TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INOVAÇÃO ESTRATÉGICA FGV

Por:   •  8/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.652 Palavras (7 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 7

ATIVIDADE INDIVIDUAL

Matriz de atividade individual

Disciplina: Inovação Estratégica

Turma: Online

Aluno: João Victor Di Castilho

Contexto

A inFlux é uma rede em sistema de franchising, no segmento de Ensino de idiomas, iniciou as atividades em 2004 em Curitiba-PR, e desde sempre no sistema de franchgising. Com os cursos de inglês e espanhol, a inFlux já atua em quase todos os estados do Brasil. Nos dias atuaias, a rede inFlux conta com mais de 150 escolas ativas e cerca de 50 mil alunos, sendo o grande diferencial da rede o seu compromisso de aprendizado, que funciona como uma garantia, onde garante aos alunos da rede o nível avançado de inglês ao final do curso completo, com a certificação internacional TOEIC. Outro diferencial muito importante é o tempo de curso completo, que para adolescentes e adultos, considerando do nível básico ao avançado, é de apenas dois anos e meio. A inFlux também conta com cursos Kids e Junior, que são para crianças e pré adolescentes de 6 a 12 anos de idade, e outras modalildades de aulas mais individualizadas, chamadas de Personal e VIP, onde consegue alcançar todos os tipos de público do segmento de ensino de idiomas.

Quem conhece a rede inFlux, pode perceber por pesquisas e depoimentos de alunos, que a rede tem como foco a qualidade do serviço prestado, e com os diferenciais reais consegue sair na frente dos seus concorrentes com o público que busca tanto um curso completo, pore´m em menor tempo, quando uma garantia que seu investimento de tempo e dinheiro será compensatório, já que não vemos falar sobre garantia nesse ramo e metodologias mais tradicionais podem chegar em até 6 a 8 anos de curso completo. Isso demonstra que a inFlux pretende um um reconhecimento como a melhor escola de idiomas, e por consequencia um crescimento podendo chegar a ser a maior também. Seu público alvo pode variar das diversas regiões atuantes no Brasil, e de cada particularidade das escolas ativas atualmente, mas o que podemos ver via redes sociais, da própria estrutura e localização de cada escola, dos depoimentos de alunos, e até o posicionamento da marca com seu valor médio praticado no mercado, é que trabalha com um público de maior poder aquisitivo, focando mais nas classes A e B. Podemos citar como principais concorrentes, as marcas também no modelo de franchising e com maior reconhecimento a nível Brasil como Wizard, Wise Up, Up Time, Cultura Inglesa e CNA, que percebemos uma similaridade de estrutura física e de valores praticados no mercado.

Podemos perceber muitas similaridades neste ramo de ensino de idiomas e portanto a inovação se faz necessária para uma competitividade maior e a consideração dos clientes na busca por esse tipo de serviço. Com o início da pandemia em 2020 ocorreram algumas alterações em formatos de aulas e produtos oferecidos por muitas redes com a inclusão obrigatória do modelo online para a continuidade do negócio, e pensando nessa adequação de posicionamento, a tecnologia se mostrou bastante eficiente e com uma aceitação muito boa, mesmo para empresas e alunos que eram fiéis ao modelo 100% presencial.

Falando ainda diferenciação, foi incluído a tecnologia como um diferencial bem forte a partir do ano de 2018, que na época foi implantado o Portal inFlux (acesso online a ferramentas da rede pelos franqueados), criado o Portal do Aluno on-line (exclusivos para o aluno inFlux), que pode ser acessado via computador (dispositivos desktop), tablet, celular ou qualquer dispositivo semelhante, desde que com acesso a internet, e o aluno consegue ter um controle pedagógico de como está o seu próprio desempenho no curso, com acesso a notas e frequências, e também a programas que auxiliam nos estudos, como a central de dúvidas 24h (que são respondidas pelos próprios professores), o dicionário on-line, e também uma plataforma interna do Portal do Aluno que aluno pode customizar os seus interesses por diversos assuntos (como tecnologia, entretenimento, cultura, música, economia, notícias mundiais, entre outras temáticas), voltados a língua estudada com atualizações durante os 7 dias da semana, e  interação via atividades ao final de cada leitura, chamado inFlux Seven/Siete. Também no Portal do Aluno, temos outro aplicativo chamado AudioBook inFlux, que o aluno consegue ter acesso a todas as faixas de áudios vistos em classe visando a melhoria de compreensão e fonética da língua.

Mais ao final do mês ano, em 2018, a rede inFlux implementou outros quatro aplicativos extras, agregando ao material didático, com acesso esclusivo por tablet ou celular, disponível apenas para dispositivos em Andrioid e IOS visando um maior contato com a língua e mais opções e diferentes formar de estudo. Os quatro aplicativos são: InFlux Mobile Trainer, uma plataforma interativa que auxilia na melhoria das quatro habilidades da língua (leitura, escrita, fala e audição), contando ainda com indicadores de evolução imediato, ao final de cada atividade realizada no app. O AudioBook inFlux, uma extensão da plataforma utilizada no Portal do Aluno. O inFlux AR, com experiências de realidade aumentada nos diálogos existentes no material didático físico via QR Code, gerando interação entre o material, app e o aluno. E também o InFlux Lexical Notebook, considerado um caderno digital, que serve para melhor fixação de vocabulários aprendidos de forma mais acessível e prática.

