TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

“A IMPORTÂNCIA DO MARKETING, DA PESQUISA DE MERCADO E DA NEGOCIAÇÃO PARA AS EMPRESAS BRASILEIRAS EM TEMPO DE CRISE.”

Por:   •  27/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.559 Palavras (15 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 15

“A IMPORTÂNCIA DO MARKETING, DA PESQUISA DE MERCADO E DA NEGOCIAÇÃO PARA AS EMPRESAS BRASILEIRAS EM TEMPO DE CRISE.”

JAIRO DE OLIVEIRA SILVA

JAKSON KRUSCHEWSKY DE ANDRADE JUNIOR

MAURO SERGIO PEREIRA DOS SANTOS

PAULA RIBEIRO RAMOS

WAGNER FERRAZ

WALLAS BRITO

“A IMPORTÂNCIA DO MARKETING, DA PESQUISA DE MERCADO E DA NEGOCIAÇÃO PARA AS EMPRESAS BRASILEIRAS EM TEMPO DE CRISE.”

Teixeira de Freitas

2016

“A IMPORTÂNCIA DO MARKETING, DA PESQUISA DE MERCADO E DA NEGOCIAÇÃO PARA AS EMPRESAS BRASILEIRAS EM TEMPO DE CRISE.”

RESUMO

Esse trabalho teve como objetivo geral aprofundar os conteudos desenvolvidos durante o terceiro semestre do curso de administração, através da produção em grupo de um artigo científico, cujo objetivo específico era abrir uma discussão sobre a importancia do marketing, da pesquisa de mercado e da negociaçao para as empesas brasileiras em tempo de crise. Discutimos como a adversidade financeira vem afetando as corporações de todo segmento, assim como a resoluçao por meio da teoria aplicada. Nesse momento assistimos diariamente à falencia de companhias por todo o país. Com as incertezas economicas, obviamente a confiança do consumidor fica abalada, então grande parte dessas organizações estão colocando o pé no freio na hora de investir, de lançar novos produtos no comércio, e ate mesmo permanecer com as habituais açoes de marketing, de pesquisa de mercado e negociação, buscando dessa forma se enquadrar na atual realidade de reduçao do consumo. Entretanto, reduzindo essas açoes nao significam que essas organizações estejam fazendo a coisa certa. Pois o mercado é bastante competitivo e uma das opções é a fidelização dos clientes, e para isso as corporações precisam traçar metas e estrategias para medir a percepção do consumidor em relação à sua situação financeira, ao seu emprego e ao seu consumo.

Palavras-chave: marketing; pesquisa; negociação; empresa e crise.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 REVISAO DE LITERATURA 4

2.1 MARKETING 4

2.2 PESQUISA DE MERCADO 5

2.3 NEGOCIAÇÃO 7

2.4 DISCUSSÃO 9

3 METODOLOGIA 12

4 CONCLUSÃO 13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14

1 INTRODUÇÃO

Atualmente a crise é o assunto da vez, seja ela politica, financeira ou economica. Discutiremos sobre a crise economica/financeira que atinge todo o país, dando ênfase às empresas e suas respectivas areas de marketing, pesquisa de mercado e negociaçao.

Perante a atual situação economico-financeira, impõe-se a necessidade de haver uma maior reflexão sobre todas as áreas e fatores que direta ou indiretamente, podem promover a recuperação financeira e facilitarem a estabilidade da economia. As principais intervenções nesse sentido incidem sobre as empresas brasileiras, pois são elas, o pivô do desenvolvimento econômico do país.

A discussão do trabalho será norteada através da pesquisa bibliográfica e o embasamento teórico dar-se-á por meio de todo conteúdo didático do semestre.

2 REVISAO DE LITERATURA

2.1 MARKETING

Muito se ouve falar em marketing, muitos acham que está relacionado só com propaganda, mas na verdade vai muito alem disso. O marketing nasce da associaçao integrada dos “4 P`s”, conhecido como Composto de Marketing, cada “P” tem o seu significado: produto, preço, praça e propaganda. O trabalho integrado desses 4 P`s tem a funçao de fidelizar, entender e reter o cliente ao negócio da empresa, antes e de maneira mais eficiente do que o concorrente, contribuindo assim para o seu desenvolvimento.

O marketing é um processo de troca que envolve pessoas, bens e serviços, com o objetivo de alcançar a satisfaçao dos clientes ou consumidores. Buscar essa satisfaçao do cliente é de total importancia para a empresa alcançar o sucesso desejado. Entende-se por satisfaçao as expectativas, o desempenho, o sentimento esperado pela pessoa que vai consumir o produto ou utilizar o serviço. Portanto, o desenvolvimento de uma empresa está diretamente ligado ao mercado consumidor, que se for bem atendido, sentirá satisfeito.

Sao muitos os conceitos utilizados para definir o marketing. Cada autor o define de acordo com sua visao e entendimento. Definiçao de marketing segundo Las Casas (2005):

Marketing é a area de conhecimento que engloba todas as atividades concernentes às relaçoes de troca, orientandas para a satisfaçao dos desejos e necessidades dos consumidores, visando alcançar detreminados objetivos de empresa ou indivíduos e considerando sempre o meio ambiente de atuaçao e o impacto que essas relaçoes causam no bem-estar da sociedade (LAS CASAS, 2005, p. 10).

É muito importante para um profisional de marketing saber como orientar as empresas atraves de ações que podem fazer diferença no mercado. É atraves da Administraçao de Marketing que as empresas criam valores para seus clientes e alcançam seus objetivos. Ainda há o desenvolvimento de planos e estratégias, o composto, implantação e controle de atividades do marketing, além da percepção e mudança

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)   pdf (217.7 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com