TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina De Organização E Didática Na Educação Infantil; Arte Educação E Música;Ludicidade E Educação; Pratica Pedagógica Interdisciplinar; Seminário Interdisciplinar IV.

Pesquisas Acadêmicas: Disciplina De Organização E Didática Na Educação Infantil; Arte Educação E Música;Ludicidade E Educação; Pratica Pedagógica Interdisciplinar; Seminário Interdisciplinar IV.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  1.759 Palavras (8 Páginas)  •  717 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

Nesse trabalho será colocada a importância da arte e sua forma de criação de linguagens. A arte, não imita objetos, ideias ou conceitos. Ela cria algo novo, porque não é cópia ou pura reprodução, mas a representação simbólica de objetos e ideias que também podem ser visuais, sonoros, gestuais, corporais que são presentificados em uma nova realidade, sob outro ponto de vista.

Sabendo da importância que o sentido estético tem na sua constituição do sujeito-homem, a estética torna-se caminho entre os valores e sua cultura, sendo que amplia seu olhar estético/crítico, podendo se desenvolver como pessoa/ profissional.

Encontramo-nos num mundo repleto de informações, estas chegam a nós há todos os instantes, em casa, na rua, na escola e por infinitos meios, tv, internet, revistas, jornais...

Construímos o mundo e somos construídos por ele, apesar das mentes condicionadas resistirem a esse ponto de vista que sai do conforto de um mundo pronto e acabado para uma invenção constante de si e do mundo.

Quando trabalharmos com a arte, estamos criando um elo entre dois mundos: o lúdico e o real, que se trata aqui de uma aprendizagem significativa por meio deles.

É importante ressaltar que, quando falamos em aprendizagem significativa, estamos falando de uma aprendizagem onde o aluno toma para si a vontade e a necessidade de aprender.

2 DESENVOLVIMENTO

Para obter uma experiência estética e de apreciação tive a oportunidade de conhecer a vida e a obra de Candido Portinari, sendo assim, uma das obras que mais me chamou atenção foi “Colheita de Café” a qual foi premiada na mostra internacional em Nova York, no ano de 1935. A figura 01 apresenta a Colheita de Café Candido Portinari.

A figura 01 - Colheita de Café

Fonte: Dias, 2008.

Candido Portinari filho de imigrantes italianos, de origem humilde nasceu no dia 30 de dezembro de 1903, numa fazenda de café, em Brodósqui, no interior do estado de São Paulo. Aos seis anos começa a desenhar, e pouco depois ajuda a restaurar a Igreja de seu povoado natal. Deixou para o Brasil, mais de cinco mil obras entre desenhos e gravuras.

Embora a comunidade onde ele morava fosse muito humilde economicamente, todos os moradores possuíam uma veia artística, pelo fato de que vinham da Itália trazendo no sangue uma herança artística Italiana.

Além disso, um dos grandes segredos para seu sucesso foi à compreensão de seu pai, de permitir que um menino com 15 anos, fosse para o Rio de Janeiro, sem dinheiro, sem nada, apara correr atrás de seu sonho.

Em suas obras procurava representar as questões sociais do Brasil, além disso, usava elementos artísticos com base na arte moderna européia. Reflete influências vindas do surrealismo, do cubismo e da arte dos muralistas mexicanos, utilizando-se de arte figurativa e sempre valorizando as tradições da pintura.

Entendia que a arte não deveria ter inspiração nenhuma, enquanto houvesse luz natural ele estava pintando, algo que deveria vir do sentimento, da emoção.

A criação de materiais visuais é diversificada porque são múltiplas as necessidades humanas. Podem ser de ordem prática, comum ou podem estar voltadas para a expressão de um estado de espírito ou de uma ideia. A maioria das produções visuais busca registrar, preservar, reproduzir e identificar pessoas, lugares ou objetos objetivando ampliar o processo de comunicação humana.

Toda arte apreciada pelo olhar é conceituada como arte visual, abrange a pintura, o desenho, a gravura, a fotografia, o cinema, a escultura, a arquitetura, web design, a moda, a decoração e o paisagismo. Lida com o caráter teórico e prático do estético, seja o estético do belo, do funcional ou do fazer pensar.

Em artes visuais, existem três formas básicas: o quadrado, o círculo e o triângulo equilátero. Cada forma possui características específicas e a cada uma delas se atribui grande quantidade de significados. Todas as formas básicas são figuras planas e simples, a partir da combinação e variações dessas três formas derivamos todas as formas físicas da natureza e da imaginação humana.

Um trabalho artístico passa pela mente, pelo coração, pelos olhos, pelos ouvidos, pela garganta, pelas mãos; que pensa, recorda, sente, observa, escuta, fala, toca e experimenta. Um processo que desenvolve um campo de conhecimento tão importante quanto inatingíveis pela linguagem lógica e científica, tão presentes nos currículos escolares, que ainda são embasados por uma visão positivista, com ênfase no aspecto técnico, importando-se apenas com a mera transmissão de conhecimentos prontos e acabados.

Tanto a dança como a música estão presentes na história da humanidade. Iniciaremos nossa reflexão primeiramente com a dança. A dança é um bem cultural, logo inerente á natureza humana. Quase toda ação humana envolve a atividade corporal. A criança constantemente utiliza dela para buscar conhecimento de si mesma e daquilo que a rodeia, relacionando-se com objetos e pessoas. Ela corre, pula, sobe nos objetos, pois sente necessidade de experimentar seu corpo, para seu domínio e também construção de autonomia.

A dança educação tem conteúdos próprios como, por exemplo, jogos de improviso que envolvam movimentos, a percepção e compreensão das possibilidades e limitações do corpo, brincadeiras que possibilitam a percepção de estruturas rítmicas como: Escravos de Jô, brincadeiras de roda e balança caixão dentre outras.

Em todas as culturas as crianças brincam com a música. Jogos e brinquedos musicais são transmitidos por tradição oral, envolvendo o gesto, o movimento, o canto, a dança e o faz de conta. Esses jogos e brincadeiras são expressões da infância. Os jogos e os brinquedos musicais da cultura infantil incluem os acalantos, as parlendas, as rodas (canções de roda), as adivinhas, os contos, os romances e outras.

O ambiente sonoro, assim como a presença da música em diferentes e variadas situações do cotidiano fazem com que os bebês e crianças iniciem seu processo de musicalização de forma intuitiva. Adultos cantam melodias curtas, cantigas de ninar, fazem brincadeiras cantadas, com rimas, parlendas, etc. Reconhecendo o fascínio que tais jogos exercem. Nas interações que se estabelecem, as crianças constroem um repertório que lhes permite iniciar uma forma de comunicação por meio de sons.

No cotidiano da criança, de acordo com o Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, as artes visuais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com