TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DO MEIO AMBIENTE

Por:   •  20/9/2022  •  Projeto de pesquisa  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 2

A importância da preservação do meio ambiente

É possível perceber que em pleno o século 21 a preservação do meio ambiente é um assunto muito importante, não só para a humanidade, mas para todos os outros seres que habitam no planeta. O meio ambiente integra todos os elementos vivos e também não-vivos, tudo que nos cerca, como vegetação, solo, água, clima, animais, seres humanos entre outros.

Ao longo dos anos estamos observando que muitos dos nossos recursos naturais vem sendo degradados de formas que poderiam ser evitadas, isso ocorre por meio de descarte de lixo em lugares indevidos, como rios e mares. O crescimento desornado das cidades também e um grande fator de imprudência, tendo consigo uma má gestão hídrica que resultam em destruição e queimas de florestas e matas.

Os impactos negativos do meio ambiente estão relacionados com as ações antropogênicas do homem, o aquecimento global por exemplo é dado por praticas humanas realizadas de maneira não sustentável. Um dos principais problemas no cenário ambiental hoje é o desmatamento da floresta Amazônica, este desmatamento causa a extinção das espécies vegetais e animais, trazendo danos irreversíveis para o nosso ecossistema, a poluição do ar provocada pelas queimadas ilegais traz mudanças significativas na temperatura média da terra. Um fenômeno que é decorrente deste processo é chamado de degelo, que vem acontecendo nas calotas polares, fazendo com que as espécies que residem no ártico fique cada vez mais pequena, acarretando em problemas de desordem ecológica provocando a elevação do nível dos oceanos.

Não podemos esquecer que a má gestão de descarte de lixo resulta em vários outros fatores negativos ambientais, um aparelho eletrônico traz consigo algumas substâncias toxicas como mercúrio, chumbo e berílio, gerando graves danos de saúde pública. Entulhos também causam danos sérios como enchentes, além de contribuir para lotação de aterros e criar vetores de doenças. Um litro de óleo por exemplo pode contaminar até 25 mil litros de água, viu só como apenas um modelo de descarte indevido possui um impacto significativo na sociedade.

No futuro, isso tudo pode incidir em ainda mais problemas para a preservação de vida na terra, é por isso que se faz necessário e imprescindível a perpetuação de leis ambientais. Com os avanços tecnológicos e a era digital, a pauta ambientalista vem sendo vista de uma forma mais consciente. As ONG’s vêm prestando um papel de extrema importância na conservação do planeta, tendo em vista que elas vêm trabalhando para efetivar mudanças significativas no que se refere a educação ambiental e uma tutela a um meio ambiente saudável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (20.7 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com