TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DE “VER ASPECTOS” EM WITTGENSTEIN

Por:   •  29/8/2016  •  Exam  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 2

Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Escola de Educação e Humanidades

Curso de Licenciatura em Filosofia

Aluna: Letícia Helena

Orientador: Bortolo Valle

A IMPORTÂNCIA DE “VER ASPECTOS” EM WITTGENSTEIN

Introdução

As observações de Wittgenstein sobre a ética e estética representam um papel importante em toda sua filosofia. À vista disso, cabe destacar quais obras fazem referência a esses temas, como as sessões finais do Tractatus Logico-Philosophicus (1921); a parte II das Investigações Filosóficas (1954); as aulas ministradas em Cambridge sobre estética em 1983, e algumas notas de 1914 a 1951, editadas por G.H Von Wright em 1980 e intitulada Cultura e Valor.

        Para tanto, este estudo consiste em analisar conceitos fundamentalmente das Investigações, tendo como problema principal, a maneira como a noção wittgensteiniana de “ver aspectos” determina uma concepção de estética para o filósofo e como os aspectos determinam a forma como o autor busca entender a arte. Vale ressaltar, que pensar o estético nas Investigações, é pensar também conceitos fundamentais da obra e que sustentam esse pensamento. Como a noção de “formas de vida”, “jogos de linguagem” e “seguimento de regras”. Assim como a dimensão estética representa também um jogo do que uma. E ainda nesse contexto, a analise estética nas Investigações corresponde a uma forma antropológica e não lógica. Portanto, essas conclusões primarias serão tratadas no decorrer do texto, para a realização do relatório final.

O Tractatus

        O Tractatus Logico-Philosophicus (1921), é comumente conhecido como “primeiro wittgenstein”. Pois representa o pensamento jovem do autor. Primariamente, o filósofo busca encontrar a essência da linguagem, indo ao âmago de certas questões filosóficas. Nessa é obra, são também reconhecidos temas fundamentais como a lógica, ética e estética. À vista disso, o ético e estético é reconhecido pelo autor como uma unidade, se tornando elementos transcendentais dos quais não podemos falar. “Daquilo que não se pode falar deve-se calar” (TLP 7).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (83.2 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com