TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INOVAÇÃO E REDESENHO EM MODELOS DE NEGÓCIOS

Por:   •  5/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.997 Palavras (12 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

RICARDO ARANTES

INOVAÇÃO E REDESENHO EM MODELOS DE NEGÓCIOS

NATAL/RN

2015

RICARDO ARANTES

INOVAÇÃO E REDESENHO EM MODELOS DE NEGÓCIOS

Relatório apresentado à disciplina de Estágio Supervisionado I do Curso de Administração como requisito avaliativo final para a referida disciplina.

Orientado pela Profª. MsC. Juliana Rocha de Azevedo da Costa.

NATAL/RN

2015

Sumário

1        INTRODUÇÃO        

1.1  CONTEXTUALIZAÇÃO        

1.2  OBJETIVOS        

1.2.1  OBJETIVO GERAL        

1.2.2  OBJETIVOS ESPECÍFICOS        

1.3 JUSTIFICATIVA        

2        EMBASAMENTO TEÓRICO        

2.1  CONCEITO DE CRISE        

2.2  IMPLEMENTANDO MODELOS DE NEGÓCIOS EM ORGANIZAÇÕES        

2.3 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO        

3        METODOLOGIA        

3.1  TIPOS DE PESQUISA        

3.2  FONTES E INSTRUMENTOS DE PESQUISA        

4        CRONOGRAMA        

5      REFERÊNCIAS        


1        INTRODUÇÃO

O projeto de pesquisa é um documento que tem por finalidade antever e metodizar as etapas operacionais de um trabalho de pesquisa. Nele você irá traçar os caminhos que deverão ser trilhados para alcançar seus objetivos.

E o referente projeto visa expor um planejamento de inovação em modelos de negócios, assim como ocorreu com a qualidade nos anos 80, os processos nos anos 90 e a estratégia na década seguinte. Inovação é a palavra chave, atualmente nas organizações que tem o propósito de criar valor, construir novos negócios, aprimorar ou transformar as organizações e assim substituir formatos antigos e ultrapassados.

O termo “inovar” nos passa a ideia de mudar e nas empresas a inovação não é simples e requer algumas pré-condições como: confiança, diversidade, tempo disponível, troca de ideias e certo grau de informalidade.

Para planejar e definir estratégias competitivas, o projeto pretende utilizar como ferramenta o CANVAS para construção de modelos de negócios para a Empresa Única Propaganda, localizada no bairro de Candelária no município de Natal-RN. A ferramenta escolhida nesta pesquisa, e que auxilia no redesenho do modelo de negócios para a empresa foi o CANVAS, composto por nove blocos de atuação: Segmento de Clientes, Canais, Relacionamento com Clientes, Fontes de Receitas, Recursos Principais, Atividades Chave, Parcerias Principais e Estruturas de Custo. Sendo que esses nove blocos contemplam: relacionamento com clientes, estrutura interna da empresa e estrutura financeira da empresa.

O objetivo do projeto é de criar ou redesenhar o modelo de negócio da Única, mas para se chegar a esse objetivo, foi realizada uma análise baseada na analise SWOT, mais especificamente nos Pontos Fracos e Ameaças, variáveis que devem ser consideradas, por que compreendo que devem ser a causa de um modelo de negócios ultrapassado.

E o CANVAS como ferramenta de suporte para construção de um modelo de negócio ou um redesenho desse modelo que Única oferece. No fim das contas a inovação em modelos ou redesenho de negócios é sobre criar valor para as empresas, clientes ou para sociedade, fundamentado em planejamento estratégico, tático e operacional. .

Um exemplo de modelo de negócios: da Apple para iPod e iTunes, em 2001 , a Apple lançou o icônico iPod. O dispositivo funciona em conjunto com o software iTunes ,que permite que usuários transfiram musica e outros conteúdos de um computador para o iPad.O software  também fornece uma conexão direta com a loja online da Apple ,para que usuários possam comprar e baixar conteúdo. Essa potente combinação de hardware, software e loja online rapidamente movimentou a indústria musical e deu a Apple uma posição dominante no mercado. Ainda assim a  ,a Apple não foi a primeira companhia  a levar um tocador de mídia portátil ao mercado. Competidores como a Diamond Multimídia, com a marca  Rio tocadores portáteis ,eram bem sucedidos ,até serem ultrapassados pela Apple.

Como a Apple conseguiu isso? Porque tinha um modelo de negócios melhor. Por um lado, ofereceu aos usuários uma experiência musical ininterrupta, combinando iPod e iTunes. A proposta de valor de é permitir aos clientes procurar, comprar e aproveitar facilmente a musica digital. Por outro lado, para tornar a proposta de valor possível, a Apple precisou negociar acordos com as maiores gravadoras, para criar a maior biblioteca de musica digital do mundo.

A jogada? “A Apple obtém a maior parte de sua renda musical com a venda de iPods, enquanto utiliza a integração digital com a loja online para se proteger competidores” (OSTERWALDER; PIGNEUR, 2011, p. 47)

Se baseando no exemplo citado anteriormente, o objetivo do estudo visa aplicar ferramenta Canvas.

  1. CONTEXTUALIZAÇÃO

 O presente projeto surgiu da vivência durante o Estágio Supervisionado, realizado na Única Propaganda e Eventos LTDA-ME, sob o CNPJ: 08.881.678/0001-32, que possui sede no endereço:  Rua José do Patrocínio, Candelária -Natal  - RN,CEP: 59065-210 , Fone: (84) 3234-7093, área financeira e de atendimento.

A empresa surgiu em agosto de 2004, quando duas amigas formadas no primeiro curso de publicidade do Estado do Rio Grande do Norte, tiveram a oportunidade de trabalhar em sua área e ousar como empreendedoras. Assim adquiriram primeiramente experiência numa agência de publicidade e depois resolveram criar a Única, há 11 anos num mercado altamente competitivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (197.8 Kb)   docx (33.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com