TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INOVAÇÃO E PESQUISA E DESENVOLVIMENTO

Por:   •  6/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.000 Palavras (4 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇÃO

No cenário atual, com o aumento da competição entre as organizações, faz-se necessário, cada vez mais, investimentos em inovação e tecnologia como forma de criar diferencial competitivo. Isto atinge as empresas de forma geral, tendo em vista o caráter global das transformações e a necessidade de rapidez em disseminar a inovação. As atividades de Pesquisa e Desenvolvimento devem estar alinhadas ao pensamento estratégico da organização, para que se possa resultar em vantagem competitiva. Assim, a inovação é fundamental para aumentar o nível de competitividade das organizações. Para estabelecer uma política de inovações contínuas, investimentos em Pesquisa e desenvolvimento (P&D) são essenciais.

A atual crise que estamos enfrentando no Brasil é resultado de escolhas, ou falta destas, feitas ao longo de muitos anos. Não só do governo, mas da sociedade como um todo. E nesse momento precisamos encontrar saídas. E é aí que a inovação em seu sentido mais amplo, poderá contribuir não só para ajudar a tirar o país da crise mas também como forma de desfrutar de um futuro menos turbulento. Nessa linha de raciocínio, a Pesquisa e Desenvolvimento é um ponto forte a ser colocado em prática por empresas de qualquer setor e tamanho, uma vez que a inovação não pode mais ser encarada como um “insight” que invente subitamente algo inédito. Pelo contrário, a inovação resulta de muito trabalho e organização.

2. DEFINIÇÕES

2.1 INOVAÇÃO

Para se falar em inovação é necessário se falar em criatividade. A palavra inovação vem do latim e significa inventar ou criar algo novo. Porém, é importante diferenciar a criatividade da inovação. De forma simples, a criatividade seria a ideia e a inovação a implementação de tal ideia, tornando assim a inovação dependente da criatividade. Segundo Alencar (2003), a criatividade é inerente ao indivíduo e suas habilidades passíveis de estímulo e desenvolvimento mediante treino. Assim cabendo às organizações propiciar ambiente favorável à criatividade, inclusive com políticas de incentivo indo além da valorização do profissional. Muitas das grandes organizações chegam a custear, parcialmente ou totalmente, cursos superiores ou de especialização de forma a estimular seus funcionários a buscarem conhecimento. Ao se ter conhecimento, a capacidade de pensamento e a de criatividade do indivíduo aumenta, sendo estas necessárias para se produzir inovação.

Inovação significa fazer algo novo, renovar. Para Drucker (1987), inovação é a habilidade de transformar um recurso existente em algo que gere riqueza. A globalização e a enorme concorrência entre as grandes, médias e pequenas empresas fazem com que estas substituam formas antigas de produção, consumo e tecnologias por novas formas. Atualmente a inovação é uma necessidade e se caracteriza como uma regra de sobrevivência e de crescimento empresarial no mercado.

Nem toda novidade pode ser considerada, necessariamente, uma inovação, enquanto toda inovação implica em mudança, nem toda mudança implica em inovação. Vale lembrar a diferenciação entre a “originalidade” e a “novidade”, onde o que é original parte de um ponto inicial nunca antes partido, enquanto que o que é novo se refere ao caráter ou qualidade nova, mas referente a algo já existente. Em suma, inovar é criar uma nova solução para um novo problema, que passa a existir de acordo com o decorrer do tempo, evolução das tecnologias, ciências, sociedades. Bessant e Tidd (2009) dizem que não há forma definida para que algo seja considerado inovação ou não, ou seja, essa solução pode ser uma nova ideia, uma nova prática, um novo material, uma reformulação de algo já existente, e não apenas em um produto novo. Muitas vezes, as pessoas tendem a imaginar um conceito de inovação ligado a um novo produto ou tecnologia, mas a inovação abrange muitas outras áreas, como por exemplo, uma nova estratégia de marketing visual, onde a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (39 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com