TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO MARKETING, DA PESQUISA DE MERCADO E DA NEGOCIAÇÃO PARA AS EMPRESAS BRASILEIRAS EM TEMPO DE CRISE

Por:   •  7/9/2016  •  Artigo  •  3.375 Palavras (14 Páginas)  •  607 Visualizações

Página 1 de 14

A importância do marketing, da pesquisa de mercado e da negociação para as empresas brasileiras em tempo de crise

Adriele Bedin

Alan Diego Vicari

Charles Senh

Eliane Viega

Evandro Luiz Santin

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo descrever a importância do marketing, da pesquisa de mercado e da negociação para as empresas brasileiras em tempo de crise. O texto aborda primeiramente o que é marketing e qual sua importância para as empresas, depois trata o tema pesquisa de mercado e suas definições e métodos de pesquisa e por fim comenta sobre os passos para uma boa negociação diante do mercado em crise.

Palavras-chave: Marketing, pesquisa de mercado e negociação

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo apresentar o conceito sobre Marketing, pesquisa de mercado e negociação, qual a sua importância no segmento alimentício em tempo de crise.

Diante desta proposta analisamos metodologicamente alguns conceitos onde renomado escritor de cada uma destas disciplinas tem a sua ideia escrita e defendida e serve de norte para o estudo de caso, mas o principal ponto é poder observar o comportamento deste segmento nos dias atuais e extrair a visão e a missão empreendedora diante da escassez de dinheiro e as pessoas tendo que rever seus gastos para poder suprir o necessário, as despesas que eram comuns agora tendem a ser uma vez ao mês.

Vamos a campo tentar ouvir este segmento e saber como está sendo vista, trabalhada e driblada a mal falada crise financeira.

2 DESENVOLVIMENTO

Observamos que Grewal; Levy (2012, p. 4) define Marketing como:

“Uma função organizacional e um conjunto de processos de criação, captura, comunicação, entrega e troca de ofertas que tem valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade, de maneira que beneficie a empresa e as partes interessadas”.

Podemos perceber que o marketing tem seu papel fundamental na estruturação das empresas que se mantém mesmo em meio à crise que se apresenta em todos os setores principalmente no setor de alimentos onde encontramos restaurantes, mercados, bares e cafés que estão repensando o seu Marketing e revendo os 4P’ de seu negócio.

As empresas e as pessoas atribuem este mal momento a crise financeira que segundo o site: crise econômica define crise como um momento de depressão onde a falta de oferta, produto ou de moeda para troca, o site define que o momento já está chegando em uma “crise de subsistência” pois alguns grupos sociais não conseguem mais satisfazer as suas necessidades básicas normalmente.

Em momentos como este se faz necessário rever o mix de marketing e analisar os pontos que devem sofrer ajustes para atrair novos clientes e fidelizar o cliente que já frequenta a loja a mais tempo com o Preço, Prazo ou principalmente Promoção. Existem segmentos que tiveram redução nas vendas, mas não deixaram de vender, é o caso dos mercados, em conversa com o gerente de um mercado em Chapecó – SC, ele afirma que os clientes estão procurando fazer substituições de marcas e observando os preços de um mesmo item em relação a outras marcas, mas não podem deixar de comer e com isso precisam comprar, por outro lado, outro atrativo são as promoções e sempre junto com os itens da promoção acaba sendo agregado outro produto que não está no tabloide promocional.

No site gestão de mercados o autor ressalva que para fidelizar clientes tanto os antigos como os novos se faz necessário fazer com que o cliente se sinta bem na sua loja, ser bem atendido e principalmente a empresa deve agregar serviços entorno da venda.

Ao inovar um mercado nesta cidade partiu para o e-commerce ou mercado virtual, montou uma loja virtual onde o cliente tem os mesmos benefícios do mercado físico tanto com preços e promoções mas tem a praticidade de receber a sua compra em casa sem ter que ir ao supermercado, a adesão vem sendo gradual e certamente não teremos a utopia da extinção do mercado físico aberto todos os dias com as filas nos caixas, mas contamos com mais uma ferramenta para facilitar a vida do cliente principalmente no inverno.

Outro ponto interessante que se observa que as empresas do segmento de alimentação e supermercados vem apostando em ações de endomarketing onde a principal preocupação é atender bem o cliente e suprir todas as suas necessidades mesmo para os que procuram um preço melhor quanto o outro que não se importa com o valor quando busca uma marca especifica ou uma linha diferenciada principalmente produtos orgânicos, light e diet.

O marketing de marca é muito trabalhado mesmo na mídia como no panfleto impresso, pois na fala do gerente do mercado entrevistado “quem não é visto não é lembrado”. Outro ponto do plano de marketing é trabalhar as categorias de produto não deixando as gôndolas socadas de produtos, mas tendo uma diversidade de itens, o layout das gôndolas promocionais também facilita o fluxo dos clientes.

Por outro lado, se percebe que o plano de marketing para novos produtos ele reage conforme a demanda da procura dos clientes algum item ao fornecedor disponibiliza, mas outros aguardamos a procura por parte do cliente para inserir na loja, já tivemos produtos que foram adquiridos, mas não tiveram a devida adesão e por este motivo não programamos todos os lançamentos na rede de lojas.

Quando esta cooperativa pensou em abrir os mercado pensou na praticidade para o seu cooperado, pois a principal loja está na mesma quadra que o posto de combustível e a agropecuária da mesma cooperativa isso agiliza a vida dos associados pois no estudo de abrir esta lojas foi pensado no plano de mercado quanto o aspecto geográfico focando o produtor associado o mesmo estudo mostra que mesmo assim os clientes que não são cooperados também são atendidos pois a localização tem um fluxo intenso para alguns bairros e saída da cidade.

A pesquisa qualitativa, mas principalmente a quantitativa traz importantes dados para se pensar no perfil de cliente deste mercado a principal informação é que no início do mês as pessoas vêm ao mercado para as compras no mês todo (rancho) já no decorrer do mês vem adquirir os itens que faltam conciliando com as promoções.

Quando aplicamos a Análise SWOT neste mercado conforme cita o professor Henri Nonaka:

Examinamos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)   pdf (133.4 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com