TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Manutenção Dos Programas De Incentivo À Pesquisa

Por:   •  23/3/2024  •  Artigo  •  848 Palavras (4 Páginas)  •  23 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução à pesquisa – A importância da manutenção dos programas de incentivo à pesquisa.

Fernanda Falcão de Oliveira1

Jean Alessy Viana do Nascimento

João Vitor Rodrigues Milhome

Mirella Tathianne Silveira Silva

Thaiane Alexandre Porto Lemos

Mary Ann Cinthia Holanda Cardoso2

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A pesquisa científica é o estudo realizado a partir de dados e resultados mensuráveis e comprovados cientificamente. Com o advento da internet, ficou mais fácil realizar uma pesquisa e ter acesso aos diversos dados tão necessários para validação e comprovação do que se estuda e pesquisa.

Dessa forma a pesquisa científica tem grande importância para a sociedade, tanto no âmbito acadêmico como no âmbito social, pois é através dela que se podem desenvolver projetos para a melhoria de todas as áreas do conhecimento. Segundo Demo (1999, p.20); “o pesquisador não somente é quem sabe acumular dados mensurados, mas sobretudo quem nunca desiste de questionar a realidade, sabendo que qualquer conhecimento é apenas recorte [...]”. Assim, é imprescindível que existam programas que incentivem a pesquisa e que tragam aos professores e alunos, vontade e motivação, tão necessárias para que o conhecimento seja disseminado a todas as áreas.

Por consequência, as universidades são as maiores responsáveis pelo incentivo e pela produção da pesquisa científica, entretanto, ainda faltam os investimentos necessários à manutenção dos projetos de pesquisa, que, em sua maioria, têm algum resultado concreto a médio e a longo prazo, visto que:

Sendo o conhecimento construção do objeto que se conhece, a atividade de pesquisa torna-se elemento fundamental e imprescindível no processo de ensino/aprendizagem. O professor precisa da prática da pesquisa para ensinar eficazmente; o aluno precisa dela para aprender eficaz e significativamente; a comunidade precisa da pesquisa para poder dispor de produtos do conhecimento; e a Universidade precisa da pesquisa para ser mediadora da educação. (SEVERINO; Antônio Joaquim, 1941, p.17).

Ainda de acordo com Severino (1941), a atividade de pesquisa é elemento primordial para todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Uma vez que educadores, educandos e a própria comunidade se beneficiam da propagação do conhecimento. Isso posto, a pesquisa se propõe a métodos e técnicas que subsidiam alunos e professores educadores a constituírem o conhecimento, genuinamente, científico. Segundo o artigo Importância da pesquisa científica (UNILEÃO, 2022) “a pesquisa científica deve ser algo incentivado pelas universidades e governo. E os profissionais que trabalham por trás dessas exaustivas jornadas, devem ter o reconhecimento e incentivo [...]”, uma vez que:

A descontinuidade ou diminuição de recursos para bolsas pode causar danos irreversíveis para a ciência de um país. A interrupção de projetos em andamento significa a perda dos recursos investidos, gera fuga de cérebros, sem falar de escassez de cientistas qualificados. Por consequência, impactos de médio e longo prazo poderão ser observados em diversos setores, desde a saúde até a economia. Sem inovação, a economia tende a desacelerar, o que pode levar uma crise econômica. A pesquisa e o desenvolvimento enriquecem a pauta de comércio não apenas em valor agregado, mas no acréscimo de conhecimento. (RICARDO; Luís, 2021).

Consequentemente,

A importância da pesquisa científica na sociedade é gigante. Há uma necessidade permanente de avanços na saúde, tecnologias e demais áreas do conhecimento. Por isso, incentivar e premiar os profissionais que dedicam a vida a melhorar a nossa vida é essencial. (UNILEÃO, 2022).

Deste modo, é de suma importância que programas de incentivo à pesquisa, como, por exemplo, o PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, que busca o desenvolvimento de projetos científicos em todos os cursos de graduação com a orientação de professores mestres e doutores, ou ainda o PIBITI - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, vinculado ao CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, que foca em pesquisas de cunho tecnológico e de processos de inovação, bem como o PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, cujo programa concede bolsas aos alunos de licenciatura, os quais participam de projetos de iniciação à docência, desenvolvidos por IES - Instituições de Educação Superior em parceria com as redes de ensino; sejam amplamente divulgados e sustentados financeiramente pelo governo e, com isso, seja possível fomentar a pesquisa científica, promovendo a formação de recursos humanos qualificados para a produção e execução dos projetos em todos os campos do saber.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (92.1 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com