TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTRODUÇÃO AO DIREITO TRIBUTÁRIO

Por:   •  28/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  313 Palavras (2 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE AVALIATIVA

NOME: RENAN NUNES PALMEIRA DA SILVA / CÓDIGO: (NPG1858)

DISCIPLINA:  INTRODUÇÃO AO DIREITO TRIBUTÁRIO

1) QUAL É O DESAFIO QUE O GESTOR ENFRENTA AO RECEBER A DETERMINAÇÃO DO QUADRO SOCIETÁRIO EM NÃO PROCEDER O RECOLHIMENTO DE DETERMINADOS TRIBUTOS AOS COFRES PÚBLICOS, SEGUNDO A LEI 8.137/90?

2) NA SUA OPINIÃO, ESSA DECISÃO FOI ÉTICA E JUSTA DO PONTO DE VISTA SOCIAL?

RESOLUÇÃO DO EXERCÍCIO

1-) O maior desafio é fazer com que os sócios entendam que a não contribuição aos cofres públicos acarretarão em diversos crimes e será de enorme prejuízo para os negócios da empresa (Impedindo – a de crescer). Por exemplo, o crime de evasão fiscal é toda ação ou omissão do contribuinte com o objetivo de reduzi, retardar ou evitar o cumprimento de uma obrigação tributária.

Além disso, a sonegação fiscal tem como consequências a responsabilização criminal dos envolvidos, mas também: eventual indisponibilidade de bens dos sócios e da empresa (até que a situação seja regularizada perante o Fisco); impossibilidade de emissão de certidões tributárias negativas e consequente prejuízo à participação de sua empresa em processos licitatórios, em projetos e outros negócios que exijam “ficha cadastral limpa”; multas bastante elevadas (podem chegar a 225% do valor originalmente devido); maior escrutínio por parte do Fisco sobre as contas da empresa, na busca por mais ilícitos; entre outras consequências.

A empresa perde credibilidade no mercado em que atua, junto a seus clientes e fornecedores com a determinação de não recolhimento de cofres públicos.

2-) NÃO. Pois, um  fator importante a ser considerado na questão ética e sonegação de impostos está relacionada ao retorno oferecido pelo Estado em termos de serviços públicos (saúde, educação, segurança). Notadamente estes serviços encontram-se atualmente bastante inadequados do ponto de vista qualitativo, fato que incentiva a sonegação.

Portanto, quando a emprega sonega impostos deixa de contribuir com a sociedade, deixando de realizar sua principal função de sempre pensar no bem estar da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (79.9 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com