A partir desse contexto podemos explorar ainda mais a tecnologia e a implementação da mesma em atividades extra classes mais práticas e com engajamento direto nos estudos em sala de aula, o que hoje em dia não se vê um investimento forte nesse ponto nas principais redes de ensino de idiomas no Brasil. E a proposta de inovação seria a implementação de um modelo digital do WorkBook como uma forma opcional e interativa de os alunos de aulas presenciais fazerem as tarefas de casa e ter uma maior interação de conteúdo de forma on-line. Nesse projeto o aluno teria mais conteúdos extras a serem trabalhados do que no modelo físico, uma interação imediata para trabalhar a parte do listening (com áudios) e uma inteligência artificial para o reconhecimento de voz na parte do speaking (fala) com resultados e feedbcacks imediatos após cada exercício/atividade concluída.

Desafios inerentes à inovação

Para a implementação do Workbook digital é necessário um alto investimento em software e programação, o que geralmente se torna uma barreira mais difícil em qualquer tipo de projeto, mas como a inFlux já possui algumas plataformas digitais de apoio ao aluno acreditamos ser algo tangível como uma continuidade das plataformas já existentes. Um ponto bastante importante a ser analisado também, é a frequência de uso dessas plataformas por parte dos alunos (que pelo público acreditamos ser algo atrativo, e se mostra cada vez maior a aceitação e uso ao longo dos anos desde a implantação de cada um) e a adequação do mesmo em forma de aplicativo para também ser usados em dispositivos Android e IOS, como tablets e celulares, além do modelo convencional de desktop.

Fatores importantes a serem analisados são o tempo para a concretização do projeto, as possibilidades de atualizações, como ocorrem também no material físico e o retrabalho que pode ser necessário para que seja algo acessível e visual a todos os alunos e tenha uma boa aceitação do modelo. Sabemos que atualmente o uso de plataformas digitais tem se tornado cada vez maior em se falando de práticas de estudos, e um bom desenvolvimento com a facilidade do uso da ferramenta é algo primordial para o sucesso da mesma. Inicialmente pensando em deixar como algo extra e opcional aos alunos, respeitando também às pessoas que ainda preferem o modelo mais convencional e físico de estudos.

Como a inFlux adequou sua metodologia para também aulas no modelo online desde 2020, no início da pandemia, e foi perceptível a boa aceitação por parte da maioria dos alunos, seria um desafio dar mais um grande passo a uma inovação digital, porém com grandes chances de sucesso e diferenciação de outras redes para um melhor reconhecimento de qualidade e melhorias constantes.

Apoio à inovação

Todo o projeto será com supervisão da própria franqueadora, afim de manter a padronização da franquia e ter o mesmo apelo visual do que os produtos físicos e também as outras plataformas digitais já existentes.

Para o desenvolvimento desse novo recurso digital, será necessário o suporte da área de TI, que já acompanha os desenvolvimentos de plataformas digitais desde o início em 2018, para seguir a mesma linha de projetos que já vem sendo adotada e assim minimizar custos e prevenir falhas.

É de suma importância o apoio dos franqueados ao projeto, para que seja incluído uma taxa extra mensal de software a toda rede, afim de tornar viável o desenvolvimento e amenizar os recursos próprios e de terceiros (como empréstimos/financiamentos) a serem alocados no projeto. E também na divulgação interna com os colaboradores e alunos, para que seja de conhecimento de todos e tenha uma boa adesão de uso para que se obtenha valor agregado a marca e ao curso, e o reconhecimento devido à essa inovação.

Inovação no modelo de negócios

[pic 1]

Conclusão

Quando falamos em inovação, sempre pensamos em algo que podemos fazer para melhorar a experiência do usuário, e nesse projeto isso não seria diferente, onde pensamos na praticidade, comodidade e ainda não deixando de lado a eficácia de ensino, que pode inclusive se demonstrar ainda melhor com uma ferramenta bem desenvolvida.

Em 2018, com a implementação de algumas plataformas online para os alunos, a inFlux demonstrou a percepção da rede em se atentar ao momento tecnológico que vivemos e nos adiantar com inovações e melhorias na experiência do aluno com o ensino da língua inglesa e/ou espanhola e que devemos dar sequência e nos adequar as novas necessidades tanto dos alunos, quanto do mercado.

Com essa ferramenta podemos também prever ações futuras que poderiam ser necessárias a curto/médio prazo, ou questões mais imediatas, como presenciamos com a pandemia. E o intuito será sempre estar um passo à frente, visando melhoria contínua nos processos e oferecendo o que há de melhor no ramo de ensino de idiomas a todos os alunos da rede inFlux no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (274.7 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com