TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE NEGÓCIO PARA ABERTURA DE UMA EMPRESA

Por:   •  31/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.890 Palavras (12 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 12

A IMPORTÂNCIA DA ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE NEGÓCIO PARA ABERTURA DE UMA EMPRESA

de thaysabreuu | trabalhosfeitos.com


RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo apresentar, de forma clara, como um plano de negócios pode fazer a diferença no momento abertura de um novo empreendimento, ele busca apontar qual a real importância da elaboração de um planejamento, para que seja possível conhecer todos os riscos existentes em um novo negócio. Para isso, foi feito um trabalho com uso de uma abordagem qualitativa, sendo que o mesmo se deu por meio de uma investigação explicativa, através de pesquisas bibliográficas em arquivos relacionados ao tema, pesquisas bibliográficas, em livros de administração que estejam ligados ao assunto, jornais e sites especializados. O presente trabalho servirá para que os empreendedores passem a identificar a necessidade de um plano de negócios, que os mesmos saibam como utilizar essa ferramenta e das inúmeras aplicações que a mesma possui, além de tomar conhecimento de como o plano de negócios é capaz de confirmar a viabilidade ou não de um novo empreendimento.

Palavras-chave: Empreendedorismo, Plano de Negócios, Viabilidade, Planejamento.

ABSTRACT

This paper aims to present, clearly, like a business plan can make the difference when opening a new venture, he seeks to identify what the real importance of drafting a schedule, so you can know all the risks existing in a new business. For this work was done using a qualitative approach, and that it was through an explanatory research through literature searches for files related to the topic, library research in management books that areconnected to the subject, newspapers and specialized sites. This work will serve for entrepreneurs to start to identify the need for a business plan, that they know how to use this tool and the many applications that it has, and take note of how the business plan is able to confirm the feasibility or otherwise of a new venture.

Keywords: Entrepreneurship, Business Plan, Feasibility, Planning.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 4

2.1 O QUE É O PLANO DE NEGÓCIOS .5

2.2 ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIOS 7

3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 8

4 ANÁLISE E DISCUSSÕES..................................................................................................9

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................................10

REFERÊNCIAS......................................................................................................................11

1 INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é apresentar, de forma clara, como um plano de negócios pode fazer a diferença na abertura de um novo empreendimento. Pretende-se conscientizar os empresários da importância do planejamento para atingir o sucesso no empreendimento.

Atualmente, para os empreendedores, está cada vez mais clara a importância da utilização de um plano de negocio para a obtenção do sucesso. Porém, mesmo possuindo conhecimentos de tal ferramenta, ainda são muitos os empreendedores que a negligenciam e acabando pulando este importanteestágio de um projeto.

No Brasil, já é constatado que várias empresas encerram suas atividades antes mesmo de completarem dois anos de existência. Já, quando é realizado um planejamento, sabe-se antes da abertura do novo negócio quais são seus reais riscos e quais as formas para que se alcancem os objetivos desejados.

Este trabalho servirá para que novos empreendedores entendam que não basta apenas querer realizar um sonho do dia para noite, é muito importante querer transformar este sonho através de ações concretas, reais e mensuráveis. Para isto ser feito, usa-se o plano de negócios, que pode ser visto como um instrumento de gestão que tem o objetivo de minimizar os riscos de uma organização através de um planejamento que possibilite a sua estruturação de maneira eficiente. Por meio do plano de negócios também é possível ao gestor, buscar novos parceiros para o seu empreendimento, conseguir financiamentos e orientar os seus colaboradores a desenvolver a missão da organização.

O plano de negócios pode ser considerado ainda, como a melhor forma de analisar o futuro de seu empreendimento, é uma das melhores ferramentas para evitar que surpresas desagradáveis apareçam. Assim sua empresa saberá traçar o melhor caminho e onde estará mais preparada para enfrentar os desafios do mercado competitivo. Pois mesmo com tantas informações, nos dias atuais, não são todos os empresários que utilizam esta técnica adequadamente ou simplesmente não fazem uso da mesma. A maioria destes são empresários que não possuem conhecimento suficientede conceitos básicos da administração, como de planejamento, vendas, projeções de faturamento e etc.

Portanto, dentre estes e outros motivos, que o plano de negócios torna-se muito relevante, através dele teremos informações detalhadas, pontos fortes e fracos e a verdadeira viabilidade de um novo empreendimento.

Quanto à caracterização da pesquisa, foi utilizada a abordagem qualitativa, sendo que o mesmo se deu por meio de uma investigação explicativa, através de pesquisas bibliográficas em arquivos relacionados ao tema, pesquisas bibliográficas, em livros de administração que estejam ligados ao assunto, jornais e sites especializados.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Podemos definir o Plano de Negócios como um instrumento que empreendedores e empresários possuem para planejar um novo negócio e prever situações de risco. Ele pode ser considerado um documento usado para vender o seu negócio. O plano de negócios trata basicamente de várias informações que em conjunto e organizadas apontam aspectos importantíssimos de um empreendimento. Ele serve como um guia, capaz de mostrar os caminhos a serem tomados para alcançar objetivos e metas pré-estabelecidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.1 Kb)   pdf (74.5 Kb)   docx (462.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com