TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO

Por:   •  14/9/2022  •  Seminário  •  3.099 Palavras (13 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 13

A IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO

Rosilda Aparecida Busarello¹

Vanessa Leal da Silveira¹

Lucimara Camargo²

RESUMO

O diagnóstico estratégico corresponde à primeira fase do processo de planejamento estratégico e procura verificar qual é a real situação da empresa em relação à seus aspectos internos e externos.O planejamento estratégico é uma ferramenta fundamental para ser utilizada na tomada de decisão acertada num futuro desejado, é um processo que permite um direcionamento a ser seguido pela administração da empresa, tendo como visão sistemática a valorização de pessoas. Este trabalho teve como objetivo realizar o diagnóstico estratégico em uma empresa de médio porte no ramo de Comércio de Bebidas e Eventos, filial que está localizada em Jaraguá do Sul. Para cumprir o objetivo do trabalho foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa, aplicada na forma de um estudo de caso e para a coleta de dados, elaborou-se uma entrevista para pesquisa de campo. Observado este contexto, conclui-se que para manter-se competitiva no mercado a empresa necessita realizar uma análise ambiental de forma constante, para manter-se sempre conectada ao dinamismo do mercado que está cada vez mais complexo.

Palavras-chave

Análise Swot. Diagnóstico Estratégico. Organização.

  1. INTRODUÇÃO

Antes de abrir um negócio ou mesmo quando este já existe é de suma importância que se realize um diagnóstico estratégico. Devido ao processo de globalização o mercado está cada vez mais competitivo tornando indispensável que os gestores encontrem seus pontos fracos e trabalhem para  melhorá- los constantemente. Este artigo se propõe a investigar a importância do diagnóstico estratégico e da ferramenta mais utilizada para realiza-lo: a análise SWOT, o foco dela são 4 aspectos: ameaças e oportunidades externas; forças e fraquezas internas. Com o diagnóstico empresarial é possível avaliar as cinco pricipais áreas que toda instituição empresarial possui: estratégia, finanças, marketing, recursos humanos e operações.

O planejamento estratégico da organização é um processo dinâmico, sistêmico, coletivo, participativo e contínuo para a determinação dos objetivos, estratégias e ações da organização.

É elaborado por meio de diferentes e complementares técnicas administrativas com total envolvimentos das pessoas da organização e eventualmente de pessoas do meio ambiente externo da organização. É formalizado para articular políticas e estratégias organizacionais visando produzir resultados profícuos na organização e na sociedade que a cerca. É um projeto organizacional global que considera os aspectos financeiros, econômicos e sociais da organização e do seu meio ambiente. É uma forma participativa e contínua de pensar a organização no presente e no futuro. É um recurso indispensável para a tomada de decisão na organização. (REZENDE, 2008, p. 18).

O diagnóstico estratégico corresponde à primeira fase do processo de planejamento estratégico e procura verificar qual é a real situação da empresa em relação à seus aspectos internos e externos e é indicado a todos os tipos de empresa, independentemente do porte e do segmento no qual desenvolve suas atividades. Afinal, o planejamento é a peça chave para o sucesso de qualquer negócio, por menor que ele seja, e o ideal é que essa análise completa seja feita no momento em que a marca está sendo idealizada, ou seja, durante a montagem do plano de negócios. Mas também é muito importante que a Análise SWOT seja refeita periodicamente, com o objetivo de identificar possíveis falhas e se tornar mais competitivo diante da concorrência. O cenário interno e, principalmente, o externo estão em mudanças constantes, e não se atentar a isso é um risco muito alto.

Considerando que o desenvolvimento de novas formas de gestão passa pelos processos de diagnóstico, intervenção e mudança, o processo de compreensão das potencialidades e limites da organização inicia-se e centra-se especialmente nesse primeiro item.

Um diagnóstico empresarial, é como uma radiografia computadorizada da organização, nele vão aparecer todos os males, as deficiências, os acertos, os excessos, quem e o que agrega valor ao produto/serviço, avaliação da sistemática de custos e formação do preço de venda, dos controles e relatórios financeiros e econômicos, os desperdícios, as não conformidades, a estrutura organizacional, o nível de motivação e comprometimento dos funcionários, a satisfação dos clientes, o grau de eficiência da tecnologia, a análise mercadológica, os relacionamentos e comunicação internas entre outras informações estratégicas (KOETZ 2002 apud SILVA, 2010, p.48).

Ao perceber o mercado em que se está inserido como um ambiente competitivo, no qual se deve buscar meios que proporcionem a consecução assertiva dos objetivos e que facilitem a visualização da realidade atual e a conseqüência futura de ações presentes, vê-se a necessidade de planejar, processo este que unido a uma estratégia competitiva, torna-se o meio adequado para a empresa atingir seu objetivo final e manter-se num ambiente de competição estratégica

Considerando tudo isso, a escolha do assunto baseou-se na importância que o diagnóstico estratégico possui para o desempenho das empresas, visto que estão inseridas em um mercado de mudanças constantes.

O objetivo do trabalho foi caracterizar o mercado em termos de ameaças e oportunidades e o ambiente interno da empresa através de seus pontos fortes e fracos, bem como caracterizar como se desenvolve o planejamento estratégico na empresa em estudo.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O processo do planejamento estratégico tem por finalidade definir ou estabelecer onde a empresa está, o que pretende fazer e onde deseja chegar, tendo em vista as condições e as realidades internas e ambientais da empresa. O diagnóstico estratégico é a técnica utilizada para identificar as ameças e oportunidades, forças e fraquezas que as empresas enfrentam. Para a realização do diagnóstico estratégico é necessário analisar os aspectos internos e externos relevante para a empresa.

“Portanto, é necessário trabalhar com os fatores internos e externos à empresa de maneira interligada. Aliás, esse tratamento interativo é o que caracteriza uma bordagem estratégica.” (OLIVEIRA, 2007, p. 45)

A maioria dos gestores sabe a importância do planejamento estratégico e reconhece que se trata do documento que norteará a empresa na busca por seus objetivos. Mas na hora de colocar a mão na massa, muitas vezes fica difícil organizar as informações e transformar ideias em um plano estruturado e fácil de passar para as equipes. Segundo MATHIAS (2022) do Blog mindminers.com, são 5 principais etapas do planejamento estratégico: 1. Missão, Visão e Valores; 2. Análise dos ambientes interno e externo (análise SWOT); 3. Definição de metas e objetivos; 4. Definição do plano de ação; 5. Mensuração e acampanhamento de resultados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (1.8 Mb)   docx (24 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com