TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Existe uma diferença entre uma idéia e uma oportunidade de negócio

Artigo: Existe uma diferença entre uma idéia e uma oportunidade de negócio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2014  •  Artigo  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 2

Existe diferença entre idéia e uma oportunidade de negócio.

A maioria das idéias é obtida por uma informação criativa de um indivíduo. Podem ser representações mentais/imagens de algo concreto ou abstrato; uma elaboração intelectual, concepção; um projeto ou plano; uma invenção ou criação.

O fato de a idéia ser única, ou não, não importa. Segundo Dornelas (2001), “o que importa é como o empreendedor utiliza sua idéia, inédita ou não, de forma a transformá-la em um produto ou serviço que faça a sua empresa a crescer; (...) é importante identificar uma necessidade de mercado e saber como atendê-la, antes que outros façam”.

Dornelas (2001) afirma que se existe uma idéia, da qual se acredita ser interessante e que pode se transformar em um negócio de sucesso, deve-se perguntar a si mesmo e aos sócios da empresa: Quais são os clientes que comprarão o produto ou serviço de sua empresa? Qual o tamanho atual do mercado em reais e em números de clientes? O mercado está em crescimento, estável ou estagnando? Quem são seus concorrentes? Caso não conseguirem responder a essas perguntas com dados concretos, há apenas uma idéia, e não uma oportunidade de mercado.

A fim de detectar oportunidades de sucesso, Cunha (1997, p. 52) faz o levantamento de alguns itens a serem estudados: identificação de necessidades; observação de deficiências no mercado; observação de tendências; derivação da ocupação atual; procura de outras aplicações; exploração de hobbies; lançamento de moda; e ainda imitação do sucesso alheio.

É importante destacar que as pessoas com informações melhores tomam decisões mais corretas. Pode-se perceber que para uma oportunidade dar certo é muito importante que haja uma pesquisa de mercado, uma busca as informações procurando inovar sempre, e um estudo das principais fontes de oportunidades, a fim de que se possam ser aproveitadas eficazmente.

Por sua vez, Dolabela (2001) define oportunidade como uma idéia que está vinculada a um produto ou serviço que agrega valor ao seu consumidor, seja por meio de inovação ou diferenciação, ou seja, uma idéia isolada não tem valor se não for transformada em algo viável de implementar, visando atender a um público-alvo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com