TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO SOBRE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA O ACADÊMICO DE SECRETARIADO EXECUTIVO

Por:   •  8/4/2019  •  Artigo  •  2.434 Palavras (10 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 10

A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO SOBRE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA O ACADÊMICO DE SECRETARIADO EXECUTIVO

Resumo:

Este artigo tem como finalidade abordar as principais características e informações acerca do estágio supervisionado com a intenção de  instruir o aluno acadêmico a ter um bom desempenho contendo, além de conhecimentos necessários, vantagens sobre um bom desempenho durante este, como objetivo principal apresentar a importância do conhecimento sobre estágio supervisionado para o acadêmico. As pesquisas e estudos foram elaborados mais precisamente para o curso de Bacharelado em Secretariado Executivo, desenvolvido no Instituto Federal de educação, ciência e tecnologia de Mato Grosso campus Cuiabá. Pode-se dizer que há uma desvalorização por parte dos acadêmicos quando se pensa em atuar como estagiário. Entretanto, foram abordadas pesquisas e informações importantes envolvidas através de bibliografias e a atuação feita pelo pesquisador, como próprio estagiário. Outrossim, primeiramente se deve entender o conceito de estágio supervisionado de acordo com o dicionário: “ Estágio: Período de estudos práticos, exigido dos candidatos ao exercício de certas profissões liberais [...] Supervisionar: supervisar, inspecionar; Supervisar: Dirigir e inspecionar um trabalho”. Ao analisar o significado das palavras é possível compreender que o estágio é o período de estudos práticos para obtenção de experiências e aprendizagens que envolve um estudo cuidadoso com obrigações de supervisionar, revisar e observar o exame com cautela.

Abstract

This article has as purpose to approach the main characteristics and information concerning the apprenticeship supervised with the intention of instructing the academic student to have a good acting containing, besides necessary knowledge, advantages on a good acting during this, as main objective to present the importance of the knowledge on apprenticeship supervised for the academic. The researches and studies were elaborated more precisely for the course of Baccalaureate in Executive Secretariat, developed in the Federal Institute of education, science and technology of Mato Grosso campus Cuiabá. It can be said that there is a depreciation on the part of the academics when he/she thinks her in acting as trainee. However, researches and important information were approached involved through bibliographies and the performance done by the researcher, as own trainee. Likewise, firstly one should understand the apprenticeship concept supervised in agreement with the dictionary: " Apprenticeship: Period of practical studies, demanded of candidates to the exercise of certain liberal professions [...] To supervise: supervisar, to inspect; Supervisar: To drive and to inspect a work." When analyzing the meaning of the words it is possible to understand that the apprenticeship is the period of practical studies for obtaining of experiences and learnings that it involves a careful study with obligations of supervising, to revise and to observe the exam with caution.

1INTRODUÇÃO

Bianchi et al (2003, p.12)  afirma que "O Estágio Curricular supervisionado, é uma disciplina obrigatória para todos os cursos, estabelecida pela lei 6.494 de 7 de dezembro de 1977 e regulamentada pelo Decreto 87.497 de 18 de agosto de 1982".

Ainda afirma "Enviar ao mercado de trabalho estudantes aptos a alcançar um bom aprendizado em sua permanência na empresa egressos competentes em sua profissão". Com base nessa citação, o aluno, quando enviado ao mercado de trabalho necessita estar preparado de acordo com todo conhecimento teórico adquirido em sala, pois precisam estar capacitados e ricos de informações e conhecimentos teóricos. Contudo, adquirindo depois o conhecimento prático e assim, agregando todos os ensinamentos praticados e estudados.

Biscolí (2007, p.25) "É fundamental que os alunos e professores supervisores tenham a orientação correta sobre todo o processo de estágio no curso, tanto no que diz respeito a prática de estágio no campo de estágio quanto no que diz respeito às atividades de sala de aula". Ademais, ter total conhecimento traz ao aluno vantagens como por exemplo: saber sobre sua legislação e regulamentação permite que o acadêmico não sofrerá um "abuso" na empresa que fará o estágio, como acontece com bastante frequência, algumas empresas adotam estagiários visando uma mão-de-obra barata. Além disso, em relação às atividades desenvolvidas, proporciona o aluno a ter uma assimilação quando for pratica-lo, o tornando eficaz e até mesmo obtendo um certo marketing pessoal. Quanto mais conhecimento o aluno tiver, maior a chance de reconhecimento profissional, pois demonstrará sabedoria acerca de determinadas situações. Contudo, O estágio também é um meio de crescimento profissional, porque proporciona a oportunidade de aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos durante as aulas, observação das habilidades numa situação concreta de trabalho, enriquecendo cada vez mais os conhecimentos. Vale ressaltar que sempre ocorrerão problemas em um trabalho e é no estágio que o acadêmico pode aprender a se comportar através deste. O bom desempenho fará com que o aluno, durante o estágio, analise em uma visão ampla e com cautela a resolução do determinado problema. Assim, observa-se a importância significativa que por sua vez, otimiza a profissionalização do estudante.

Por fim, é possível reafirmar a importância de conhecimentos sobre a prática do estágio e como o estudante acadêmico deve atuar ao estagiar. O conhecimento proporciona vantagens ao aluno, pois se destaca, obtendo assim o seu crescimento profissional o que pode proporcionar até uma carreira muito bem sucedida. A finalidade do presente artigo é não só proporcionar essas informações, como também registrar em forma de pesquisa as vivências da presente aluna.

Quanto aos objetivos específicos procuram-se: a) Apresentar os aspectos mais importantes sobre a prática do estágio supervisionado para com o estagiário, b) Apontar de forma detalhada e abrangente os benefícios da prática do estágio e seus métodos, c) Apresentar o resultado de um trabalho bem exercido durante esse, d) Apresentar métodos e orientações ao estagiário que pratica ou praticará o estágio.

2REFERENCIAL

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (59.9 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com