TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ideia x Oportunidade

Por:   •  21/8/2015  •  Resenha  •  825 Palavras (4 Páginas)  •  541 Visualizações

Página 1 de 4

IDEIA X OPORTUNIDADE

Uma ideia de negócio não é necessariamente uma oportunidade real. Você precisa filtrar essas ideias, peneirar, procurando as oportunidades.

Qual é a diferença? Uma ideia é apenas isso. Não tem nenhum valor a menos que você consiga fazer um negócio a partir dessa ideia. Uma oportunidade é uma ideia que pode ser implementada, utilizando os recursos que estão disponíveis, e essa oportunidade fará com que esses recursos se multipliquem.

As oportunidades são muito mais raras e valiosas que as ideias.

O planejamento de negócios é uma ótima maneira de filtrar as ideias e encontrar as oportunidades. Utilize sua ideia como ponto de partida e extraia dela as informações básicas necessárias, como custos de partida, as vendas reais, as despesas com vendas, despesas, etc. Dê uma boa olhada no mercado, quais as reais necessidades e desejos existentes, e se existe pessoas suficiente para gastar dinheiro com o seu negócio. Pense nos recursos que serão necessários. Uma ideia só se torna uma oportunidade quando você pode agir sobre ela.

Pouquíssimas startups fracassam ou prosperam em cima da ideia do negócio. Acontece mais é raro. Para cada novo negócio, baseado em ideia, existem dezenas de milhares de novos negócios baseados em dar mais valor as pessoas ou melhor valor a algo já existente, ou algo que eles gostam mais.

Assim, as ideias de negócios são grandes, maravilha, mas não é o que realmente faz a diferença. Antes de começar, verifique se você tem uma oportunidade, não apenas uma ideia.

Hoje o percentual de empresas que abre no Brasil é alta, considerado o pais mais empreendedor do mundo per capita. Mas o grande problema é que com este bom ranking também somos lideres do ranking de maior mortalidade de empresas em menos de 3 anos. Por que isto ocorre, acredito que seja por falta de observar as oportunidades de negocio. Hoje se pegarmos os empresários de micro empresas são pessoas que estavam desempregadas e resolveram abrir um negocio, sem observar as oportunidades apenas agindo pelas ideias. Abaixo uma explicação básica para ficar mais claro a diferença de ideias de negócios e oportunidades.

Ideias de negócios: Pessoas as têm e acreditam em suas percepções, ideias são abstratas, nem toda ideia é uma oportunidade viável.

Oportunidade: Existem no mercado, esperando ser identificadas, são criadas devido a necessidade do ambiente sobre um determinado serviço ou produto.

Se as oportunidades são externas e nem toda ideia é oportunidade, como identificar se minhas ideias podem ser uma oportunidade, existem diversas técnicas, mas primeiramente devem-se avaliar as seguintes premissas, Atratividade do negocio, Durabilidade, disponibilidade e se cria valor ao consumidor. Ao se colocar no lugar do cliente e avaliar que estas quatro etapas são aceitáveis, é um bom começo para estar perto de uma oportunidade.

Outro bom momento de abrir um negócio é quando as famosas janelas de oportunidade se abrem, que surgem em novos mercados e quando amadurecido ela se fecha. Exemplo: abrir o primeiro supermercado em uma cidade que esta em crescimento de renda. Também se pode criar a própria janela, usando a criatividade para gerar novos negócios e novos modelos assim criando uma nova janela.

Então, qual seria o melhor método para se ter uma ideia viável. Há 10 fontes conhecidas de ideias segundo o terceiro capitulo do livro oportunidades e ideias. São elas: identificar uma necessidade; observar uma deficiência em um negócio já existente; seguir as tendências( mudanças no consumo); derivação da ocupação atual; novas aplicações a produtos já existentes;hobbies;imitar o sucesso do outro(mas em outro ambiente); canais de distribuição (são ótimas fontes para identificar as necessidades do mercado); adaptação as legislações; esforços próprios em pesquisar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (59.6 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com