TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Ferramenta da Qualidade.

Por:   •  26/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  2.375 Visualizações

Página 1 de 4

A importância da ferramenta da qualidade

Ferramentas da qualidade são técnicas que se podem utilizar com a finalidade de definir, mensurar, analisar, e propor soluções para problemas que eventualmente são encontradas e interferem no desempenho dos processos de trabalho.

Pois o desenvolvimento de um processo, o qual caracteriza o trabalho que está sendo realizado, com suas etapas necessárias para sua realização, à distância percorridas pelos documentos que está realizando o trabalho e como ele é executado entre os participantes deste processo.

Hoje a ferramenta da qualidade não deve ser mais concebida como um ato isolado ou um departamento especifico, mas como uma concepção de pensamentos e atitudes e ser praticada em todos os processos organizacionais.

A ferramenta da qualidade não é mais somente uma questão de técnica, é uma questão de princípios, que renovam o pensamento organizacional por meio dos indivíduos.

        Uma ferramenta de grande importância da qualidade é o FLUXOGRAMA, que tem como finalidade identificar o caminho real e ideal para um produto ou serviço com o objetivo de não obter erros. É uma ilustração sequencial de todos as etapas de um processo mostrando cada etapa que é relacionada.

        O Fluxograma utiliza gráficos para facilitar o reconhecimento dos diferentes tipos de operações em um processo.

        Com isso, à empresa que quiser sobreviver no mercado deve ser competente em termos com a qualidades, pois hoje a qualidade deixa de ser um diferencial e passa a ser uma obrigação, uma condição, uma condição básica para se manter no mercado.

     

A Importância do conceito de ciclo do PDCA

Trata-se de uma excelente ferramenta estratégica, cuja à principal forma é manter todos as atividades da empresa sobre controle, tanto as operações fabris quanto as administrativas.

Para obter uma boa sincronia entre os diferente processos e etapas, que se relacionam entre si formando um todo, assim, garante os padrões estabelecidos aos seus ideais pela empresa.

        

O ciclo de um PDCA é definido por 4 conceitos fundamentais para o processo num todo.

1 – O Planejamento

Onde é o início de tudo, o passo a passo que consiste em definir todas as metas e objetivos traçados que a empresa pode atingir. É um processo de planejar seu aprimoramento, por meio dessa ferramenta será visto o alcance do sucesso, pois serão estabelecidos todos os caminhos e rotas a serem seguidos durante sua execução.

2 – Desenvolvimento

É a própria execução de tudo que foi cuidadosamente elaborado, como a própria palavra diz: Desenvolvimento é colocar em prática toda formulação das metas traçadas. Nessa fase os treinamentos e as disciplinas aos colaboradores são absolutamente indispensáveis para uma execução eficiente e eficaz de todo plano.

3 – Controle

É o acompanhamento de todo a execução do projeto, dos procedimento e métodos implementados, objetivamente e analisando os resultados alcançados em cada fase da execução. É estudos controlados, observando seus efeitos. Assim permitir a identificação de erros no planejamento original e corrigi-los em tempo de evitar maiores danos ao projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (69.5 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com