TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INVENÇÃO DA INFÂNCIA

Por:   •  16/9/2019  •  Exam  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 2

A INVENÇÃO DA INFÂNCIA

O curta metragem “A invenção da Infância”, seguindo a linha documentário, aborda diversos temas entrelinhas. De um lado, a falta de políticas públicas em saúde e educação, aliada a uma distribuição de renda completamente desigual, faz com que a taxa de natalidade e a de mortalidade sejam enormes. Do outro lado vemos a situação oposta. Famílias com mais instrução, sob todos os aspectos, que conseguem se planejar financeiramente e calcular o tamanho ideal que sua casa deve ter para que não haja nenhum tipo de problema mais a frente.

A partir de depoimentos, o filme mostra o desequilíbrio que existe, dentro de um mesmo país, que distorce totalmente o conceito de infância em contextos muito diferentes. O conceito de infância como o conhecemos é relativamente novo. Foi descrito para que houvesse uma separação do ser adulto, propondo proteção, carinho e atenção irrestrita a estes novos seres que “apareciam” na sociedade. Porém, o filme mostra que tal contexto não corresponde em nada com a realidade, mostrando as diferenças sociais gritantes sob as quais as crianças estão inseridas, cada uma em sua realidade.

Nas famílias em posição de extrema pobreza, a mortalidade infantil tem números altíssimos. Os sobreviventes são encorajados a trabalhar desde muito cedo para que não falte o mínimo para sua família sobreviver. As condições não são equalizadas para a idade e os riscos laborais são os mesmos para adultos e crianças. Já as famílias com condições financeiras melhores demandam que suas crianças sejam um espelho de uma sociedade ideal. As atividades propostas nada têm a ver com a vontade da criança que é justamente ser uma criança, poder brincar livremente, dentro das regras de segurança, obviamente.

A primeira realidade, que é a da família paupérrima, remete ao que era a criança antes de ser reconhecida como criança dotada de direitos e que merecia cuidados. Não existe adulto e criança nessa realidade. Todos são iguais e devem trabalhar para prover sustento para si e seus familiares. Brincar é algo que se deve fazer nos momentos de “folga”. A mortalidade infantil não causa mais espanto neste povo. A segunda realidade mostra que também não há diferenciação entre crianças e adultos. As crianças aqui precisam se comprometer com o que lhes é dito pelo adulto. Não há a opção de escolha. O curso, o esporte, o lazer, tudo é escolhido única e exclusivamente pelo adulto. Independentemente da realidade em que vivem, já há a necessidade imposta de se responsabilizarem por seus atos, igual como funciona com os adultos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (22.6 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com