TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Educação Ambiental

Ensaios: A Importância Da Educação Ambiental. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.221 Palavras (5 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 5

Bloco Curricular Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental

A Importância da Educação Ambiental

Trabalho apresentado ao Curso (tecnologia em gestão ambiental) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Bloco curricular Suatentabilidade e Respondsabilidade Socioambiental.].

Prof. Leliana, Thiago, Jaime e Rosimeire.

Rolim de Moura

2012

Introdução

Estamos convivendo atualmente com problemas caóticos em nossa sociedade e não podemos mais nos dar ao aparato de ficarmos insensível a essas agressões para com a mãe natureza. Pensando que tudo o que existe na natureza tem sua importância para a humanidade não sendo difícil entender que a preservação da vida de cada pessoa depende diretamente do respeito para, conforme Lago (1999), é que objetivam a montagem de um modelo de desenvolvimento econômico-social harmônico, ou seja, que não danifique as condições básicas de sustentação de recursos renováveis, preservando-se a eficiência de suas funções ecológicas. A conscientização das empresa para o investimento da educação ambiental para com os funcionários.

Algumas áreas que podemos implantar modificações para atender a conscientização e implantação de uma educação ambiental visando a sustentabilidade e responsabilidade socioambiental. Na área de Produção, na área de Pesquisa e Desenvolvimento e na área de Suprimentos. A empresa necessita identificar as precisões de treinamento quanto à questão ambiental nas diversas áreas e em todos os níveis funcionais.

Desenvolvimento

Todos têm direito ao ambiente ecologicamente equilibrado, sendo fundamental à uma qualidade de vida apropriada, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. Todos nós de uma maneira ou de outra deseja um mundo melhor, igualdade, trabalho, educação e saúde ecológica. Certamente fica cobrando dos outros uma postura, e apenas observar é mais apropriado. Estamos convivendo atualmente com problemas caóticos em nossa sociedade e não podemos mais nos dar ao aparato de ficarmos insensível a essas agressões para com a mãe natureza. Já não existe só um responsável, mais somos todos responsáveis pelos atos de agressividade a natureza. Devemos fazer algo a favor das futuras gerações e da nossa própria existência. Pensando que tudo o que existe na natureza tem sua importância para a humanidade não sendo difícil entender que a preservação da vida de cada pessoa depende diretamente do respeito para com o Planeta Terra.

Assim, devemos propor a educação ambiental, levar a apropriação do meio ambiente, onde se possa construir, estabelecer relações e a utilização sustentada do meio ambiente. E assim a Conscientização e treinamento dos recursos humanos os esforços para se conciliar relações entre o homem e a natureza, conforme Lago (1999), é que objetivam a montagem de um modelo de desenvolvimento econômico-social harmônico, ou seja, que não danifique as condições básicas de sustentação de recursos renováveis, preservando-se a eficiência de suas funções ecológicas. A educação e conscientização ambiental começam em casa, na rua, na praça, no bairro e se estendem à escola e a todas as nossas atividades pessoais e profissionais. Tudo está interligado ao ambiente. Se analisarmos os nossos hábitos básicos diários, veremos o quanto podemos nos reeducar em benefício da natureza e do desenvolvimento sustentável.

A conscientização das empresas para o investimento da educação ambiental para com os funcionários, qual o destino do lixo. Adquirindo conhecimento da importância de preservação, ”ou seja”, a partir do destino certo do lixo estaremos colaborando com o meio ambiente.

A educação formal dos funcionários é considerada de grande importância para o processo de implementação e manutenção de projetos de educação ambiental. Esse fato leva as organizações a darem mais ênfase ao gerenciamento do conhecimento. A conscientização e a sensibilização de todos os níveis da organização devem ser consideradas como objetivos fundamentais para a educação ambiental dos recursos humanos, pois é através da tomada de consciência que as pessoas adquirem uma conduta responsável à proteção ambiental, melhorando assim o meio em que estão inseridas.

Segundo Rocha (2000), educação ambiental é um processo de tomada de consciência política, institucional e comunitária da realidade ambiental, do homem e da sociedade, para analisar, em conjunto com a comunidade, através de mecanismos formais e não formais, as melhores alternativas de proteção da natureza e do desenvolvimento sócio-econômico do homem e da sociedade.

Algumas áreas que podemos implantar modificações para atender a conscientização e implantação de uma educação ambiental visando a sustentabilidade e responsabilidade socioambiental.

Na área de Produção, a transformação e processamento de matérias-primas, produtos semi-acabados e produtos finais do processo produtivo produzem indesejáveis saídas, como os resíduos e a poluição. Em virtude disto, a área de meio ambiente, junto à função de produção,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com