TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIFERENCIANDO IDÉIAS DE OPORTUNIDADES

Por:   •  29/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  991 Palavras (4 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

DIFERENCIANDO IDÉIAS DE OPORTUNIDADES

                         Não importa se uma ideia é única ou não, o importante é o empreendedor saber utilizar esta ideia inédita ou não, fazendo dela produto ou serviço, fazendo sua em presa crescer. Geralmente são as oportunidades “únicas”. Ideias revolucionárias são raras, produtos únicos não existem e concorrentes, com certeza existirão. É importante testar sua ideia ou conceito de negócio junto a clientes em potencial, empreendedores mais experientes (conselheiros) ou ainda amigos próximos antes que a “paixão” pela ideia cegue sua visão analítica do negócio. Uma ideia sozinha não vale nada.

                         Na verdade, o que conta não é ser o primeiro a pensar e ter uma ideia revolucionária, mas sim o primeiro a identificar uma necessidade de mercado e saber como atendê-la antes que outros o façam. Uma ideia isolada não tem valor, tem que ser implementada, atender mais o nicho de mercado mal explorado. O empreendedor tem que ter, acima de tudo, conhecimento do mercado onde que atuar e consequentemente criar ideias. Deve-se analisar todos os parâmetros para saber se uma ideia pode se transformar num bom negócio. Deve-se considerar o “timing” da ideia (momento em que a ideia foi gerada), pois, dependendo do “fruto” (concepção ) da ideia, já chega atrasado no mercado. O empreendedor que for idealizar um produto, e tem uma “ideia brilhante”, digamos assim, dirigida a um mercado específico, deve conhece-lo a fundo, senão corre o risco ter prejuízos por falta de experiência no ramo. Em primeiro lugar, deve-se “amar” sua profissão ou atividade, o que se faz, ganhar dinheiro é uma consequência disso tudo.

                         Os empreendedores de sucesso estão sempre em busca de novas ideias de negócios e de verdadeiras oportunidades de mercado, atentos com tudo à sua volta, são curiosos e indagadores. Informação é a base de novas ideias. Identificar novas oportunidades pode não ser uma tarefa fácil, existem algumas formas que podem auxiliar o empreendedor, uma das mais conhecidas é o método “brainstorming (tradução literal: tempestade cerebral), que se baseia no fato das pessoas serem estimuladas à novas ideias, quando estão em grupo. Este grupo, definirá algumas regras básicas, mas sempre evitando ceifar a criatividade dos demais membros. Ao final, pouco será aproveitado, mas geralmente novas ideias de criar um produto, solucionar problemas, concepção de novas diretrizes para uma nova produção, etc... Algumas regras básicas do método “brainstorming”:

- Não criticar membros do grupo, mesmo que saiam ideias absurdas.

- Quanto mais rodadas, melhor, a cada rodada surgem mais ideias.

- Podem ser usadas ideias anteriores de outras pessoas.

- A reunião deve ser descontraída, não tendo pessoas com “espírito”     dominante, todos devem participar.

                        O empreendedor deve estar sempre antenado em tudo a sua volta, no ambiente onde vive, como:

- Conversar com pessoas de todas as idades, níveis sociais e temas variados.

- Pesquisar novas patentes e licenciamentos de produtos.

- Estar atento aos acontecimentos sociais de sua região, tendências, preferências da população, mudanças de estilo de vida, etc...

- Visitar institutos de pesquisas, universidades, feiras de negócios, empresas, etc...

- Participar de conferências e congressos da área, ir a reuniões, eventos de entidades de classes e associações.

De forma dinâmica, o empreendedor deve observar “tudo e todos”.

                         Identificar uma oportunidade não é tarefa fácil, deve-se conhecer o ramo de atividade em que se deu a oportunidade, o mercado, seus concorrentes, etc... E, acima de tudo avaliar bem esta oportunidade, para que não venha a perder tempo e dinheiro com uma ideia que não contribui para o desenvolvimento da empresa. Deve–se avaliar os seguintes aspectos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (61.2 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com