TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL

Por:   •  19/6/2020  •  Bibliografia  •  750 Palavras (3 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 3

A IMPORTÂNCIA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL

RESUMO

Na sociedade atual a responsabilidade social além de um fator de desenvolvimento sustentável se torna um importante fator na construção da imagem de uma organização. Este artigo, através de uma pesquisa, tem como objetivo demonstrar como uma empresa brasileira da área de seguros aplica a responsabilidade social em seu desenvolvimento e quais os impactos percebidos.

Palavras-chave: Responsabilidade Social. Imagem Organizacional. área de seguros

ABSTRACT

In today's society, social responsibility, in addition to being a factor of sustainable development, becomes an important factor in building the image of an organization. This article, through research, aims to demonstrate how a Brazilian insurance company applies social responsibility in its development and what the perceived impacts are.

Keywords: social responsibility. organizational image. insurance area.

INTRODUÇÃO

Na sociedade atual, o mercado se torna mais complexo e desenvolvido, as empresas são percebidas como importantes agentes sociais, ou seja, que causam impactos negativos ou positivos na sociedade e no ambiente em sua volta.

Os consumidores têm um maior acesso a uma grande quantidade de empresas e as informações destas, e se mostram mais seletivos com quais empresas que eles irão consumir os bens e serviços.

Neste artigo temos o objetivo de demonstrar como uma empresa brasileira x da área de seguros aplica programas de desenvolvimento sustentável em sua organização e como estes programas impactam no seu próprio desenvolvimento.

REFERENCIAL TEÓRICO

O conceito de responsabilidade social deriva do termo “responsabilidade”, o qual, de uso tão comum, encerra sempre a ideia de prestação de contas: alguém deve justificar a própria atuação perante outrem (Duarte e Dias, 1985, p.51). São as ações e medidas que as empresas tomam para melhorar seu ambiente, sendo ele interno ou externo, visando a melhoria da imagem e conquista perante seu clientes. Apesar de o tema ser abordado constantemente nos dias atuais, ele não é um tema novo, ao passar dos anos vemos que o mundo necessita cada vez mais de ações benéficas. No Brasil, existem organizações próprias para debater sobre o assunto, tais como, a Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS), o Compromisso Empresarial para a Reciclagem (Cempre), o Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e merecendo destaque no que se refere à responsabilidade social empresarial, o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social.

De acordo com o Instituto Ethos (2007): “A Responsabilidade Social é uma forma de conduzir os negócios da empresa de tal maneira que a torna parceira e corresponsável pelo desenvolvimento social. A empresa socialmente responsável é aquela que possui a capacidade de ouvir os interesses das diferentes partes (acionistas, funcionários, prestadores de serviços, fornecedores, consumidores, comunidade, governos e meio ambiente) e conseguir incorporá-los nos planejamentos de suas atividades, buscando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (40.1 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com