TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Auditoria nas Organizações

Por:   •  13/4/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.007 Palavras (9 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

DAYANNY CAROLINE DO ESPIRITO SANTO SIQUEIRA

A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA NAS ORGANIZAÇÕES

BELÉM/PA

2017

DAYANNY CAROLINE DO ESPIRITO SANTO SIQUEIRA

A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA NAS ORGANIZAÇÕES

Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de

Auditoria da Faculdade Maurício de Nassau.

Turma 7NC. Período 2017.1.

Prof.ª Adriana da Silva Borges

BELÉM/PA

2017

RESUMO

        Nos dias atuais o mundo dos negócios tornou-se cada vez mais dinâmico e as exigências legais têm acompanhado este dinamismo. Para as organizações é um desafio acompanhar as exigências advindas das leis, os novos procedimentos, instruções normativas, etc., obrigando os administradores a possuir uma maior responsabilidade e empenho profissional. Contudo, algumas empresas não conseguem acompanhar a todas estas mudanças e deixam de atender as novas exigências: trabalhistas, tributárias, tecnológicas e entre outras. Neste cenário, a auditoria possui um papel fundamental para executar um trabalho de revisão das demonstrações financeiras, registros, transações e operações da organização, fornecendo preciosas recomendações corretivas e preventivas à exposição da organização face a multas, erros, fraudes e outras adversidades.

Palavras-chave: Auditoria; Revisão; Corretivas.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO .......................................................................................................... 4
  2. AUDITORIA ............................................................................................................... 4
  1.  AUDITORIA INTERNA ............................................................................................ 5
  2.  AUDITORIA EXTERNA ........................................................................................... 5
  3.  DIFERENÇAS ENTRE AUDITORIA INTERNA E EXTERNA .......................... 6
  1. BENEFÍCIOS .............................................................................................................. 8
  2. CONCLUSÃO ............................................................................................................. 8

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .................................................................... 10


  1. INTRODUÇÃO

As mudanças no cenário empresarial desencadeadas por fatores tecnológicos e históricos resultaram em grandes desafios ao administrador nos dias atuais. Visando ter conhecimento sobre todo e qualquer processo na empresa, com foco na integridade e proteção do patrimônio, o administrador recorre a execução da auditoria. A auditoria é um processo essencial para companhias de todos os segmentos, pois verifica a precisão dos registros contábeis de uma empresa com o objetivo de assegurar a fidelidade dos registros e proporcionar credibilidade às demonstrações financeiras e outros relatórios da administração, além de evitar e corrigir possíveis fraudes e erros.

Nas grandes organizações devido à expansão do mercado faz-se necessário medidas fortes, com procedimentos e normas para se ter eficaz na gestão e na operacionalização dos processos corporativos. Através do trabalho da auditoria, o administrador tem mais solidez para tomar suas decisões afim de melhorar a eficiência e eficácia de sua empresa. O crescimento da auditoria se deu pelo desenvolvimento do sistema familiar após a revolução industrial. As empresas começaram a buscar novos mercados, competindo por espaço. Como consequência, foi necessário rever as formas de controle da empresa, visando, sobretudo, a redução dos custos de produção (ALMEIDA, 2010).

  1. AUDITORIA

     A auditoria é uma especialização contábil voltada a testar a eficiência do controle patrimonial. O objetivo da auditoria é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários. Isso é alcançado mediante a expressão de uma opinião pelo auditor sobre as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com uma estrutura de relatório financeiro aplicável.

     A auditoria pode ser realizada por um auditor interno (colaboradores da empresa) e auditor externo, profissionais designados pelo órgão certificador. No processo da auditoria, quando tudo está de acordo, diz-se que está em “conformidade”, ou seja, que o departamento ou empresa auditada está seguindo corretamente os objetivos propostos. Quando o contrário ocorre e o setor demonstra irregularidades, diz-se que está em “não conformidade”, ou seja, que algumas ações precisam ser corrigidas, implantadas ou mesmo eliminadas.

     

  1. AUDITORIA INTERNA

     A auditoria interna é executada por profissionais da empresa, ou seja, o auditor interno é um colaborador da empresa ou empresas que possuem vínculo ou subordinação com esta, com o objetivo principal de auxiliar a entidade a atingir suas metas, por meio de uma avaliação do seu sistema de controle interno. O auditor interno ficará responsável por compilar informações a serem examinadas, em determinados períodos de tempo, observando a execução das políticas, legislação, a eficiência e os aspectos tradicionais da empresa. A auditoria interna é considerada uma ramificação de auditoria independente.

     De acordo com a Resolução CFC 986/03 – NBC T 12 (Normas de Auditoria Interna), a auditoria interna compreende os exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados para a avaliação da integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos, dos sistemas de informações e de controles internos integrados ao ambiente e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir à administração da entidade no cumprimento de seus objetivos.

     A auditoria externa não elimina a necessidade da auditoria interna, pois a auditoria interna da organização auditada possibilita maior segurança ao auditor independente, evitando a duplicidade de trabalho e reduzindo os custos de ambas as partes, uma vez que a qualidade dos trabalhos praticados assim indique, e permite a identificação e resolução antecipada de problemas que só são solucionados no último instante (GASS, 2008).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (140.2 Kb)   docx (37.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com