TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTERVENÇÃO EMPRESARIAL

Por:   •  17/12/2019  •  Artigo  •  2.959 Palavras (12 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 12

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO EMPRESARIAL: BETO MOTOS

PASSOS, Bráulio R. M.¹

SCHWEITZER, Érica A

SANTOS, Maria Eduarda

MOURA, Juliano Branco de²

        

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo caracterizar os principais pontos para apresentação dos trabalhos científicos para os cursos da UNIASSELVI. Um elemento obrigatório do trabalho científico e o primeiro item a ser visualizado é o resumo, que deve ser montado somente após o desenvolvimento do trabalho, pois explicita a essência do trabalho e das ideias do autor e é através deste que se motivará aos leitores à leitura do trabalho na íntegra. Os itens indispensáveis para compor o resumo são: o tema a ser tratado, os objetivos, as referências teóricas que apoiaram a construção do trabalho, a metodologia adotada, os resultados e as conclusões. Para esta etapa, portanto, deve-se construir um resumo de, no máximo, 250 palavras, composto de um único parágrafo, sem recuo na primeira linha. Use fonte Times New Roman, espacejamento simples, alinhado à esquerda, tamanho 12, itálico.

Palavras-chave: Intervenção. Gestão. Marketing.

1. INTRODUÇÃO

O artigo desenvolvido apresenta o resultado de um projeto executado na empresa Beto Motos. Projeto este, que é pré requisito para conclusão do curso de bacharel em administração, da turma ADG 0562, Uniasselvi 2018. O mesmo foi divido em duas etapas: Diagnóstico Empresarial e Intervenção Empresarial. A primeira etapa foi realizada no semestre anterior e, com base nela executamos a segunda parte que é a intervenção empresarial, foco deste artigo.

Através do diagnóstico empresarial podemos identificar os pontos fortes e os pontos fracos da empresa pesquisada. Apresentaremos os pontos fortes e também uma proposta para solução dos pontos fracos detectados. Neste caso a área identificada como ponto fraco foi a área de marketing de modo geral, pois segundo as informações auferidas na entrevista, os proprietários não dão importância quanto a investimentos nessa área por acreditarem que não traz retorno financeiro.

A partir desta análise foi desenvolvida uma proposta para sanar as dificuldades que foram encontradas e fazer com que a empresa veja seus lucros e sua empresa alavancarem.

2. MARKETING

        

        Marketing é um segmento que, através de alguns meios, procura atender com satisfação aos objetivos coletivos e individuais, satisfazendo a organização e o consumidor.

Marketing é a área de conhecimento que engloba todas as atividades concernentes às relações de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores, visando alcançar determinados objetivos de empresas ou indivíduos e considerando sempre o meio ambiente de atuação e o impacto que essas relações causam no bem-estar da sociedade. (LAS CASAS, 2005, p.10).

2.1 MARKETING DE RELACIONAMENTO

Marketing de relacionamento nada mais é do que trabalhar estratégias de retenção e relacionamento ao cliente. As organizações que prestam serviços profissionais querem manter e aumentar suas bases de clientes, porém pensam que uma vez conquistados os clientes ele será seu para a vida toda. Contudo para que isso aconteça é preciso que as empresas sempre trabalhem, para que esse desejo se torne realidade.

As estratégias de relacionamento não têm os produtos e serviços da empresa como base. A aposta da vez e composta pelo valor e pela prioridade que as pessoas atribuem a qualidade e quantidade dos relacionamentos.

Sendo assim, o marketing de relacionamento enfatiza a importância da retenção dos clientes e a preocupação com a qualidade.

Segundo Peppers (2005), o mais importante hoje não é simplesmente adquirir novos clientes, mas manter os clientes existentes em seu portfólio. As empresas vivem uma situação na qual precisam oferecer diferenciais entre as suas concorrências, preço e qualidade são fatores imprescindíveis, mas não se pode pensar que só esses fatores atendem aos clientes. O recurso mais escasso hoje são os clientes, por causa da oferta excessiva dos produtos e serviços no mercado.

2.1.1 AS PRINCIPAIS AÇÕES PARA CRIAR UM RELACIONAMENTO DURADOURO COM OS CLIENTES

Aprender com os clientes;

- Revisar as opções de produtos ofertados;

- Utilização de pesquisas de marketing para melhor perceber os desejos e as necessidades não atendidas dos clientes;

- Identificar o valor de cada cliente;

-Aumentar o volume de vendas e de forma melhor;

-Implementação de inovações acompanhando o mercado;

- Usar novas tecnologias, como extranets, para se aproximar mais dos clientes;

- Utilizar novas abordagens para enfrentar os concorrentes.

2.2 MARKETING DE VENDAS

        A ligação do marketing com as vendas, de forma resumida, é estabelecer uma relação para que se consiga desempenhar de forma eficaz, as estratégias de mercado para a empresa ou qualquer organização vender a sua imagem.

Sempre haverá a necessidade de vender algo, assim o ato de vender tornar-se supérfluo já que o marketing tem como objetivo conhecer e entender tão bem as necessidades dos clientes que o produto deverá ser elaborado correspondente as necessidades e desejos desses clientes, sendo assim, o produto venderá por si só (KOTLER E KELLER, 2006).

É normal que as pessoas confundam o marketing somente com propaganda, porém, ele é mais complexo que isso pelo fato de envolver um conjunto de variáveis, como por exemplo, os quatro Ps: produto, preço, praça e promoção. Sendo a promoção um dos mais importantes porque ela utiliza mais precisamente as ferramentas de comunicação, das vendas e da propaganda para alcançar seus objetivos.

Como apontam Kotler e Keller (2006), o composto de marketing mais conhecido – os 4 Ps – foram definidos por McCarthy na década de 60 e têm sido, desde então, muito úteis para os estudos e para a compreensão de variáveis envolvidas no relacionamento da empresa com o mercado, através das ofertas daquelas e das demandas desse. O composto mercadológico – 4 Ps – é formado por: Produto, Preço, Praça ( ou ponto de distribuição) e Promoção. Cada um desses elementos se utiliza de um conjunto de ferramentas que leva a áreas de decisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (180.9 Kb)   docx (47 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com