TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA TOMADA DE DECISÕES

Por:   •  22/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.723 Palavras (7 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 7

A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA TOMADA DE DECISÕES

  1.  INTRODUÇÃO

No presente estágio de globalização e alta competitividade as empresas necessitam cada dia mais de se estruturar de forma eficaz diante o mercado e concorrentes, mesclando qualidade e inovação. Para alcançar esse patamar a empresa necessita de tomar decisões assertivas que proporcionem vantagens e melhorias a curto e longo prazo.

Toda empresa tem informações que proporcionam a sustentação para as suas decisões. Entretanto, apenas algumas tem um sistema estruturado de informações gerenciais que possibilita otimizar o seu processo decisório; e, as empresas que estão nesse estágio evolutivo, seguramente, possuem importante vantagem competitiva. (Rebouças, 2008, p.3)

Dessa forma, o presente trabalho buscou através de um estudo de caso da empresa X Comercial LTDA, analisar os benefícios do SIG (Sistema de Informações Gerenciais) no processo decisório, mostrando quais recursos e ferramentas que a empresa poderá usufruir através do SIG para que obtenhas melhores informações, garantindo assim, maior agilidade, menores custos, melhor e maior satisfação interna, melhor imagem externa e maiores lucros, dentre outros.

  1.  PROBLEMA

O uso de um sistema de informação gerencial é indispensável para que a empresa possa ser precisa e ágil no processo decisório e tenha resultados otimizados. A partir disso questiona se de que forma o sistema de informação pode auxiliar no processo decisório?

  1.  JUSTIFICATIVA

Com o crescimento da empresa acaba se tornando necessário o desenvolvimento de novas ferramentas que auxilia a empresa a continuar competitiva no mercado frente à concorrência, é onde entra o sistema de informação que proporciona a empresa maior agilidade, eficiência, eficácia e ajuda a garantir resultados otimizados.

  1.  OBJETIVOS

4.1 Geral

Analisar o uso de sistemas de informação gerencial na empresa X Comercial LTDA e mencionar a sua eficácia no auxílio do processo decisório.

  1. Específicos
  • Identificar os benefícios do sistema de informações no crescimento da empresa;
  • Descrever como o sistema de informação é usado na empresa;
  • Analisar se o sistema de informação utilizado está suprindo as necessidades da empresa;
  • Analisar a influência do sistema de informação na tomada de decisões;

  1.  REFERENCIAL TEÓRICO

5.3 Sistema de Informação

É o conjunto de elementos que inter-relacionados a fim de transformar dados em informação que serão usados no auxilio de analises, visualização e tomada de decisões da organização.

Para Laudon e Laudon (2011, p. 12):

“Um sistema de informação (SI) pode ser definido tecnicamente como um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam (ou recuperam), processam, armazenam e distribuem informações destinadas a apoiar a tomada de decisões, a coordenação e o controle de uma organização. Além de dar apoio à tomada de decisões, à coordenação e ao controle, esses sistemas também auxiliam os gerentes e trabalhadores a analisar problemas, visualizar assuntos complexos e criar novos produtos.”

 

Bio (2008) entende que sistema de informação é um conjunto de partes interdependentes podendo ser parte de um todo maior. Assim sistema de informação é um subsistema do “sistema empresa”, dessa forma conclui-se que seja composto de um conjunto de subsistemas de informação, por definição, interdependentes.

        Os sistemas de informação recebem dados, processam e dão ao usuário a informação adequada, que podem gerar benefícios e auxílios necessários no processo decisório, no aumento da vantagem competitiva, na produção, dentre outros.

5.3.1 Atividades do Sistema de Informação

Segundo O’bien (2010), as atividades básicas do processamento da informação são apontadas com:

  • Entrada de recursos de dados – é considerada atividade de registro de dados, como gravar e editar. Após o registro os dados podem ser transferidos por mídia que pode ser lida por maquina, até serem utilizadas para processamento.
  • Transformação de dados em informação – os dados são processados em atividades como: calculo comparação, separação, classificação e resumo.  Estas atividades analisam, organizam e manipulam dados, assim interagem para obtenção de informação aos usuários finais.
  • Saída de produtos da informação – a informação é transmitida de varias formas para seus usuários finais, o objetivo do sistema de informação é a produção dos produtos da informação mais adequados aos usuários finais. Incluem como produtos comuns da informação mensagens, relatórios, formulários e imagens gráficas.
  • Qualidade da informação – deve se analisar esse atributo para que a informação seja de alta qualidade, ou seja, produtos de informação cujas características ajudam a torna-los valiosos para elas.
  • Armazenamento – é um componente básico do sistema de informação, é a atividade na qual os dados e informações são guardados organizadamente para uso posterior. São geralmente organizados em campos, registros, arquivos e bancos de dados.
  • Controle de desempenho do sistema – uma importante atividade, pois o sistema de informação deve gerar feedback sobre suas atividades de entrada, processamento, saída e armazenamento.

As atividades do sistema devem trabalhar em conjunto desde a entrada dados ate o controle de desempenho, sendo ajustadas para que produzam informação adequada para usuários finais.

5.4 Tipos de Sistemas de Informação

5.5 S.I.G – Sistema de Informação Gerencial

        “Sistema de Informações Gerencial – SIG – é o processo de transformação de dados em informações que são utilizadas na estrutura decisória da empresa, proporcionando, ainda, a sustentação administrativa para otimizar os resultados esperados.” (Rebouças, 2008, p.3).

Um SIG pode incluir software que auxilia na tomada de decisão, recursos de dados, tais como bancos de dados e todos os processos informatizados que permitem que a empresa funcione eficientemente. É um sistema que disponibiliza a informação certa, para a pessoa certa, na hora certa, da forma correta e com o custo certo.

5.6 Estrutura do SIG

5.7 Implementação do SIG

5.8 Processo decisório

A decisão, em sua essência, representa uma escolha realizada a partir de várias alternativas para se lidar com dado problema que, em geral, envolve a diferença entre a situação que se deseja e a situação real que se encontra. Assim, a tomada de decisão, pode ser representada pelo processo de escolha entre os diversos cursos de ação para resolver um problema. As etapas que constituem este processo podem ser constituídas por este elenco: a) identificação e diagnóstico do problema; b) elaboração de soluções alternativas; c) avaliação das alternativas; d) realização da escolha; e) implementação da decisão; e f) avaliação da decisão. Estas etapas devem ser apoiadas por constante fluxo de informações, criando o feedback necessário para as etapas subsequentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (167.5 Kb)   docx (32.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com