TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

Por:   •  22/8/2018  •  Resenha  •  2.247 Palavras (9 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

Janaína Alexandre de Carvalho[1]

Márcia Rejanes Rodrigues de Medeiros[2]

Maria Nazaré Magalhães Silva[3]

Sandra Maria Almeida de Souza[4]

Luciana Isabela Borges dos Santos Silva[5]

INTRODUÇÃO

Verificar custos e definir preços trata-se de um processo complexo e que envolve muitos aspectos e ferramentas. A Contabilidade de Custos é a parte da ciência contábil que se dedica ao estudo racional dos gastos feitos para se obter um bem de venda ou de consumo, seja ele um produto, uma mercadoria ou um serviço. É o ramo da função financeira para determinar o lucro, para controlar as operações e para auxiliar o administrador no processo de tomada de decisão (MOTA, 2002).

A contabilidade de custos se faz necessária devido à importância da apreciação de dados contábeis, além de facilitar o desenvolvimento e a implantação da estratégia adotada pelas organizações, pois trata de um meio de suporte à empresa para que ela possa atingir seus objetivos.

Com isso, o objetivo principal desse estudo é demonstrar como outras ciências ou parte de uma ciência estão envolvidas nesse processo de fixação de preço de venda e, levando em consideração, principalmente, os custos incorridos. Especificando melhor podemos definir como objetivos entender como controlar os gastos, como fixar o preço de venda, aplicar o percentual de lucro, administrar a produção, etc.

O acompanhamento contábil de uma empresa auxilia seus administradores gerando informações importantes sobre o negócio e a respeito de seus custos e despesas. São informações que servem de subsídios para a administração eficiente e que, se usadas de forma ágil e inteligente, podem melhorar a saúde financeira da empresa. Dessa forma, como podemos usar os custos e consequentemente, a contabilidade de custos, para tomada de decisões de uma empresa, que deverá encontrar o ponto de equilíbrio entre a produção e os custos fixos e variáveis para não ter prejuízo, e conseguir alcançar a lucratividade desejada?

METODOLOGIA

Para a realização desta pesquisa utilizou-se quanto aos procedimentos de coleta a pesquisa exploratória, sendo bibliográfica, pesquisando em livros, artigos e material disponível na internet; quanto aos objetivos, foram priorizados os aspectos descritivos; e para análise dos dados, a abordagem qualitativa, uma vez que nos orientamos em concepções amplas que abrigam a visão de custos.

Este estudo baseia-se primariamente em uma abordagem qualitativa, pois temos como objetivo analisar as informações, estudando cada aspecto que envolve os custos, de forma a ser aplicada na empresa para melhor desempenho da lucratividade. Tal método é classificado como qualitativo, pois este trata de uma pesquisa detalhada, com dados predominantemente descritivos, expondo todos os pontos a serem considerados. Quanto à sua proposta, esta pesquisa é exploratória, pois trata da busca por informações concretas a respeito dos custos.

Percebe-se então que a pesquisa, focada na análise da formação do preço de venda, é uma pesquisa elaborada em cima de levantamento de campo com fundamentação teórica e análise de dados organizada através estudos bibliográficos.

Quanto aos materiais necessários para a realização deste estudo foram dispositivos tecnológicos (computadores, celulares) e livros, estabelecendo comunicação entre os membros, de forma a promover discussão e despertar conhecimento, apresentando informações consistentes, a fim de conseguir alcançar os objetivos almejados.

        

RESULTADOS E DISCUSSÃO

O objetivo da contabilidade de custos é detalhar os custos e as despesas e a forma de atribuí-los a cada produto, contribuindo assim para definição dos preços do mesmo. Guerreiro (1989) liga os objetivos do sistema com os “modelos decisórios dos seus usuários”, um sistema de custeio é um conjunto de dados interdependentes que interagem na consecução de um objetivo comum, coletando, processando e gerando informações derivadas do desempenho das operações.

Ressalta-se que a utilização efetiva de um sistema de custeio não se limita apenas à sua importância na avaliação de estoques. Ele também é um instrumento de suporte voltado ao fornecimento de subsídios importantes à avaliação de desempenho dos gestores, taxa de retorno nas decisões de investimentos, decisões do tipo comprar X fabricar, formação de preço de venda etc.

Assim, o sistema de custeio é um instrumento gerencial que ajuda os gestores a tomar decisões em diversas ocasiões, de modo a utilizar métodos diferenciados de acordo com a sua atividade. A tomada de decisão é umas das funções da contabilidade de custos, pois de acordo com Garrison e Noreen (2001), já que ela está sempre se deparando com questões do tipo: quais produtos vender, quais métodos de produção empregar, fabricar ou comprar, qual preço cobrar, quais canais de distribuição, quando aceitar pedidos especiais, etc.

A Contabilidade de Custos ocupa-se da classificação, agrupamento, controle e atribuição dos custos, sendo que os custos coletados servem a três finalidades principais:

  • Fornecer dados de custos para a medição dos lucros, avaliação dos estoques e estabelecimento de preços;
  • Fornecer informações aos dirigentes para o controle das operações e atividades da empresa e;
  • Fornecer informações para o planejamento da direção e a tomada de decisões.

Tratando de alguns conceitos importantes relacionados ao processo de verificação de custos e estabelecimento de preços, Martins (2001), considera gastos com sendo um sacrifício financeiro com que a entidade arca para a obtenção de um produto ou serviço qualquer, sacrifício esse representado por entrega ou promessa de entrega de ativos. Já os investimentos são atribuídos a um gasto ativado em função de sua vida útil ou de benefício atribuíveis a futuro (s) período (s). E o fator abordado nesse estudo, custo é considerado um gasto relativo a bem utilizado na produção de outros bens ou serviços.

Martins (2001) ainda afirma que as despesas são bens ou serviços consumidores direta ou indiretamente para obtenção de receitas. Já o desembolso é definido como pagamento resultante da aquisição do bem ou serviço. Além de todos esses termos, é necessário ainda considerar a perda, por ser um bem ou serviço consumido de forma anormal e involuntária.

Assim, é possível observar que custo e despesa não são sinônimos, apresentando sentido próprio. Um exemplo é que no ato de uma compra, a matéria prima é um gasto e à medida que é consumida passa a ser classificada como custos, podendo ocorrer alguma despesa no momento de sua venda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (172.7 Kb)   docx (497.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com