TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS DE SISTEMA DE INF. GERENCIAIS

Por:   •  16/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.974 Palavras (12 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE MACAÉ

ADMINISTRAÇÃO

SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS

JACQUELINE DIB LOPES – 393655

TAYTA ANTUNES CASINI – 395998

IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO

PATRÍCIA

MARCEL CIBIM

MACAÉ – 15/10/2014

INTRODUÇÃO

O Sistema de Informação Gerencial vem a ser um fiel aliado ao gestor no processo de tomada de decisão. A forma como os dados são processados até ser gerada a informação é que leva ao estudo do SIG, e a informação é de suma importância para que a decisão seja tomada conforme o ambiente a qual a empresa esta inserida. A presente atividade tem como objetivo apresentar uma proposta de implantação de um Sistema de Informações.

DIFERENTES APLICABILIDADES DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS

Atualmente as empresas se encontram em um ambiente competitivo e acirrado, em busca de novos clientes, novos produtos e redução de custos operacionais. Nas últimas décadas os Sistemas de Informações foram essenciais para auxiliar o gestor neste processo decisório. Eles são classificados em: gerenciais, de apoio à decisão e para executivos. E têm como objetivo aproximar o gestor das situações que a empresa está sujeita no seu ambiente e pode ser considerado o agrupamento dos demais, por ter como finalidade o processamento dos dados em informações para o gestor no desempenho de suas atividades.

O modelo gerencial de entrada de dados, processamento e saída da informação já transformada, é um modo de visualizar o processo que os sistemas trazem para dentro da organização. Eles captam dados e transformam em informação para que o gestor disponha de uma ferramenta poderosa na tomada de decisão.

As empresas que implantam o SIG dão um passo à frente da concorrência, sua importância é a proximidade que os setores passam a ter com a utilização de um sistema integrado para gerar as informações e dispor para o gestor. É através da informação que o processo decisório se torna eficiente nas funções exercidas pelo administrador. Este processo depende de informações oportunas e de conteúdo confiável para que seja tomada a decisão adequada.
Inúmeros são os benefícios que a utilização do SIG traz para a empresa, entre eles destacam-se os internos e externos que proporcionam o gerente de ter um suporte para o planejamento estratégico e o nível mais alto da empresa, de tomar as decisões conforme o que o SIG processa e transforma em relatórios de uso no planejamento.

A seguir demonstraremos algumas empresas que adotaram os sistemas de informações e obtiveram resultados expressivos.

  • International Rectifier Corp

Na International Rectifier Corp., uma produtora de semicondutores de controle de energia sediada na Califórnia, o gerente de análise financeira, Doug Burke, informa que o software Essbase da Hyperion Solutions possibilitou à companhia “afastar-se um pouco mais de nosso (sistema de médio porte) IBM AS/400” e, assim, extrair e analisar dados de vendas quase de graça. Burke esperava maiores reduções de custo depois de algumas semanas, quando fosse instalada a versão 6.1 do Essbase, com atributos que permitissem aos usuários uma análise dinâmica de dados, cruzados com dimensões adicionais (como as áreas de vendas), sem precisar armazenar aqueles cálculos e, em consequência, aumentar o tamanho do banco de dados. A International Rectifier decidiu utilizar o Essbase não apenas com o objetivo de reduzir os custos e o tempo que leva para coletar dados, mas também para padronizar a forma como os dados são agrupados a fim de melhorar a tomada de decisão. “Gostem de números ou não, todas as pessoas concordam com eles e podem se concentrar mais na análise dos dados do que em sua coleta”, explica Burke.

  • Pepsi Corporation

A PepsiCo e a Sedgwick James, Inc., a segunda maior corretora de seguros do mundo, desenvolveram um DDS de administração de riscos para ajudar a minimizar as perdas da PepsiCo derivadas de acidentes, roubos e outras causas. A seguradora utiliza o sistema INFORM de administração de riscos que combina o poder analítico de modelagem de apoio à decisão do Focus com as possibilidades de análise gráfica da Focus/EIS para Windows. Em decorrência disso, os gerentes da PepsiCo em todos os níveis podem localizar tendências críticas, desagregar em busca de informações de backup, identificar problemas potenciais e planejar maneiras de minimizar riscos e maximizar lucros, o que facilita a tomada de decisão.

  • Procter & Gamble

No ano de 1996, quando portal era apenas o nome composto de uma porta, a divisão de TI da Procter e Gamble Co. começou a desenvolver um sistema rudimentar para compartilhar documentos e informações na intranet da empresa. Enquanto as demandas de usuários e o número de páginas de rede apoiados pelo sistema cresciam, a equipe de TI ampliava o escopo deste catálogo de conhecimento global. O grande sistema é um imenso banco de informações que permite a todos os 97.000 funcionários da Procter & Gamble em todo o mundo de encontrarem informações específicas para suas necessidades.

