TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DOS PRINCÍPIOS CONTÁVEIS

Por:   •  17/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.904 Palavras (8 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ...................................................................................................... 4

2. MATEMÁTICA FINANCEIRA NAS EMPRESAS ................................................. 4

3. CONTABILIDADE NA GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES …………..................... 5

4. SITUAÇÃO TRIBUTÁRIA DO BRASIL …………………………………………….. 5

5. EMPRESA DA REGIÃO SUDESTE …………………………………………………. 6

6. JUROS SIMPLES X JUROS COMPOSTOS ……………………………….………. 8

7. EQUIVALÊNCIA DE CAPITAIS E SISTEMAS DE AMORTIZAÇÃO ……………. 8

8. CONCLUSÃO ..........................................................................................…........... 8

REFERÊNCIAS.............................................................................................….......... 9


1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem a finalidade de apresentar a importância dos princípios contáveis aplicados a administração.

Será apresentada uma descrição e análise da empresa Ampla, distribuidora de energia da região sudeste do país. Além disso, o trabalho busca evidenciar a importância da matemática, da contabilidade, assim como uma análise do sistema tributário nacional.

Por fim será realizada, uma descrição das formas de juros simples e compostos e, com isso, salientando a importância da equivalência de capitas e sistemas de amortização.

2. MATEMÁTICA FINANCEIRA NAS EMPRESAS

A matemática financeira, hoje em dia com muito mais ênfase,  é uma ferramenta muito importante no bom andamento de uma empresa, a sua utilização garante com que os custos sejam minimizados e os resultados maximizados. Os conceitos matemáticos aplicados à análise de dados financeiros em geral, fornecem os instrumentos necessários para que sejam realizadas avaliações sobre os recursos com maior viabilidade em termos de custo e os investimentos que possam ser mais rentáveis a curto ou longo prazo, dependendo da estratégia adotada pela empresa.

Além disso, a Matemática Financeira também pode ser aplicada em diversas situações em uma empresa e saber utilizar os conceitos fundamentais e práticos são de suma importância, considerando o cenário econômico e financeiro brasileiro nas tomadas de decisões empresariais. Saber analisar e tomar decisões a respeito de aplicações financeiras, projetos de investimentos e viabilidade de empresas. Ter o conhecimento necessário em Finanças para tomar decisões com base nas demonstrações financeiras.

Dessa forma, estudo da Matemática Financeira se mostra como ferramenta essencial para qualquer empresa que pleiteie almeje sucesso no seu meio e, é através desse instrumento, que o administrador financeiro poderá verificar a capacidade da empresa de gerar capital necessário para sua expansão.

3. CONTABILIDADE NA GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES

A contabilidade, no atual cenário de competitividade do mercado, é de extrema importância na gestão das diversas organizações e pode ser considerada um sistema de informação indispensável à gestão. Sua utilização é uma obrigatoriedade exigida por lei, e, por isso, cabe ao contador demonstrar aos profissionais de administração que a contabilidade financeira pode se transformar em uma ferramenta gerencial, cuja principal finalidade é auxiliar os gestores no processo decisório. Buscando um diferencial competitivo é crescente o número de empresas que vêm investindo em meios que ofereçam informações estratégicas a fim de possibilitar aos gestores tomadas de decisões mais seguras e de forma proativa. A contabilidade como ferramenta de gestão empresarial, financeira e gerencial, diferenciando-as e abordando sua relevância para a organização bem como indicar os setores beneficiados com o uso dessas informações e os relatórios que poderão ser gerados e utilizados pela gestão.

Além disso, por se tratar de uma área que faz a ligação entre as demais áreas e, por existir no interior da organização, colabora com a gestão, em decorrência das informações que é capaz de gerar e interpretar, resultando no fornecimento de relatórios adequados à necessidade de cada seguimento empresarial, o que permite amparar o processo de tomada de decisão.

Diante disso, a contabilidade permite ao gestor a obtenção dos dados reais referentes à organização.

4. SITUAÇÃO TRIBUTÁRIA DO BRASIL

O Sistema Tributário Nacional, tal como existe atualmente, foi criado buscando harmonizar as relações da sociedade de forma a atender aos seus princípios fundamentais, como também de forma a se respeitar o pacto federativo sob o qual vivemos.

O país é mundialmente conhecido como país de grande desigualdade social. E um dos principais motivos é devido ao ineficiente e injusto Sistema Tributário.

A carga tributária, como relação entre tributos e produto interno bruto (PIB), vem sofrendo um constante processo de crescimento.
Isto se deu em reação ao regime de repartição de rendas tributárias, mais favoráveis aos Estados e Municípios, sem correspondentes transferência de encargos, mediante o qual, a União criou uma gama de contribuições que escapam à repartição com os demais entes federados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (151.9 Kb)   docx (968.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com