TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DOS LIDERES NAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  19/8/2015  •  Artigo  •  4.881 Palavras (20 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 20

A IMPORTÂNCIA DOS LIDERES NAS ORGANIZAÇÕES.

Vieira, Sirlei[1]

Msc ZANETTI, Elizabeht[2]

RESUMO

O presente artigo tem por objetivo geral possibilitar o conhecimento e a importância da liderança nas organizações, bem como proporcionar o estudo teórico com a utilização de autores renomados sobre administração e liderança.O seu desenvolvimento visa aprimorar o conhecimento sobre como compreender a liderança e seu envolvimento diário com os colaboradores, e como manter sempre aberto o canal de comunicação, entre todos os envolvidos na empresa. O artigo também apresenta questões referentes aos estilos de liderança, onde seu tema tem o foco na modernidade das organizações, sendo que a liderança é considerada como fator principal na transformação das organizações, as quais, buscam ser referência no mercado onde estão inseridas.  O texto também demonstra uma série de informações sobre as teorias da liderança dentro de uma contextualização gerencial na atualidade e também, os principais atributos essenciais na formação de um líder, sempre com o aval dos autores renomados dentro da administração e liderança nas organizações. Pois na atualidade, as organizações buscam manter-se competitivas em um mercado cada vez mais acirrado, e estão em constante busca pela perfeição, e diante deste fato, as empresas necessitam manter seu quadro de profissionais pessoas altamente competentes e com um perfil de liderança cada vez mais apurados, onde possam promover alterações significativas nas organizações. E com esse novo perfil de liderança serão pessoas que não apenas controlam, mas sim inspiram os demais a buscar a perfeição em suas tarefas, pois seus colaboradores espelham-se sentem prazer e satisfação de atender toda e qualquer solicitação do líder.

Palavras chave: Organização. Estilos de liderança. Comportamento dos líderes nas organizações.

INTRODUÇÃO

        O artigo em questão tem como objetivo geral possibilitar o conhecimento e a importância da liderança nas organizações, bem como proporcionar o estudo teórico com a utilização de autores renomados sobre administração e liderança, onde seu desenvolvimento visa o aprimoramento e o conhecimento sobre como compreender a liderança bem como o seu envolvimento diário com os colaboradores, desta forma mantendo, sempre aberto o canal de comunicação entre todos os envolvidos na empresa.

        Os objetivos específicos serão:

        -   Investigar junto aos teóricos sobre a liderança nas organizações.

        - Analisar a importância da liderança e como a mesma proporciona o crescimento organizacional.  

        - Avaliar como os lideres influenciam as atitudes e forma de resolver problemas nas empresas.

         Desta forma justifica-se o presente artigo que fará parte de uma constatação empírica e, consequentemente, terá seu conteúdo situado em teóricos que abordam a questão, por meio de uma pesquisa bibliográfica, onde o aprimoramento sobre o conhecimento da liderança e sua infinita forma, que possibilitará ganhos para as organizações.

         Porém sabe-se que o termo liderança e muito antigo, ou seja, pessoas que possuem atributos para guiar os outros por causa de um ideal, e com base nestes contextos podemos citar uma passagem da bíblia, onde Moises lidera os hebreus a saírem do Egito em busca da terra prometida. Outro grande líder da Antiguidade foi Alexandre o Grande o qual liderou grandes tropas para várias batalhas, seguindo a mesma linha de raciocínio temos também Adolf Hittler líder do partido socialista, que comandou uma grande barbárie na Alemanha, matando milhares de Judeus. Estes são apenas alguns exemplos de liderança dentre outros que marcaram épocas.

        Contudo dentro da administração vária teorias surgiram sobre o estilo ideal de liderança e sabe-se que tais conceitos evoluíram com o tempo, onde muitas empresas possuem dificuldades em identificar o líder atual, e diante deste conceito onde estamos vivendo em um mundo cada vez mais globalizando e que a busca constante para a qualidade e competitividade são fundamentais para que as organizações permanecem um mercado cada vez mais exigente.

        Por outro lado, o papel de um líder dentro de uma organização é muito mais complexo, por estes motivos deve-se identificar qual é a verdadeira finalidade de um líder e estabelecer uma combinação de traços pessoais, juntamente com os propósitos das organizações, e na maioria dos casos, fica evidente tal afirmação, basta mensurar algumas organizações onde os líderes, são simplesmente pessoas identificadas e colocadas para supervisionar e gerenciar pessoas, e deixando de lado o seu verdadeiro papel de liderança, papel este que deve encantar e ajudar as pessoas com quem divide atividades profissionais.

        

        

1LIDERANÇA NO TRABALHO

         Sendo assim o trabalho em equipe é algo de extrema importância para as empresas, porém deverá ser conduzido de maneira correta pelo seu líder o qual deverá orientar e motivar seus liderados para atingir seu objetivo, e é nesse sentido que o líder adota a filosofia da organização para garantir que a seu papel de liderança seja eficaz pois irá trabalhar com a sua equipe de maneira única. Contudo algumas pessoas sentem-se estimuladas com o termo liderança, não conhecendo o seu verdadeiro significado da palavra, e acabam usando erroneamente o termo.

        Segundo Bateman, Snell (1998), “Líder é alguém que influencia os outros a atingir metas”.

        E nessa mesma perspectiva, todo o líder deve possuir algumas habilidades natas ou adquiridas para que possa influenciar alguém a contribuir para o cumprimento dos deveres pré-estabelecidos dentro de toda a organização, mas todo líder deve saber identificar os desejos de cada colaborador juntamente com os anseios da organização, portanto, para que isso seja possível deve estar atento as novas mudanças e procurar tomar decisões justas e aprender a delegar. Sendo que a liderança é uma forma de direção baseada no prestígio pessoal de cada um, (LACOMBE, 2011).

        No entanto alguns administradores, ou gestores carregam essa enorme responsabilidade de liderança imposta, onde precisam desempenhar o papel de liderança, porém se faz necessário que os mesmos vejam os seus funcionários como colaboradores de seus negócios, uma vez que sem os colaboradores motivados e determinados, toda a organização está fadada ao fracasso, (BATEMAN, 1998).

        Já para Maximiano (2012), “Liderança é a realização de metas, por meio da direção aos colaboradores.A pessoa que comanda com sucesso seus colaboradores para alcançar finalidades especificas é um líder”. No entanto é correto dizer que um líder bem-sucedido é aquele que conquista seus funcionários, e é capaz de compartilhar conhecimentos, fazer críticas construtivas, quando houver necessidade, deve possuir também a habilidade de saber ouvir, elogiar em público quando necessário se os resultados forem alcançados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.3 Kb)   pdf (197 Kb)   docx (24.5 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com