TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  12/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.465 Palavras (10 Páginas)  •  782 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA – EAD

Município: Ji-Paraná

Estado: Rondônia

Pólo: Ji-Paraná ULBRA

Tutor(a) Presencial: Rosângela Kiekow da Rosa

Turma: 6086

Tutor(a) Virtual: Betina Monteiro

Professor (a): Clovis Dvoranoviski

Semestre/Ano:  2º /2010

A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Kely Moreira Pereira da Rocha Turma 6086

Dheyme Sandra de Jesus Vasconcelos Turma 6086

RESUMO

O presente trabalho se propõe trazer conhecimentos sobre a trajetória da educação infantil, e possibilitar um maior aprofundamento sobre a importância da ludicidade, no convívio escolar. Neste sentido permite explorar as brincadeiras e jogos, que permitirão a valorização, respeito e a aprendizagem da criança na educação infantil. A ludicidade na educação infantil visa condições favoráveis às necessidades básicas da criança, possibilitando o bem estar na vida dela. A brincadeira é um meio de acesso ao conhecimento, por meio das brincadeiras, a criança se desenvolve e facilita na assimilação da realidade do seu dia-a-dia. Desta forma espera que com as pesquisas bibliográficas possa oferecer sugestões aos educadores, acerca da importância do brincar na vida da criança, e sugerir o resgate das brincadeiras e dos jogos como atividades lúdicas na educação infantil, e demonstrar o quanto se torna importante no desenvolvimento da criança.

Palavras chaves: educação infantil, ludicidade, resgate dos jogos e brincadeiras.

INTRODUÇÃO

Ao longo do processo educacional no Brasil, é nítido de que a educação sempre enfrentou problemas em atender um ensino de qualidade e de democratização. Tendo como objetivo refletir sobre a importância da ludicidade na educação infantil, como meio de desenvolver um ensino mais igualitário a todos, nota-se que o processo educacional vem passando por grandes transformações, na busca de desenvolver com o lúdico um ensino de qualidade e prazeroso aos alunos. Dessa maneira a ludicidade vem transformar, o desenvolvimento da criança, desenvolvendo suas habilidades cognitivas, motoras e promovendo o bem estar físico, afetivo-social e intelectual da criança. A importância do lúdico, como os jogos, brincadeiras e brinquedos, pode transformar a vida da criança e ser um instrumento indispensável na aprendizagem e no desenvolvimento da mesma.

Os jogos e brincadeiras fazem parte da vida da criança, pois o brincar, não é uma perda de tempo, o brinquedo possibilita o desenvolvimento integral da criança, e facilita no processo de socialização. Com isso as atividades lúdicas, ajudam a criança a formar os seus conceitos e promover a criatividade, porque o papel da educação é formar pessoas críticas e criativas, por isso a educação infantil tem como objetivo promover o desenvolvimento da criança, respeitando os conhecimentos que elas já possuem.

Na educação infantil, a brincadeira não deveria ser um prêmio para depois do trabalho, mas, sim, uma das formas habituais de trabalhar, porque nessa idade a brincadeira não é apenas diversão, mas também descoberta, consolidação, aprendizagem sobre coisas e relações. (PANIGUA, 2007, p.77)

A infância e a brincadeira, ambas andam juntas, fazem parte do convívio da criança, e no decorrer do desenvolvimento da criança, a brincadeira vai sendo esquecida, e já não faz parte do seu dia-a-dia. E no cotidiano escolar, o brincar se faz a todo o momento. Porém, muitas vezes a escola expõe a mesma atividade as crianças, repetindo, e tornando-se rotina, o que poderá se tornar cansativo

“Na educação infantil, o jogo livre chegou a ser o ideal de várias propostas metodológicas que defendem a não intervenção em grande medida como reação aos excessos diretivos”. (PANIGUA, 2007, p.154).O jogo permite que a criança possa compreender a realidade, e descobrir novas maneiras de conhecer o mundo. E com o jogo, ela se desenvolve continuamente, e passa a desenvolver habilidades operatórias, e tem a liberdade de ser livre, e construir suas próprias regras e interagir com outras crianças.

O lúdico não é a única alternativa para melhorar o desenvolvimento da aprendizagem, mas é uma forma de promover mudanças, e facilitar a adaptação da criança no convívio escolar. Por isso o currículo da educação infantil deve ser adaptado, as diferentes realidades sociais, devendo estar voltado para o desenvolvimento da criança; aceitando-a e desafiando-a a pensar, onde a vida e a educação sejam inseparáveis.

Jogos e brincadeiras para desenvolvimento da criança

Na educação infantil um dos elementos essenciais para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças é o brincar. Nos jogos e brincadeiras as crianças interagem, uns com os outros, explorando os espaços e ambientes com liberdade para que o brincar caracterize uma forma prazerosa e ao mesmo tempo educativa, pois quando a criança brinca, ela está aprendendo regras, formas, tamanhos, cores e quantidade. As experiências do brincar tornam a criança um ser autônomo, crítico, conhecedor de regras e limites. Mesmo quando o brincar é feito de forma livre e espontânea ele ensina algo.

Toda criança necessita de brincar independentemente de suas condições físicas, intelectuais ou sociais, pois a brincadeira é essencial à vida. O brincar alegra e motiva as crianças possibilitando a oportunidades de ficarem felizes, trocando experiências. A criança portadora de alguma deficiência, ela pode se desenvolver, com a utilização de algumas brincadeiras e jogos que estimulem o desenvolvimento da coordenação motora. Os jogos são oportunidades de desenvolvimento. Brincando a criança experimenta, descobre, inventa, exercita e confere suas habilidades, estimulando a curiosidade, a iniciativa e a autoconfiança, proporcionando aprendizagem desenvolvimento da linguagem, do pensamento da concentração e da atenção.

Brincando a criança desenvolve a imaginação, fundamenta afetos, explora habilidades e, na medida que assume múltiplos papeis fecunda competências cognitivas e interativas. Os elementos essenciais do bom brincar envolvem memória, emoção, linguagem, atenção, criatividade e, sobretudo, a ação. (ANTUNES,2004,.p.31)

Assim o brincar precisa estar presente no cotidiano das crianças, pois faz parte da infância, parte de uma etapa que precisa ser vivenciada, portanto faz parte da cultura infantil.

Com os jogos e brincadeiras é que a criança, interpreta, cria, imagina, fantasia, vivencia situações que acontecem e que fazem parte do contexto onde está inserida, da sua forma, a sua maneira criando e alterando regras e comportamento, sendo livre para interpretar. “O poder do jogo, de criar situações imaginarias, permite a criança ir além do real, o que colabora com o seu desenvolvimento. [...]” (KISHIMOTO, 2006, p.50) Com os jogos e brincadeiras ocorre à descoberta em si mesmo e no outro, sendo possível ver as diferenças e trabalhá-las de forma prazerosa e não preconceituosa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (113.9 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com