TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LUDICIDADE COMO PROPOSTA PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Casos: A LUDICIDADE COMO PROPOSTA PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  725 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Sabe-se que a primeira infância é desenvolvida seguindo determinadas etapas evolutivas, e o educador deve conhecer essas etapas para poder fazer as devidas interferências e realizar um trabalho educativo intencional. É verdadeiro destacar que em sua evolução a criança recebe estímulos capazes de desafiá-las para a aprendizagem. Assim, as atividades lúdicas, desempenham ao mesmo tempo a função prazerosa e de desenvolvimento das habilidades motoras, cognitivas, afetivas e morais para o desenvolvimento da criança.

Assim este trabalho tem como objetivo a busca no entendimento da relevância das atividades lúdica e dos jogos na educação infantil como recurso pedagógico capaz de suscitar a aprendizagem e o desenvolvimento infantil.

O fato de o brinquedo ser a essência da infância, ele faz parte do universo infantil, é por ele que a criança explora o mundo, de forma a se apropriar da realidade em que vive. É através dos jogos que a criança se movimenta, desenvolve emocionalmente, possibilitando desafios cognitivos. Por ser essencialmente dinâmico e ativo, o simples ato de brincar possibilita comportamentos espontâneos e improvisados. Ao profissional da educação cabe se apropriar desses saberes para poder conduzir a aprendizagem de forma a torná-la significativa para as crianças.

Assim, se justifica esse trabalho pela necessidade de ver no lúdico mais um elemento didático de interferência e determinante nas relações de aprendizagem e desenvolvimento infantis. A defesa que se faz ás praticas lúdicas no espaço escolar é a sua mediação na formação de conceitos, no desenvolvimento de ideias, no raciocínio lógico, no estimulo às percepções, e nas relações sociais.

A ludicidade deve estar presente em todos os momentos da vida humana principalmente na fase inicial de desenvolvimento da criança, então a escola deve ser um ambiente de interação das crianças com o universo lúdico, pensando nessa perspectiva essa pesquisa visou buscar respostas aos seguintes questionamentos:

Como transformar o jogo infantil em recurso pedagógico para a construção de conhecimentos? Qual a relação entre o lúdico e a aprendizagem infantil? Como considerar o jogo infantil nas propostas pedagógicas das séries iniciais?

Os métodos adotados para elaboração desse trabalho foi a pesquisa bibliográfica com autores que abordam o tema, sua importância e suas especificidades. Através desses autores foi possível conhecer as propostas de se trabalhar com as atividades lúdicas nas praticas educativas com os pequenos no cotidiano escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com