TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA INTERNA NA GESTÃO DE UMA COOPERATIVA

Por:   •  8/9/2019  •  Artigo  •  3.418 Palavras (14 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 14

                                    FACULDADE REDENTOR

GEOVANI FELIPE VENADES

A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA INTERNA NA

GESTÃO DE UMA COOPERATIVA

RAUL SOARES – MG

2018


GEOVANI FELIPE VENADES

A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA INTERNA NA

GESTÃO DE UMA COOPERATIVA

[pic 1]

RAUL SOARES, 2018

 

RESUMO

Este artigo é um estudo realizado na cooperativa de Crédito Sicoob União. Foi desenvolvido com o objetivo de verificar o papel da auditoria interna no auxílio aos gestores da cooperativa singular. De forma geral, o objetivo desta pesquisa foi analisar a importância do relatório de auditoria no processo de gestão de uma cooperativa de crédito do sistema Crediminas. Especificamente, avaliar a utilização das informações prestadas pelo relatório de auditoria para o planejamento de gestão da cooperativa, identificar os fatores que contribuem para a solução dos problemas identificados pela auditoria e apresentar sugestões de melhorias no processo de auditoria interna da Singular. A metodologia utilizada no estudo foi a pesquisa bibliográfica em livros, revistas, artigos, entre outros, contemplando desta forma uma revisão dos principais estudos desenvolvidos nesta área; estudo de caso através de questionário aplicado aos  membros do ACIR – agentes de controles internos e riscos da cooperativa singular Sicoob União. Por meio deste estudo exploratório foi possível verificar a utilização do relatório de auditoria e sua importância no processo de gestão de uma cooperativa, além da apresentação do relatório nas reuniões do conselho de administração a apresentação de sugestões de melhorias para os procedimentos aplicados à cooperativa pela auditoria interna. Os resultados da pesquisa mostram a importância do relatório de auditoria como ferramenta de apoio aos gestores, e um ótima ferramenta na contribuição da Governança coorporativa, o que será demonstrado no resultado deste trabalho.

Palavras-chaves: Auditoria, Cooperativa, Gestão e Sicoob União

ABSTRAT

This article is a study carried out in the credit cooperative Sicoob União. It was developed with the purpose of verifying the role of the internal audit in assisting the managers of the singular cooperative. In general, the objective of this research was to analyze the importance of the audit report in the management process of a credit union of the Crediminas system. Specifically, evaluate the use of the information provided by the audit report for cooperative management planning, identify the factors that contribute to solving the problems identified by the audit, and make suggestions for improvements in Singular's internal audit process. The methodology used in the study was the bibliographic research in books, magazines, articles, among others, contemplating in this way a review of the main studies developed in this area; a questionnaire applied to members of ACIR - agents of internal controls and risks of the singular cooperative Sicoob União. Through this exploratory study it was possible to verify the use of the audit report and its importance in the management process of a cooperative, besides the presentation of the report in the meetings of the board of directors the presentation of suggestions for improvements to the procedures applied to the cooperative by the internal audit. The results of the research show the importance of the audit report as a tool to support managers, and a great tool in the contribution of corporate governance, which will be demonstrated in the result of this work.

Keywords: Audit, Cooperative, Management and Sicoob União

1 INTRODUÇÃO

Com a expansão da cooperativa de crédito Sicoob União, nos últimos anos e o aumento de novos PA – Postos de Atendimento, em cidades que ficam a mais de 150 km da sede, aumentaram também as demandas de gerenciamento de riscos, por sua vez, os processos internos demandam um maior gerenciamento destes riscos. Riscos que para o Committe of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission – COSO II (2013a, p. 54) é denominado como “a possibilidade de que um evento ocorra e prejudique a realização dos objetivos” da Cooperativa. Neste contexto, a Resolução nº 4.454, de 17 de dezembro de 2015, que dispõe sobre auditoria cooperativa no segmento de cooperativas de crédito, destaca, em seu artigo 3º, que o processo de auditoria deve abranger tanto a avaliação da instituição objeto de auditoria em relação ao atendimento dos dispositivos legais e regulamentadores quanto a regras e práticas de governança e controles internos.

Partindo-se do pressuposto de que controle significa verificar, fiscalizar, conferir, inspecionar, o foco de controles internos estará presente em todas as áreas e atividades de uma cooperativa. Os métodos de controle têm uma abrangência ampla, muito maior do que geralmente se entende em uma análise superficial. Desta forma, uma análise aprofundada na busca de conhecimento em relação ao ambiente econômico e financeiro, de oportunidades e ameaças, em que atuam as cooperativas é um fator de controle significativo.

Sendo assim, o auditor interno por sua vez tem o papel de fiscalizar e responder as expectativas dos gestores sobre os riscos internos da instituição, observando, aconselhando e esclarecendo os responsáveis envolvidos, possibilitando a implantação de novas ações corretivas e necessárias para o bom andamento dos negócios. Na Sicoob União, a ACIR – agentes de Controles Internos e Riscos, constitui uma função de apoio a gestão, realizando visitas constantes, nos postos de atendimento, colhendo informações, verificando as rotinas de trabalho e depois apresentando o relatório com os apontamentos ao conselho de administração e gerencia executiva, relatando suas devidas implicações junto ao Banco Central, e sugestões de medidas a serem tomadas para melhor gestão da cooperativa.


2 REFERECIAL TEÓRICO

2.1 2 - O COOPERATIVISMO 

É a união voluntária de pessoas que buscam soluções econômicas e sociais com base em interesses comuns. Proporciona a capacidade de somar e dividir entre todos, tendo as pessoas como peça principal do processo.

A base do cooperativismo está na igualdade, solidariedade, democracia, ajuda mútua e responsabilidade.

 O Cooperativismo de Crédito é caracterizado pela associação de pessoas com o objetivo de obtenção de linhas de crédito e de outros produtos e serviços fornecidos por instituições financeiras em condições mais propicias do que as providas pelo sistema bancário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)   pdf (161.8 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com