TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INDIVIDUAL UNOPA

Por:   •  5/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.378 Palavras (6 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

NOME DO CURSO

NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

4        CONCLUSÃO        



  1. INTRODUÇÃO

Com as facilidades encontradas nos dias atuais para empreender, muitos brasileiros querem deixar o papel de empregado e tornar-se o patrão, para isto buscam algo que não depende de um investimento alto e um retorno em curto prazo. Ocorre que empreender não é somente abrir um CNPJ, escolher um nome para o negócio e abrir as portas para os clientes que estão em uma fila gigantesca esperando para comprar todos os produtos ou serviços que a empresa fornece. Antes de empreender é necessário um grande estudo para que o sonho de ser patrão não seja um pesadelo. É de grande importância capital para investimento, definir produtos ou serviços cujo serão ofertados, público alvo, ponto comercial, estratégias de marketing, entre outros.


  1. DESENVOLVIMENTO

Para quem não quer iniciar um negócio onde exista uma grande probabilidade de erro, é possível investir em algo com maior segurança e maior possibilidade de acerto, é o caso de quem investe em franquias. Franquia é uma estratégia para comercialização ou distribuição de produtos e serviços. É um método seguro e eficaz para as empresas que desejam ampliar suas operações geralmente com baixo investimento, assim como, uma grande oportunidade para quem quer ser dono de seu próprio negócio. 

As franquias envolvem a concessão de marca, infraestrutura, tecnologia, consultoria operacional, direito de distribuição ou comercialização de produtos ou serviços, O franqueado investe e trabalha na franquia pagando parte do faturamento ao franqueador sob a forma de “royalties”, mensalidade ou anualidade para manutenção da marca, além de pagar um percentual que retorna na forma de marketing (da marca franqueada).

Hoje existem grandes marcas, como é o caso da Mr. Cheney, Burger King, Mc’Donalds, oBoticário, Cacau Show, além de diversas outras.

Este modelo de negocio esta em expansão. Porém o investimento para abrir uma franquia é elevado, no caso da Mr. Cheney o valor para abrir uma franquia em um Shopping dentro de uma sala comercial de 30 m² pode chegar a 270.000,00 Reais. 

Levando em consideração o alto investimento inicial para abertura de uma franquia da Mr. Cheney é imprescindível que o investidor busca-se compreender melhor o tipo de franquia que esta prestes a abrir.  É importante avaliar o valor da marca, a qualidade dos produtos ou serviços, o valor de investimento inicial, o público alvo, a localização da franquia, a projeção de faturamento mensal, o tempo de retorno do capital investido, entre outras.

Além de buscar informações no site da franqueada, é importante realizar um estudo de mercado, entrar em contato com outras pessoas/empresas que investiram na mesma franquia em que se pretende abrir, consultar consumidores. Este estudo deve ser realizado antes de assinar qualquer contrato, para que não corra o risco de investir em uma franquia falida.

O tipo de público ao qual se pretende atingir é de fato um ponto muito importante, haja vista que por meio deste pode ser mais fácil a escolha do ponto comercial, e do tipo de franquia a ser comprada.

Para abrir uma franquia mais conhecida demanda de alto custo para aquisição, com investimento alto devemos tomar precauções para evitarmos futuros arrependimentos ou transtornos, para isto antes de abrir uma franquia é necessário uma “experimentação” estudar muito sobre isso.

Pode ser analisado a Circular de Oferta de Franquia que é disponibilizado pelo franqueador geralmente é entregue ao possível franqueado para que este analise por uma prazo (geralmente de 20 dias) para que seja feita a analise do tipo de franquia, investimento, modelo de trabalho, além de diversas outras informações sobre o futuro investimento, o interessado pode fazer toda análise optando por abrir ou não uma franquia.

É necessário um estudo de mercado, analisar o tipo de franquia, o público alvo, a classe social, concorrência, valor de aluguéis, juntamente com a previsão de faturamento para que se possa definir o local para abertura desta.

Analisando o modelo norte americano de negócio podemos notar que estes são rígidos, sempre mantendo a padronização do negócio.

O modelo norte americano possuí um foco, além de ser extremamente preocupado com tempo, assim sendo mais ágeis, a ideia é atender o maior número de pessoas em menor tempo, em apresentações ou venda de produtos sempre vão direto ao assunto, também seu ponto forte é a franqueza e ética.

O grande problema disso é que uma franquia que possui como modelo de negócio o modelo norte americano é que não fazem adaptações ao seu atendimento, costumes e cardápios. Este é um ponto negativo se a franquia estiver instalada no Brasil, haja vista que os brasileiros gostam de um atendimento personalizado, não são tão objetivos quanto aos norte americanos, e principalmente paladar diferente do norte americano.

Para fazer com que os brasileiros aceitem uma franquia deste tipo, seria necessário que os mesmos tornem-se mais flexíveis, adequando ao hábito dos consumidores brasileiros, adaptando o cardápio e o atendimento conforme a região em que está instalada. Somente desta forma terá uma aceitação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (146.9 Kb)   docx (29.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com