TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFRAESTRUTURA DE ARMAZENAMENTO DE GRÃOS (SOJA E MILHO) DO MUNICÍPIO DE SINOP/MT

Por:   •  7/11/2017  •  Artigo  •  14.622 Palavras (59 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 59

INFRAESTRUTURA DE ARMAZENAMENTO DE GRÃOS (SOJA E MILHO) DO MUNICÍPIO DE SINOP/MT

RESUMO 

Esta monografia é o resultado de um estudo sobre a infraestrutura de armazenamento de grãos do município de Sinop, onde a produção agrícola tem uma parcela significativa dentro do estado de Mato Grosso, mas apresentando deficiências em processos de armazenagens, tendo resultados redutivos no potencial competitivo dos produtos no agronegócio brasileiro. O motivo de presenciar várias unidades armazenadoras do município de Sinop/MT estocando produtos a céu aberto por deficiência de armazéns, é que impulsionou um estudo sobre este município de como se encontra sua infraestrutura armazenadora. Para isso, adotou-se a pesquisa básica, pois propõe informações relevantes sobre a demanda de armazéns em Sinop/MT; qualitativa, com obtenção de dados capazes de explicar que os resultados chegaram ao mais verídico possível; exploratória, pois trabalhou com levantamentos bibliográficos e entrevistas com produtores e representantes de unidades armazenadoras; explicativas, pois registra, analisa, interpreta e identifica os fatores determinantes da pesquisa; e levantamento, pois envolveu a interrogação direta às pessoas conhecedoras do assunto. Mostrou-se, nos resultados, que quanto aos dados bibliograficamente coletados, o município de Sinop/MT é autossuficiente de armazenagem para sua própria produção, porém, em se tratando de uma microregião, o sistema apresenta em déficit. Conclui-se, ainda, que através da pesquisa aplicada, os dados propostos pelos órgãos governamentais se encontram desatualizados, nos quais os dados pesquisados alteram os resultados de autossuficiência ou deficiência de armazenagem.        
Palavras chave: Armazenamento. Deficiência. Produção.

ABSTRACT 

This monograph is the result of a study on the Sinop city of grain storage infrastructure, where agricultural production has a significant portion within the state of Mato Grosso, but showing deficiencies in warehousing processes, and reductive to the competitive potential of products in the Brazilian agribusiness. The reason witnessed several storage units in the city of Sinop / MT stocking products in the open by deficiency of stores, is that promoted a study on the municipality of how is your store infrastructure. For this, we adopted the basic research, because it proposes relevant information on the demand for warehouses in Sinop / MT; qualitative, with data collection able to explain the results reached the most truthful as possible; exploratory, having worked with literature surveys and interviews with producers and representatives of storage units; explanatory, as records, analyzes, interprets and identifies the determinants of research; and lifting, since it involved the direct question to knowledgeable people on the subject. It was shown in the results, that the collected data to bibliographically, the municipality of Sinop / MT is self-sufficient storage for its own production, but in the case of a micro-region, the system shows a deficit. It follows also that through applied research, data proposed by government agencies are out of date, in which data surveyed alter the results of self-sufficiency or deficiency storage.
Keywords: Storage. Disability. Production.

