TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NO EMPREENDEDORISMO JOVEM: PERFIL E MOTIVAÇÃO DE EMPREENDEDORES

Por:   •  17/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.694 Palavras (7 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE TIRADENTES – UNIT

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

FLAUBER CARDOSO BARBOSA

A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NO EMPREENDEDORISMO JOVEM: PERFIL E MOTIVAÇÃO DE EMPREENDEDORES EM SÃO BRÁS/AL

PROPRIÁ-SE

ABRIL DE 2015

FLAUBER CARDOSO BARBOSA

[pic 1]

A INFLUÊNCIA DA FAMÍLIA NO EMPREENDEDORISMO JOVEM: PERFIL E MOTIVAÇÃO DE EMPREENDEDORES EM SÃO BRÁS/AL

JEFFERSON REIS GUIMARAES ANDRADE

PROPRIÁ-SE

DEZEMBRO DE 2015

1 – INTRODUÇÃO

A atividade empreendedora pode ser entendida como a capacidade do ser humano em moldar as condições ambientais em seu favor, através de um processo visionário de criação da realidade. Segundo Murphy, Liao e Welsch (2006), o incremento da atividade empreendedora é um dos responsáveis pelo aumento de renda per capita no ocidente, especialmente a partir do século XIX.

Em um primeiro nível, o interesse empreendedor pode ser explicado pela vertente comportamental do empreendedorismo, que enfatiza a motivação pela busca de auto realização. Também se pode compreender a motivação por necessidade (falta de alternativa para o trabalho), fato que ocorre em especial para o contexto dos países em desenvolvimento. O primeiro motivo consiste na externalização do eu interior, enquanto que o segundo é mais uma alternativa na busca por uma colocação profissional (DOLABELA, 1999).

Filion (1999, 2001) defende que as profissões no futuro terão uma maior inclinação empreendedora, o que direciona a concepção de diferentes tipos de empreendedorismo. Assim, podem-se citar como exemplos das diferentes possibilidades: aqueles que empreendem quando montam a sua própria empresa; os que empreendem nas empresas em que são empregados ; e mais recentemente, destacam-se os empreendedores sociais, os empreendedores ambientais e empreendedores institucionais que atuam nas relações entre empresas

O estudo do empreendedorismo tem atraído maior interesse nos últimos anos, principalmente em virtude da sua forte relação com o desenvolvimento regional. Com intuito de promover o comportamento empreendedor, unem-se governos, instituições de ensino e afins; investindo esforços e grandes quantidades de recursos financeiros. Preparar pessoas proativas que aprendam a pensar e agir por conta própria, com criatividade, criticidade, liderança, espírito inovador e visão de futuro, parece ter sido tarefa deixada especialmente para as universidades.

A exposição dos alunos à influência empreendedora familiar deve ser considerada outra possível causa para o seu perfil e intenção empreendedora. Hisrich e Peters (2004) destacam a ocupação dos pais como influenciadores do perfil empreendedor. Nesse sentido, pais que atuam por conta própria tendem a ser um fator de inspiração, pois aspectos como independência e flexibilidade no trabalho são absorvidos em idade precoce.

Sendo assim, a influência da família é perceptível não pelo fato de seguir a mesma carreira do pai ou da mãe, mas sim, ocorre no momento da opção do ramo do empreendedorismo a ser seguido que nem sempre é o mesmo dos pais, já que os jovens atuais lidam melhor com as tecnologias e diversidade encontradas no plano econômico, bem como a exigência de mercado.

O presente pré-projeto pretende analisar os fatores que influenciaram essa jovem empreendedora a iniciar o seu negócio. Especificamente, pretende-se analisar a influência da família na formação do negócio e identificar as características mais marcantes que contribuíram para o sucesso dos mesmos no mercado de trabalho.  

Analisar o Perfil e a motivação do empreendedor jovem da cidade de São Brás, Alagoas. Caracterizar o perfil do empreendedor jovem; Identificar como os membros da família motivam os jovens empreendedores; Avaliar as contribuições da família para o empreendedor.

METODOLOGIA DA PESQUISA

O pré-projeto foi desenvolvido em três etapas: procedimentos exploratórios; definição do instrumento e coleta de dados; e revisão teórica ou pesquisa bibliográfica. Os procedimentos exploratórios foram desenvolvidos em duas fases: a primeira constou da pesquisa bibliográfica desenvolvida e o desenvolvimento das hipóteses, já a segunda fase consistiu nos procedimentos exploratórios gerais, que foram relacionados à avaliação de trabalhos semelhantes e consulta aos especialistas para fechamento dos construtos da pesquisa.

Como forma de acessar as informações empíricas, foi selecionado como instrumento o questionário. Na definição da estrutura do instrumento, foi decidido que este seria dividido em dois blocos de questões: o primeiro bloco contendo as variáveis de identificação mais relacionadas ao contexto familiar e o segundo bloco foi centrado no perfil do empreendedor.

UNIVERSO: Perfil e motivação do jovem empreendedor e a influência da família.

AMOSTRA: Empreendedores jovens da cidade de São Brás/AL

A quantidade de jovens empreendedores atualmente é significativa para que hajam pesquisas voltadas para a questão sobre se há alguém que os estimulem ou influencie a optar pelo empreendedorismo, sendo assim, quais as influências exercidas pela família e até mesmo quem os subsidiam.

Sendo assim, foi observado que com o aumento da demanda de jovens formados nos cursos de administração, também houve um aumento considerável no número de jovens empreendedores na cidade de São Brás/AL, o presente estudo pretende verificar qual a motivação e a influência da família no perfil do jovem empreendedor, traçando assim questionamentos que buscam contribuir com futuras pesquisas ao responder questões relacionadas ao tema estudado.

REFERENCIAL TEÓRICO:

Dados da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM, 2008) revelam que os jovens brasileiros estão empreendendo mais. Os resultados do relatório GEM (2008) mostram que, do total de jovens entre 18 e 24 anos no Brasil, 15% empreendem, o equivalente a 3,82 milhões de pessoas. Para se ter uma ideia desse crescimento, a taxa média de empreendedorismo jovem ficou em 11,9% entre 2001 e 2008. Do total de empreendedores brasileiros, 25% são jovens, o que coloca o Brasil em terceiro lugar no ranking mundial, atrás apenas do Irã (29%) e da Jamaica (28%).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (144.5 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com