TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE NA ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

Por:   •  7/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.193 Palavras (5 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 5

A IMPORTÂNCIA DA  CONTABILIDADE NA ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

Felipe Deivis Durval Faustino e Antonio Jean dos Santos

Faculdade Padre Cícero-Escrita Acadêmica II

___________________________________________________________________________

RESUMO

Esse trabalho abordará a importância da contabilidade nas organizações empresariais como um instrumento de análise, gerência e decisão. O objetivo é conhecer a necessidade contábil para as empresas e saber como o contador atua nas tomadas de decisões sobre o patrimônio. Para a elaboração do artigo foi feito um levantamento bibliográfico e referenciais teóricos com artigos relacionados à administração nas empresas. Conclui-se que as empresas já despertaram para a necessidade de planejar, controlar e acompanhar as atividades operacionais e que a contabilidade  é uma ferramenta fundamental para auxiliar em todo esse processo, pois uma organização que não possua um sistema contábil que possa lhe fornecer as informações necessárias, possivelmente não terá, de maneira transparente, comprovação de que está seguindo na direção desejada.

Palavras chaves:informações; demonstrações; decisões; contador;administração

_______________________________________________________________________

SUMMARY

This work will address the importance of accounting in business organizations as an instrument of analysis, management and decision. The objective is to know the accounting need for companies and to know how the accountant acts in making decisions about equity. For the preparation of the article, a bibliographical survey and theoretical references were made with articles related to the administration in the companies. We conclude that companies have already awakened to the need to plan, control and monitor operational activities and that accounting is a fundamental tool to assist in this entire process, as an organization that does not have an accounting system that can provide you with the information necessary, possibly you will not have, in a transparent way, proof that you are going in the desired direction.

Keywords: information; demos; decisions; accountant; administration

_______________________________________________________________________

 Introdução

A Contabilidade surgiu para que o dono de uma empresa estivesse a par da saúde financeira de sua empresa. Mas o contexto atual exige dos profissionais um maior comprometimento em relação ao desempenho de seus clientes. Com o uso das informações contábeis para fins gerenciais, de modo a analisar e monitorar os resultados obtidos no período, houve uma otimização nas tomadas de decisões nos diferentes níveis hierárquicos.

No entanto, para isso acontecer, o sistema utilizado deve responder de maneira eficaz ao controle administrativo e informacional aplicados. Cada empresa tem seus produtos, sua tecnologia de produção, aperfeiçoando-a de acordo com os parâmetros institucionais mais adequados para mantê-la atualizada.

Em função disso, os muitos relatórios e demonstrações contábeis, juntamente com uma análise da situação econômica interna e externa, constituem peças - chave à competitividade e rentabilidade de uma empresa.

Segundo Nasi (1994, p. 5), para não perder espaço para outros profissionais: O contador deve estar no centro, na liderança do processo, pois do contrário, seu lugar vai ser ocupado por outro profissional. O contador deve saber comunicar-se com outras áreas da empresa. Para tanto não pode ficar com os conhecimentos restritos aos temas contábeis e fiscais, inteirando-se do que aconteça ao seu redor, na sua comunidade, no seu Estado, no seu país, no mundo.

Segundo Nasi (1994, p. 8) O contador deve ter um comportamento ético - profissional inquestionável. O contador deve participar de eventos destinados à sua permanente atualização profissional

O trabalho terá o objetivo de pesquisar sobre esse tema é poder discernir qual a real importância da contabilidade na vida de uma Empresa e na administração dela , podendo assim conhecer um pouco mais sobre esse mundo contábil, que está crescendo cada dia mais em nosso país e que vem provando que não são somente as multinacionais que podem resultar em lucros e produtos de qualidade para a população.

Justificativas:

Os fatores determinantes para a escolha desse tema foram as funções que podem e devem ser exercidas por um profissional contábil na administração de uma empresa, e tem como objetivo entender porque vem sendo desvalorizada esse profissional. Porque o  trabalho dos contadores sofre séria desvalorização, principalmente por parte das micro e pequenas empresas, que, com objetivo de minimizar custos deixam de investir na contabilidade gerencial, cumprindo estritamente as obrigações fiscais e legais, acarretando a deficiência de instrumentos auxiliares à tomada de decisões.

Não apenas as grandes organizações devem se preocupar com o planejamento e utilizar-se das ferramentas gerenciais que a contabilidade pode fornecer. Também as pequenas empresas devem se preocupar em utilizar esse recurso, pois ocorre um alto índice de mortalidade destas, por possuírem um processo de gestão ineficiente e não utilizarem 4 informações precisas, oportunas e pertinentes sobre o ambiente em que a empresa atua.

É vital para a sobrevivência da empresa, inserida num ambiente competitivo e diante de um cenário de incertezas, que seus gestores estejam assessorados e recebam informações para escolherem as melhores alternativas, e para identificá-las são necessários os dados contábeis. A Contabilidade Gerencial é a responsável por coletar esses dados, interpretá-los e transformá-los em informações úteis, contribuindo positivamente para o sucesso das empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (82.2 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com