TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pra Que Serve Um Lider?

Artigo: Pra Que Serve Um Lider?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2013  •  2.864 Palavras (12 Páginas)  •  978 Visualizações

Página 1 de 12

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Escola de Administração

Teorias Organizacionais I

Ester Medina Leal

Estevan Mocellin de Souza

Isabel C da Luz Alexandre

Maíra Fagundes Trindade

Natália Schapke

Para que serve um líder?

Porto Alegre

2009

Ester Medina Leal

Para que serve um líder?

Porto Alegre

2009

Lista de Figuras

Figura 1-Relação com o superior 12

Figura 2-Liderança 12

Sumário

INTRODUÇÃO 5

MAX WEBER 6

PRINCIPAIS CONCEITOS 6

BUROCRACIA COMO TIPO IDEAL 7

PODER, LEGITIMIDADE E DOMINAÇÃO 8

A dominação carismática 9

A dominação tradicional 10

A dominação racional-legal 10

A EMPRESA RELACIONADA À BUROCRACIA 12

CONCLUSÃO 14

INTRODUÇÃO

O tema escolhido pelo grupo foi “Para que serve um Líder”. Abordaremos a função do líder na empresa Manjabosco Decor.

A empresa Manjabosco Decor, é uma loja de decoração que se encontra a mais de duas décadas no mercado. A loja trabalha com revenda de tecidos de variados fornecedores, tapetes, persianas e cortinas Luxaflex e Sunset, acessórios para cortinas. É conhecida principalmente por sua excelência na confecção de colchas, cortinas, almofadas, travesseiros e mantas com acabamento de alta costura, sempre visando customizar o resultado, aliando bom gosto e conforto.

A pesquisa mostrará as características da empresa em relação à burocracia e liderança. Será desenvolvido um estudo juntamente com os 09(nove) funcionários da Manjabosco Decor, a fim de identificar o porquê dos mesmos continuarem na empresa, sua relação com o superior, no caso, a proprietária, suas motivações e as regras existentes na empresa.

MAX WEBER

Maximillian Carl Emil Weber nasceu em Erfurt na Alemanha em 21 de abril de 1864 e desde cedo Weber recebeu uma educação voltada para o humanismo. Filho de um famoso advogado alemão, encontrou em casa um ambiente intelectualmente estimulante. Weber recebeu excelente educação secundária em línguas, história e literatura clássica. Em 1882, começou os estudos superiores em Heidelberg; continuando-os em Göttingen e Berlim, em cujas universidades dedicou-se simultaneamente à economia, à história, à filosofia e ao direito. Após trabalhou na universidade de Berlim e serviu ao governo simultaneamente. Faleceu em 1920, em Munique aos 56 anos.

Vinculado à produção intelectual weberiana estão os aspectos econômicos e sociais da Alemanha daquela época, isto torna fundamental a contextualização para uma melhor percepção da sua lógica. Juntamente com Karl Marx e Émile Durkheim é considerado um dos fundadores da sociologia, principalmente por seu trabalho sobre sociologia da religião. Weber é conhecido também por seus estudos sobre a burocratização da sociedade, onde as organizações antes baseadas em valores e tradições passam a orientar-se por seus objetivos finais na forma racional-legal. Seus estudos sobre a burocracia da sociedade tiveram grande importância no estudo da Teoria da Burocracia, dentro do campo de estudo da administração de empresas.

PRINCIPAIS CONCEITOS

Faz-se necessário uma explanação a respeito de alguns conceitos chave para a compreensão da metodologia weberiana de análise das ações sociais, bem como suas razões e suas aplicações ao tema proposto.

No mesmo ínterim de Durkheim, a saber, delimitar o objeto de estudo e métodos da sociologia, Weber concebe este objeto como, fundamentalmente, a captação da relação de sentido da ação humana. O método compreensivo de Weber debruça-se sobre o sentido da ação e não sobre a ação pura, pois é o sentido que a torna humana. A captação desses sentidos contidos nas ações humanas, porém, não poderia ser realizada exclusivamente através dos métodos das ciências naturais, apesar de considerar a observação fundamental para o trabalho do sociólogo.

Percebeu então a necessidade de outras ferramentas capazes de fornecer as condições para a compreensão do objeto a ser estudado, tendo em vista a ausência da regularidade, existente nas ciências exatas, no que tange as humanidades. Propõe então os “tipos ideais”, que representam o primeiro nível de generalização de conceitos abstratos e estão intimamente ligados à realidade concreta particular.

Na primeira parte de Economia e Sociedade, Max Weber expõe seu sistema de tipos ideais, entre os quais os de lei, democracia, capitalismo, feudalismo, sociedade, burocracia, patrimonialismo. Esses tipos ideais são definidos através de suas escolhas pessoais e sistematicamente parte da generalização especificando cada vez mais as características concretas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com