TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOBRE A METODOLOGIA DOS PROGRAMAS DE PESQUISA: A CONSIDERAÇÃO FILOSÓFICA DA CIÊNCIA SEGUNDO IMRE LAKATOS

Por:   •  7/3/2019  •  Artigo  •  2.355 Palavras (10 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 10

SOBRE A METODOLOGIA DOS PROGRAMAS DE PESQUISA: A CONSIDERAÇÃO FILOSÓFICA DA CIÊNCIA SEGUNDO IMRE LAKATOS

Ana Cristina de Castro1, Rafaela Peixoto Zampronio2, Adriano Perin3

1 Acadêmica de Engenharia Mecatrônica. IFSC – Câmpus Criciúma /  ana.cris.8@outlook.com 

2 Acadêmica de Engenharia Mecatrônica. IFSC – Câmpus Criciúma / rafaela.zampronio@gmail.com

3 Professor orientador. IFSC – Câmpus Criciúma / adriano.perin@ifsc.edu.br 

Resumo: Neste artigo é apresentada uma consideração da metodologia dos programas de pesquisa desenvolvida por Imre Lakatos (1922-1974), grande cientista, professor e filósofo da ciência. Não obstante ter sua carreia marcada por perseguições politicas, por parte dos nazistas e também pelo regime stalinista, devido às suas fortes opiniões politicas, Lakatos sempre buscou continuar seus estudos e pesquisas. A principal pesquisa de Lakatos se refere à metodologia dos Programas de Investigação Cientifica (PIC), também conhecida com Teoria do Cinturão Protetor. Nessa teoria, Lakatos define uma metodologia a ser seguida por cientistas e pesquisadores quando eles estiverem desenvolvendo um programa de pesquisa. Segundo Lakatos, toda teoria a ser estudada está no núcleo do estudo; ao seu redor estão ideias que comprovam essa teoria e que são testadas caso a teoria que está no núcleo for questionada, formando, assim, uma espécie de “cinturão protetor”. Junto ao núcleo está a heurística, positiva e negativa, que busca melhorar o núcleo, tornando-o irrefutável e oferecendo “caminhos” que devem ser seguidos ou evitados pelo pesquisador. O objetivo do trabalho é o de apresentar a teoria de Lakatos, visando ao entendimento da caracterização científica de determinados campos do saber humano. Para tal, parte-se de uma metodologia de estudo orientado e de pesquisa bibliográfica e chega-se ao resultado que de que a teoria do autor serve para descrever o proceder metodológico e sistemático das diferentes áreas que se valem da acepção de “ciência”.

Palavras-Chave: Epistemologia. Imre Lakatos. Metodologia dos programas de pesquisa. Cinturão protetor.  

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho visa apresentar a epistemologia de Imre Lakatos (1922-1974) – em específico, a metodologia dos programas de pesquisa – que se constitui como uma das importantes reflexões da filosofia da ciência do século XX. Epistemologia essa que, de acordo com uma antecipação sumária, conta com o desenvolvimento de determinada ciência a partir de várias teorias; sendo que, quando alguma teoria de suporte é refutada, ela pode ser substituída por outra.

Os conceitos científicos utilizados pelo filósofo serão especificados, a partir de uma breve explicação de sua teoria, com o objetivo de um melhor entendimento dos propósitos que tangivelmente ele queria alcançar. A partir do estudo da teoria epistemológica de Lakatos e da sua exposição, será exemplificada também uma possível justificação da Engenharia Mecatrônica enquanto ciência, utilizando-se da metodologia de pesquisa desenvolvida pelo autor.

2 METODOLOGIA

O artigo foi desenvolvido nas seguintes etapas:

a) Diante da apresentação da proposta de um artigo interdisciplinar entre as disciplinas de Ciência Tecnologia e Sociedade, Comunicação e Expressão e Filosofia da Ciência, na primeira fase do curso de Engenharia Mecatrônica da Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Criciúma, deu-se início à elaboração de um trabalho a respeito da Metodologia dos Programas de Investigação Científica desenvolvida por Imre Lakatos;  

b) Procedeu-se, então, à redação do trabalho, por meio de diversas orientações e indicações de correções feitas por parte do professor de Filosofia da Ciência e de diversas pesquisas, leituras e debates realizados pelos membros da equipe.

c) Após a entrega do texto do trabalho como objeto de avalição, foi realizado um seminário pela equipe visando à divulgação dos resultados.

d) Com a finalização do texto do trabalho e a realização do seminário, a equipe se sentiu motivada para aprimorar e submeter os resultados alcançados na pesquisa como proposta de apresentação no evento.

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

  1. 3.1 IMRE LAKATOS: UMA ALTERNATIVA À JUSTIFICAÇÃO DO PROCEDER CIENTÍFICO

Imre Lipschitz Lakatos nasceu na Hungria, em 1922, sendo de família judaica. Durante a segunda guerra mundial, seu país se aliou à Alemanha nazista de Hitler. Nesse período, Lakatos estava na universidade de Debrecen, onde se graduou em matemática, física e filosofia. Para fugir da perseguição nazista aos judeus, teve que mudar seu próprio nome várias vezes. Foi preso, em 1950, em uma prisão stalinista, e somente após 3 anos foi solto; isso em 1953, mesmo ano da morte de Stalin. Lakatos logo regressou à vida acadêmica fazendo pesquisas em matemática e vivendo de traduções, porém em 1956, durante a revolução da Hungria contra o regime russo que controlava o país, Lakatos por medo de ser novamente preso acabou fugindo para o Vietnã. (GODFREY-SMITH, 2003, p. 103. - O'CONNOR; ROBERTSON, 2003 - STALEY, 2014, p. 72).

Em 1958, Lakatos foi para a Inglaterra onde começou a estudar na Universidade de Cambridge para um doutorado em Filosofia da Ciência. O livro Proofs and refutations, publicado após a sua morte, é baseado em seu trabalho de doutorado em Cambridge. Em 1960, foi nomeado para um lugar na London School of Economics (LSE), onde trabalhou em seus escritos sobre filosofia da matemática e filosofia de ciência. Em 1965, editou a obra Criticism and the growth of knowledge: proceedings on the international colloquium in the philosophy of science, em Londres. Lakatos permaneceu na London School of Economics(LSE) até morrer em 1974, com uma hemorragia cerebral, aos 51 anos. O Prêmio Lakatos foi estabelecido pela LSE em sua memória, pelos 14 anos de serviços prestados à instituição. Imre Lakatos é um dos principais nomes da filosofia da ciência da atualidade. (HUNG, 2014, p. 385 - STALEY, 2014, p. 72).  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (216.1 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com