoa.

Vantagens: Facilidade no processo de constituição, pois não requer a aprovação de nenhum órgão regulador, formalização sem burocracia e gratuita, as taxas de juros para empréstimos e créditos de pessoas jurídicas são menores que das pessoas físicas e impostos com preços fixos e reduzidos.

Desvantagens: Custo alto para fechar ou alterar custos da empresa, Limitação de funcionários, Aposentadoria limitada, Serviços financeiros pagos, impostos fixos e expansão limitada.

Sociedade Limitada

Consiste em dois ou mais proprietários operando juntos com fins lucrativos. Representa 10% dos tipos de negócios e são geralmente, maiores do que as Sociedades Anônimas. Geralmente são sociedades de contabilidade de empresa aberta e corretagem de ações, muitas vezes tem um grande número de sócios.

Vantagens: Pode conseguir mais recursos do que as firma individuais, maior poder de empréstimos devido ao maior número de proprietários, maior capacidade de raciocínio e de gerenciamento, renda inclusa e tributada na declaração de IR do sócio.

Desvantagens: Os proprietários têm responsabilidade ilimitada e talvez tenha de cobrir as dívidas de outros sócios, a sociedade é dissolvida quando um sócio morre, dificuldade para transferir ou liquidar sociedade.

Sociedade Anônima

É uma entidade de negócios intangível, criada por lei. Denominada de “pessoa jurídica”, por ter o poder de um indivíduo, ela pode processar e ser processada legalmente, fazer e ser parte de contratos, adquirir propriedades em seu próprio nome. Constituem 15% de todos os negócios, são responsáveis por quase 90% das receitas de negócios e 80% dos lucros líquidos. Apesar de as SA’s estarem envolvidas em todos os tipos de negócios, as indústrias são as principais responsáveis pela maior parte das receitas e lucros líquidos das SA’s.

Vantagens: Os proprietários têm responsabilidade limitada, o que garante que eles não podem perder mais do que investiram, podem aumentar seu tamanho devido á venda de suas ações, tais podem ser transferíveis prontamente, possui vida longa, pode contratar administradores profissionais, tem melhor acesso ao financiamento e possui alguns incentivos fiscais.

Desvantagens: Os impostos são maiores, pois a renda da S.A é tributada e são pagos dividendos igualmente a todos os proprietários, a organização é mais onerosa do que outras formas de empresa, sujeita a regulamentações mais rígidas do governo, não há sigilo, pois os acionistas têm de receber relatórios financeiros.

O valor do dinheiro no tempo

É o valor econômico associado a desembolsos (ou receitas) ocorridos em épocas diferentes, geralmente têm valores econômicos diferentes, ainda que correspondam à mesma quantia monetária e não haja inflação. A razão disso, conforme se argumentou, é que o conjunto de oportunidades de uso do dinheiro recebido mais cedo, geralmente, é maior. Consequentemente se dispusermos de uma quantia de dinheiro numa data A anterior a outra data B, podemos tirar partido de alguma oportunidade de aplicação do dinheiro entre A e B para chegarmos a B com uma quantia maior do que o que teríamos se só recebêssemos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com