TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO EFICAZ NAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  8/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.857 Palavras (8 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 8

INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO EFICAZ NAS ORGANIZAÇÕES

São Paulo - SP

2019

DANIEL BARAÚNA DIAS

MARIANE ASSUNÇAO APOLINARIO

MARIANE PORTELA ARAUJO

STHEPHANIE CORREIA SANTOS

VINICIUS DOS SANTOS GABRIEL

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO EFICAZ NAS ORGANIZAÇÕES

Trabalho de apresentação oral do curso de Negociação e gestão do clima organizacional para Universidade Estácio de Sá, como exigência parcial para obtenção nota complementar para o bimestre.

São Paulo – SP

2019

RESUMO

Este trabalho constitui-se em uma pesquisa bibliográfica que busca informações a respeito da comunicação nas organizações e como desenvolvemos a pesquisa voltada para a preocupação da comunicação eficaz dentro da empresa.

Atualmente, vive-se num mundo onde há muitos problemas na troca de informações devido à distorção ou má interpretação da mensagem dentro da organização, ou seja, a mensagem não chega de maneira clara à pessoa receptora e acaba gerando algum conflito.

INTRODUÇÃO

O ambiente de trabalho moderno está cada vez mais desafiador, exigindo mais e mais criatividade na administração, pois na atual era competitiva onde cada vez mais surgem novas tecnologias, pressões de uma economia global, necessidade de eficiência e, principalmente, lealdade dos colaboradores e consumidores, é a hora certa para se transformar os locais de trabalho, tendo um comprometimento com a comunicação. Somente quando as organizações perceberem que a comunicação eficaz é de suma importância para o andamento correto das atividades poderá atingir excelência dos produtos e serviços.

Este artigo faz um breve resgate histórico da comunicação, mostra o que é a comunicação, identifica os tipos de comunicação existentes, discute as barreiras que a comunicação sofre, analisa a comunicação nas organizações e finaliza abordando sobre a comunicação eficaz na organização.

SUMÁRIO

  1. A COMUNICAÇÃO E SUA EVOLUÇÃO 5
  2. CONCEITO DE COMUNICAÇÃO 5
  3. TIPOS DE COMUNICAÇÃO  5
  4. COMPONENTES BÁSICOS DO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO7
  5. BARREIRAS DA COMUNICAÇÃO  8
  6. COMUNICAÇÃO EFICAZ NA ORGANIZAÇÃO 8
  7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 9

  1. A COMUNICAÇÃO E SUA EVOLUÇÃO

A comunicação pode ser encarada como fenômeno antropológico, histórico e social. Do homem das cavernas até o homem sapiens um longo tempo foi percorrido, mas a preocupação com a comunicação sempre estivera presente. Várias maneiras foram usadas como “Meios de comunicação” naquela época, através de gestos e gritos, as formas mais plausíveis que os primitivos encontraram para comunicar se uns com os outros foram os pulos, pulando eles poderiam expressar o nível de suas emoções a fundo.

Pela escrita o homem inicia um relacionamento mais amplo, o que o leva a uma rápida evolução, pois ele passa a armazenar, transportar, difundir e perpetuar o conhecimento e daí a sua história começa a ser registrada oficialmente.

Antes o caminho da comunicação humana era:

▬ Comunicação não verbal: sonora (tambor) e simbólica (fogo e tinta).

▬ Comunicação oral: códigos que expressam sensações e sentimentos.

▬ Comunicação escrita: deu início com o pictograma (representação gráfica de ideias através de desenhos, passou pelo papiro, pergaminho até chegar ao papel.

A medida que se comunica, o homem se descobre, descobre o mundo, cria códigos e estabelece hierarquias, ou seja, ele se define como pessoa. Hoje chegamos a exacerbação da informação através dos meios eletrônicos, dos quais a internet é campeã, universo novo da tecnologia, onde predominam qualidades intelectuais e suas formas de pensar e agir alcançadas pelo homem ao decorrer dos tempos.

  1. CONCEITO DE COMUNICAÇÃO

O que é comunicação interpessoal?

A comunicação interpessoal consiste na troca de informação que existe entre dois indivíduos ou mais. Basicamente, trata-se de passar e receber mensagens para uma outra pessoa, seja através da fala, da escrita, da mímica e até mesmo dos meios modernos que temos hoje em dia graças à tecnologia, como SMS, e-mails, fotos e vídeos.

Entretanto, devemos ter cuidado com a maneira como passamos as mensagens e que a outra pessoa receba e entenda da mesma forma porque há muitos casos você em que os indivíduos que entraram em conflito simplesmente por causa de uma comunicação com ruídos. A mensagem desejada não é passada, o locutor é mal interpretado e isso causa um desconforto entre duas partes que podem chegar a brigas.

Uma comunicação interpessoal clara evita conflitos, pois faz com que as mensagens sejam passadas de uma maneira que os dois lados possam compreender, resultando assim no sucesso da troca de informações.

  1. TIPOS DE COMUNICAÇÃO

Existem tem três tipos de comunicação: assertiva, agressiva e a comunicação passiva. Se uma pessoa não tem a comunicação assertiva ela tende a desenvolver comunicação agressiva ou passiva e isso não está relacionados à personalidade. A personalidade é uma característica do ser humano determinam a individualidade de cada ser e na comunicação nós aprendemos a nos comportar durante nossa vida e esse comportamento vai transformando a maneira como nós interagimos e comunicamos com os outros.

  1. Comunicação agressiva

A fala nunca se refere a sí, sempre ao outro, acusando, intimidando.

Fala

Postura

Você faria melhor se...

Olhar fixo

Você deve estar brincando

Voz alta

Se você não fizer...

Fala fluida e rápida

Você não sabe...

Gestos de ameaça

Você deveria...

Postura intimidatória

A partir disso cria-se uma reflexão sobre qual é a consequência de uma pessoa que tem a comunicação agressiva? Qual é o custo disso para a vida dela? Qual o custo a curto médio e longo prazo?

Uma pessoa com comunicação agressiva tem conflitos interpessoais, perda de oportunidade, danos aos outros, sensação de estar sem controle, autoimagem negativa, culpa, frustração, tensão, rejeição dos outros, solidão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (119.5 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com