Embora o sistema ajudasse a manter coerência de grande quantidade de dados, ele ainda conduzia a uma sobrecarga de informações. “O que a Procter & Gamble realmente precisava era uma forma de personalizar a informação de cada funcionário, com base em seu trabalho”, diz Dan Gerbus, gerente de projetos da empresa.
Gerbus diz que funcionários da Procter & Gamble serão capazes de olhar para seu “painel”, que lhes oferecerá uma visão prefixada de várias fontes de informações, e encontrar toda a informação atualizada que precisem para tomar decisões sobre novos produtos, campanhas de propagandas e outras iniciativas. “Se um gerente sempre precisar localizar algumas peças-chaves de informação, seremos capazes de construir um painel para isso”, diz Gerbus. “Mas também forneceremos as ferramentas para que consigam a aplicação ou fonte de dados para uma análise mais profunda”.

VANTAGENS COMPETITIVAS PROPICIADAS ÀS EMPRESAS PELOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

  • A utilização dos recursos de Tecnologia da Informação (TI) é indispensável para a gestão de qualquer negócio, seja por exigências fiscais, seja pela busca de eficiência operacional, redução de custos ou até mesmo para conseguir manter-se competitivo. O gestor deve conhecer as tecnologias disponíveis e os benefícios que podem trazer ao seu negócio, estar atento ao que é feito pelo mercado e principalmente quais são as tendências que devem impactar sua atividade. De posse dessas informações, cabe sempre análise e verificação da estratégia da empresa, o alinhamento das tecnologias e suas projeções com essas estratégias, pois os rumos serão ou deverão ser mudados, diante de inovações tecnológicas que surgem ou venham a surgir e interfiram na atividade da empresa.
  • A instabilidade dos mercados financeiros fez surgir, principalmente a partir das últimas décadas, a necessidade tática das empresas planejarem antecipadamente os seus negócios. De acordo com Castor (2000, p.1), a crescente complexidade do ambiente estratégico, o aumento exponencial dos dados e informações a respeito de variáveis controláveis e incontroláveis, bem como a rapidez com que as mudanças ambientais se operam “obriga à adoção de instrumentos mais expeditos de coleta e interpretação de dados e informações para reduzir os prazos de análise ambiental” no processo decisório. Nesta esteira, o planejamento e controle financeiro se constitui em uma ferramenta poderosa dentro da empresa que busca a adaptação ao mercado, em vista da objetivação da minimização dos custos organizacionais.

Dessa forma, os Sistemas de Informações são apresentados como determinantes para o sucesso do processo de planejamento e controle financeiro, e principalmente para instrumentalizar o processo de tomada de decisão. Enfatizamos também a importância da Contabilidade como instrumento de informação para o planejamento e controle financeiro.

  • Fatores Chave De Sucesso Nos Negócios, os 5Rs, uma ferramenta revolucionária que ajuda você e sua empresa a obter e manter clientes, e a fazer negócios. São eles:
  • Relevância: encontrar os produtos e serviços que o cliente quer.
  • Reconhecimento: ser único ou diferente para o cliente.
  • Receptividade: pesquisar onde encontrar o seu cliente.
  • Responsividade: fazer contato comercial com o seu cliente.
  • Relacionamento: cultivar um relacionamento, fazer do cliente um cliente para toda a vida.
  • Vantagem competitiva é uma ou um conjunto de características que permitem a uma empresa diferenciar-se, por entregar mais valor aos seus clientes, em comparação aos seus concorrentes e sob o ponto de vista dos clientes. É o que faz com que a sua oferta seja a escolhida pelos seus clientes e clientes potenciais, dentre todas as ofertas disponíveis no seu mercado de atuação. Há duas maneiras de se ter uma vantagem competitiva: ser único (a melhor) ou ser diferente (a mais comum).

As características das vantagens competitivas são:

  1. Valor para os clientes; 
  2. Não pode ter outras vantagens competitivas substitutas disponíveis prontamente aos concorrentes;
  3. A empresa precisa ter os recursos e a capacidade para fornecer a vantagem competitiva para os clientes de forma constante e consistente;
  4. Precisa ser sustentável. 
  • Vantagem Competitiva Sustentável é a capacidade de se manter a Vantagem Competitiva ao longo do tempo a despeito de entradas no mercado ou de tentativas de imitação por concorrentes. A melhor medida da sustentabilidade de uma vantagem competitiva é por quanto tempo uma empresa conseguirá desfrutar de uma lucratividade acima da média do mercado ano a ano. A estratégia competitiva preocupa-se com a posição da empresa em relação aos seus concorrentes no mercado escolhido. Ela é o casamento das capacidades internas com os relacionamentos externos. Uma estratégia bem sucedida é baseada em fazer bem o que os concorrentes não podem, ou não podem prontamente, mas não em fazer o que eles podem ou já fizeram.

PROPOSTA DE IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (224 Kb)   docx (41 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com