TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARBORIZAÇÃO URBANA : BENEFÍCIOS PARA OS LOJISTAS DA AVENIDA DOS TARUMÃS, NO MUNICÍPIO DE SINOP, MT

Por:   •  14/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.356 Palavras (10 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

DANIEL ROBERTO DOS SANTOS DRESCH

LUCIANO RAFAEL HUBNER

ARBORIZAÇÃO URBANA:

BENEFÍCIOS PARA OS LOJISTAS DA AVENIDA DOS TARUMÃS,

NO MUNICÍPIO DE SINOP, MT

SINOP-MT

2016


DANIEL ROBERTO DOS SANTOS DRESCH

LUCIANO RAFAEL HUBNER

ARBORIZAÇÃO URBANA:

BENEFÍCIOS PARA OS LOJISTAS DA AVENIDA DOS TARUMÃS,

NO MUNICÍPIO DE SINOP, MT

Projeto da Disciplina Metodologia e técnicas de pesquisa do Curso de Administração da Universidade do Estado de Mato Grosso como requisito parcial da nota.

Orientador(a): Ma. Rosecler Canossa Furlanetto

SINOP-MT

2016

                SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

1.1 PROBLEMATIZAÇÃO        4

1.2 OBJETIVO GERAL        4

1.3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        5

1.4 JUSTIFICATIVA        5

2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA        6

3 METODOLOGIA        9

REFERÊNCIAS        10

ANEXO        12

1 INTRODUÇÃO

        Com a reformulação da Avenida  dos Tarumãs, na cidade de Sinop - MT, no ano de 2015, houve uma grande melhoria no fluxo de veículos, pedestres e áreas de estacionamento, observando-se o aumento de empresas que se instalaram nesta região em desenvolvimento. Por outro lado, o impacto ambiental causado pela nova infra estrutura de estacionamento ocasionou a retirada de árvores de sombreamento que havia no local. Após esta implantação o poder púbico fez o plantio de flores e palmeiras que não trazem benefícios de sombreamento, mas apenas melhora a estética. Diante disso apresentou-se a oportunidade de se fazer um levantamento junto aos comerciantes e usuários do estacionamento  de modo geral, referente a necessidade de se efetuar o plantio de árvores que proporcionam sombra.

1.1 PROBLEMATIZAÇÃO

A cidade de Sinop no estado de Mato Grosso, localiza-se em uma região geográfica onde o clima proporciona dois períodos climáticos bem distintos, sendo um deles com chuvas abundantes  e outro período com estiagem, por estes fatores busca-se saber qual a percepção dos lojistas da Avenida dos Tarumãs, quanto ao plantio de árvores que proporcionam sombra nos estacionamento do canteiro central da via.

1.2 OBJETIVO GERAL

        Verificar junto aos comerciantes, se estes apoiariam o plantio de árvores que proporcionam sombra nos novos estacionamentos do canteiro central da Avenida dos Tarumãs.

1.3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  1. 1º Objetivo: Pesquisar junto aos comerciantes da Avenida dos Tarumãs, de que forma as árvores que proporcionam sombra, agregariam valor para seus estabelecimentos.
  2. 2º Objetivo: Verificar juntos aos comerciantes, se os mesmos adotariam as árvores plantadas para prestar a manutenção das mesmas e a limpeza do estacionamento onde elas estariam plantadas.
  3. 3º Objetivo: Identificar junto ao plano diretor do município de Sinop, MT, o que se refere ao plantio de árvores em vias públicas.

1.4 JUSTIFICATIVA

Este projeto se justifica pela escassez de árvores que proporcionam sombra no município de Sinop – MT, visto que o mesmo situa-se em uma região geográfica onde elevadas temperaturas são constantes e há um período prolongado de estiagem, o que torna o clima ainda mais seco neste período.

Árvores plantadas nos estacionamentos dos canteiros centrais das avenidas, além de proporcionarem sombra para os veículos que ali se encontram, contribuem com a estética urbanista da cidade além de contribuir com o meio ambiente onde aumentam cada vez mais os níveis de desmatamento, trabalhando-se desta forma para a reversão deste fato.

Esta pesquisa torna-se relevante, visto que poderá contribuir com a população de um modo geral, mais especificamente para os lojistas da Avenida dos Tarumãs e seus clientes, proporcionando a estes um ambiente público mais agradável e ecologicamente correto, além de ser um atrativo para clientes sabendo que seus veículos estarão em algum momento também mais protegidos do sol e calor.

2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

2.1 Gestão Ambiental

Para Valle (2002 apud Fabricio, 2015), a Gestão Ambiental é composta por procedimentos e medidas que devem estar bem claros e devem ser corretamente aplicados com  objetivo de diminuir ou regular o impacto que pode ser causado pela execução de empreendimentos e projetos no meio ambiente, minimizando ou zerando danos resultantes da ação humana, ou até mesmo evitando que esses ocorram. O autor ainda cita que a Gestão Ambiental deve focar no uso consciente dos recursos que a natureza disponibiliza ao ser humano e que este modelo de Gestão deve direcionar funcionários de empresas para treinamentos voltados a preservação do meio ambiente natural, além de desenvolver produtos sustentáveis, promover temas para reciclagem e visar a preservação da fauna e flora.

Segundo Andrade (2002) a resposta que as empresas devem dar ao mercado é através da gestão ambiental, a qual será a forma mais adequada  de se empreender se mantendo no mercado, visto que o consumidor vem  cada vez mais procurando as empresas “verdes” que respeitam o meio ambiente e que ocasionem pouco ou até mesmo nenhum impacto ao meio ambiente.

2.2 Impacto Ambiental

No que se refere a impacto ambiental, Bolea (1984) apud Garcia (2014) nos descreve que o mesmo é caracterizado pelas diferenças causadas no meio ambiente pela execução ou não de um projeto, ou seja, quais resultados ou impactos um determinado projeto pode causar positiva ou negativamente no meio ambiente caso o mesmo seja executado. Como exemplo pode-se citar “a extração de árvores em uma determinada avenida em função da implantação de novos postes de iluminação viária”. Quais seriam as causas da extração destas árvores? Quais seriam os benefícios da extração destas árvores para a melhoria da iluminação e do meio ambiente? Quais seriam as causas ou impactos se no lugar destas árvores extraídas se plantasse outra espécie que não agredisse as calçadas e não interferisse na iluminação pública?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (176 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com