TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFLUENCIA DO DÓLAR NA ECONOMIA BRASILEIRA

Por:   •  8/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  252 Palavras (2 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 2

FICHA DE LEITURA

Título: A influência do dólar na economia brasileira

Fonte: Anderson V. da Silva. Disponível em

Acesso 19/10/2013

Resumo:
Uma dúvida comum entre as pessoas, é porque o dólar é tão valorizado no brasil, muitas vezes até mais que o real, que é nossa moeda oficial.

O dólar segue a lei da oferta e procura, que ocorre em qualquer negociação econômica, e é simples. Se a procura pelo dólar for grande, maior será também seu valor pro mercado; agora, se a busca pelo dólar for pouca, ocorre a sua desvalorização.

O governo, ao notar a instabilidade da moeda americana, tenta intervir no mercado mantendo a moeda estabilizada e o nosso real depreciado. Essa estratégia é tomada para que os produtos mais exportados pelo brasil, tenham maior destaque, já que,  por não dispor de um mercado interno forte, depende muito das exportações e importações como forma de renda para muitas famílias, pois segundo dados, as exportações correspondem á 21,4% do PIB brasileiro.

Com o dólar baixo, quem mais sofre são es empresas exportadoras, pois a desvalorização do real deixa os produtos brasileiros mais caros no mercado internacional, o que reduz a disputa de nossos produtos em relação a outros países, principalmente com a China.

Com o dólar alto, diminui-se a procura pela moeda, então nossos produtos e commodites, entram no destaque no mercado internacional. Com o dólar elevado, saem prejudicadas também empresas que atuam no ramo de importação, pois os produtos comprados se tornam mais caros, e isso reflete no bolso do consumidor.

Nome: Rosana Ruiz da Silva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (69 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com