TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ideia e oportunidade

Por:   •  11/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.209 Palavras (9 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

EMPREENDEDORISMO

ANDERSON masahiro miyaguni morais

ELIAN marcos veloso da silva

FELIPE SOARES DA SILVA

JESSICA barretos lima dos reis

MYLENA souza furlan

IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES E FORMAR DE DESENVOLVÊ-LA. COMO IDENTIFICAR OPORTUNIDADES NO MERCADO. O QUE É UMA IDÉIA, O QUE É UMA OPORTUNIDADE

CORNÉLIO PROCÓPIO

2017


ANDERSON masahiro miyaguni morais

ELIAN marcos veloso da silva

FELIPE SOARES DA SILVA

JESSICA barretos lima dos reis

MYLENA souza furlan

IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES E FORMAR DE DESENVOLVÊ-LA. COMO IDENTIFICAR OPORTUNIDADES NO MERCADO. O QUE É UMA IDÉIA, O QUE É UMA OPORTUNIDADE

Trabalho Acadêmico apresentado como requisito parcial à obtenção de Créditos na Disciplina Empreendedorismo da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Prof. Cleverson Flôr da Rosa

CORNÉLIO PROCÓPIO

2017


SUMÁRIO

1     INTRODUÇÃO______________________________________________              4

2     O QUE É IDEIA E OPORTUNIDADE ____________________________              5

3     DIFERENÇA ENTRE IDEIA E OPORTUNIDADE___________________              5

4     COMO IDENTIFICAR OPORTUNIDADES E DESENVOLVÊ-LAS? ____              5

5     CONCLUSÃO ______________________________________________            11

REFERÊNCIAS ________________________________________________            12

1 INTRODUÇÃO

        O presente trabalho é sobre Ideias e Oportunidades, mais concretamente sobre as suas diferenças, como identificar uma oportunidade e desenvolvê-la.

        São objetivos deste trabalho a compreensão dos termos e apreensão de técnicas utilizadas por empreendedores de sucesso para identificar e aproveitar uma boa oportunidade.

        Está organizado em 3 capítulos. No capítulo 1, optamos por definir os termos ideia e oportunidade. No capítulo 2, explicaremos a diferença entre os dois termos. No capítulo 3, optamos por mostrar algumas dicas de como identificar oportunidades e através disso, como desenvolvê-las.

        

2 O que é Ideia e Oportunidade?

Segundo o dicionário, uma ideia consiste em “um objeto imediato do nosso pensamento, representando um conceito ou noção sobre algo que temos, resultando em um pensamento concreto ou abstrato”. Ou ainda, “uma ideia pode ser um conhecimento, noção ou opinião de algo”, além de poder também representar “plano ou meio a ser realizado”.

Já oportunidade, o dicionário define como “ocasião favorável; circunstância oportuna e propícia para realização de algo; situação útil, benéfica ou vantajosa”.

Uma se baseia no que acreditamos, maquinamos e pensamos sobre algo, já outro tem ligação com situações externas, momentos e até sobre o que fazemos com uma ideia.

3 Diferença entre ideia e oportunidade

Ter uma ideia, boa ou ruim, não faz de ninguém empreendedor, mas saber aproveitar uma boa oportunidade está no básico da profissão.

Eu posso ter a ideia de viajar para os Estados Unidos da América, aproveitar minhas férias, conhecer cidades novas e relaxar. Já um empreendedor encara essa ideia por outra ótica, pois se alguém quer viajar para os EUA, ele pode monetizar esta ação, vendendo passagens, hospedagens, passeios, pacotes etc.

Ter uma simples ideia não é o suficiente, muito menos identificar a oportunidade, a construção de um negócio de sucesso está baseada na execução, ou seja, em como você vai aproveitar de fato o mote da ideia e o time da oportunidade. 

4 Como identificar oportunidades e desenvolvê-las?

Existem muitas fontes de oportunidades de negócio. Mais especificamente, quando se encontra uma ineficiência no mercado, e através disso pode ter a ideia de como suprir essa ineficiência. E, através de recursos, ou pelo menos a habilidade de obter estes recursos, pode ser uma proposta interessante de negócio.

Em algumas situações, a oportunidade nem é uma ideia nova, mas, que já existe em outros mercados (outros países), mas, não propriamente no qual está, e ideia de importar essa oportunidade para o país em que está, pode ser o início de um grande negócio, geralmente isso acontece através de franquias.

Um ponto importante é ouvir os clientes. Através dessas opiniões, pode haver uma oportunidade de negócio. Isso é algo que devemos fazer continuamente, de forma a entender o desejo dos clientes, onde eles querem ter o produto ou serviço, como eles querem que seja fornecido o produto ou o serviço, quando querem recebê-lo e por qual preço. Ao ter ideia, ou estar em buscar de ideias, existem algumas perguntas importantes que devem ser levadas em consideração: O mercado é real? O produto ou o serviço é real? Posso vencer nesse mercado? Quais são os riscos? E será que vale a pena?

Para encontrar a resposta, e saber se o mercado é real, o correto é fazer uma análise do cliente, realizando pesquisas e descobrir sobre: Quem é o cliente? Que produto o cliente quer comprar? Quando o cliente vai querer comprar? Que preço o cliente está disposto a pagar? Portanto, fazer essas perguntas: quem, aonde, o quê, quando – é o primeiro passo. No final das contas, a principal coisa que todos os empreendedores procuram é a receita, e a receita virá dos clientes. É por isso que temos de nos perguntar se há mercado nessa área.

Outra importante informação a se ter é: existe concorrência nesse mercado em questão? Caso sim, o que eles estão fazendo pelos clientes? Eles estão fornecendo um produto ou serviço substituto similar àquele que você tem em mente?

Sendo assim, conseguirá entender melhor a necessidade que não está sendo atendida no momento, dará a oportunidade de ter um planejamento nos pontos de preço, recursos, e onde pode diferenciar dos concorrentes.

Outra importante análise é sobre o setor, pesquisar e buscar informações para entender melhor o setor no qual quer ingressar.  O setor está crescendo ou encolhendo? Que poder tem os fornecedores nesse setor? Quantos compradores atuam nessa área? Existem produtos substitutos? Existem barreiras para o ingresso? Se existirem, quais são? É muito importante entender isso, porque ajuda a perceber se o setor que se pretende ingressar é atraente ou não.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)   pdf (143.5 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com