INTRODUÇÃO

  1. Justificativa Diante de um processo de crescimento da produtividade de grãos de Mato Grosso, a questão pós-colheita é um fator que merece destaque de estudos mais relevantes. Justifica-se a discussão, que para produzirem grãos no estado de Mato Grosso, produtores encontram condições favoráveis como terras planas, férteis, tecnologias em maquinários de plantio e colheita, insumos e mão de obra. Porém existe na fase pós-colheita uma deficiência de unidades armazenadoras, fato este justificado pelo que é divulgado por mídia local e nacional, onde, em épocas de safra, grãos, principalmente o milho, são armazenados a céu aberto por falta de espaços nos armazéns, vindo a ocasionar perdas em quantidade e qualidade do produto. Além das deficiências nos sistemas de unidades armazenadoras ocorrentes, é de suma importância também dar ênfases em fatores relevantes como sistemas de informação usados nas unidades armazenadora, os custos de armazenagens e a logística, que direta ou indiretamente estão relacionados, desde a produção até a expedição dos produtos, seja para a indústria ou para exportação. Para isso, o objetivo da discussão desse assunto vem ao encontro com a realidade existente, pois se fundamenta em caracterizar os problemas de armazenagem de grãos do município de Sinop, no estado de Mato Grosso, buscando encontrar onde realmente está o gargalo desse problema que pode não atingir somente o produtor, mas toda a cadeia de grãos do agronegócio.
  2. Problematização Nos últimos anos o Brasil passou a ser um polo de destaque no comércio internacional de exportação de commodities agrícolas, dentre elas, como principais produtos, a soja e o milho. Isso se deve a uma série de fatores consequentes de sua produtividade, mais precisamente devido a mecanismos de modernização em pesquisas de solos, sementes, sistemas de armazenagens, enfim, toda uma cadeia de tecnologias usadas na produção, armazenamento e a logística utilizada no processo. Com os novos conceitos de globalização existentes hoje, com um consumidor cada vez mais exigente quanto à qualidade dos produtos, torna-se impossível não tratar a cadeia de grãos do agronegócio como um todo, mais precisamente no sistema de armazenamento desses grãos, mantendo sua qualidade e sendo fator fundamental também na garantia do preço final de mercado. Porém, uma qualidade no sistema de infraestrutura de armazenagem e seu manejo adequado quanto à classificação, secagem e monitoração do produto na unidade armazenadora contribui na comercialização desses produtos finais, sendo eles in natura ou industrializados, até chegar ao consumidor final com os devidos valores nutritivos e valores agregados para o produtor. Dentro de uma modernização e uma expansão no sistema produtividade e de armazenagem, incluindo neste contexto o município de Sinop/MT, onde vem se destacando nacionalmente na produção de grãos, a estocagem mesmo assim vem sendo o gargalo do ramo do agronegócio, pois sua escoação, muitas vezes, não é compatível com a entrada de produtos para esse fim. Diante disso questiona-se: Qual o perfil da infraestrutura de armazenamento de grãos (soja e milho) para o município de Sinop, para a safra 2013/14?
  3. Hipóteses H¹ - As unidades armazenadoras do município de Sinop/MT são suficientes para armazenagem de soja e milho da produção local; H² - A logística é um fator impactante no sistema de armazenagens de soja e milho, resultando, em casos de necessidade, a estocagem a céu aberto; H³ - A falta de mão de obra qualificada para um manejo adequado no sistema de armazenagem é um fator preocupante na implantação e desenvolvimento de um armazém em sua propriedade; H4 – Em face a demanda de armazéns no município de Sinop/MT, torna-se viável uma unidade armazenadora na propriedade.
  4. Objetivos 1.4.1. Objetivo Geral Estudar a infraestrutura de armazenamento de grãos (soja e milho) do município de Sinop/MT para a safra 13/14. 1.4.2. Objetivos Específicos Analisar a oferta de unidades armazenadoras no município de Sinop/MT; Analisar a relação entre capacidade de armazenamento e produção agrícola do município de Sinop/MT, de acordo com dados da safra 13/14 e duas safras anteriores (11/12 e 12/13); Analisar a viabilidade, diante a oferta e demanda da produção, de se ter um armazém na própria fazenda; Realizar uma comparação entre dados que serão obtidos por órgãos governamentais, como IMEA, Conab e IBGE, com os dados obtidos através da pesquisa de campo.

REVISÃO DE LITERATURA

Neste capítulo, será apresentada a revisão de literatura, onde abordam os assuntos voltados à Administração, com ênfase em agronegócio, em que estão inseridos na execução deste trabalho. Estes assuntos, por sua vez, são inseridos dentro de um contexto de conhecimento sobre a situação de como está o município de Sinop/MT em relação à infraestrutura armazenadora de grãos (soja e milho).

2.1. Administração Administração é uma ação que objetiva resultados mais eficazes dentro de uma organização, sejam ela empresarial, rural, familiar, lazer, entre outras. Diante desse objetivo pode-se dizer que ela evoluiu em técnicas e conhecimentos, passando de uma estrutura primitiva de administrar até a forma mais tecnológica e responsável dos dias atuais, com implantações de software.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (97.9 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 58 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com