TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  17/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  729 Palavras (3 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 3

1. INTRODUÇÃO

Todo profissional deve ter como um de seus princípios a comunicação eficaz dentro da empresa. Um bom profissional deve esquematizar suas ideias para poder transmiti-las de uma forma eficiente. Uma mensagem mal transmitida, logo mal compreendida, pode afetar todo o ambiente de trabalho de uma forma negativa. Por isso, a comunicação eficiente é de grande importância para a organização.

2. CONTEXTO

A comunicação no mundo organizacional é uma das formas da empresa prosperar no mercado atual. Feita da maneira correta, ela estabelece um relacionamento entre empresa e funcionários, acompanhando ações e tarefas e o impacto delas no alcance dos resultados, fazendo com que eles “vistam a camisa” da empresa, pois sentem-se importantes por estarem bem informados dos objetivos da empresa. Além disso, a prática de uma boa comunicação é excelente para a imagem que a empresa passa aos seus colaboradores.

A comunicação nas organizações deve ser usada como estratégia em todos os níveis hierárquicos para atingir o sucesso. Uma comunicação eficaz deve ser entendida como aquela que transforma e muda a atitude das pessoas. Se ela muda apenas as ideias, porém não provoca mudança no comportamento, então ela não atingiu o resultado esperado. A comunicação não esta ligada apenas em dizer algo a alguém, mas sim fazer com que o receptor da mensagem entenda aquilo que foi dito sem que haja má interpretação.

Hoje a comunicação nas empresas tem um papel fundamental, exigindo dos profissionais não apenas conhecimentos e habilidades, mas uma visão abrangente do mercado, sendo um fator importante como diferencial de competitividade.

Boas estratégias de comunicação tenham uma perspectiva da empresa na qual trabalham. Em virtude disso, a sua prática não é de um departamento específico, mas sim de todos que compõe a empresa, do mais alto cargo até o mais baixo. Dessa forma, evitam-se ruídos e conflitos que possam atrapalhar o relacionamento interpessoal dentro do ambiente de trabalho.

As empresas precisam trabalhar no desenvolvimento de uma cultura de diálogos e troca de ideias, pois dessa forma as pessoas se conhecem melhor, conhecem melhor os objetivos da empresa, ficam mais à vontade nas tomadas de decisão, mais confiantes e motivadas em cada conquista e isso se torna visível no dia a dia de cada funcionário além de ter as metas alcançadas.

Cada pessoa tem sua própria construção de significados influenciada por uma cultura adquirida durante a vida. Os indivíduos não são iguais, logo pensam e agem de forma diferente. A motivação varia de pessoa para pessoa, é um processo interno e sofre influência do meio externo, o que determina a forma como a organização se comunica com o funcionário. A forma de se expressar, a escolha das palavras, o tom da voz utilizado ou o meio são recursos da prática da comunicação que influenciam a maneira como o outro recebe e interpreta a mensagem.

Todas as decisões devem ser feitas de forma clara, precisa e objetiva, inclusive as mais cotidianas. A comunicação é um processo de evolução contínua, sendo aperfeiçoada todos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (46.1 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com