TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Matemática Financeira para um Administrador

Por:   •  22/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  802 Palavras (4 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE

INTRODUÇÃO À CONTABILIDADE

        

[pic 1][pic 2][pic 3]

8 Administracao  


sUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        04

2 DESENVOLVIMENTO        05

2.1  A Importância da Matemática Financeira para um Administrador        05

2.1.1 O que é Armortização?         06

2.1.2 O Papel da contabilidade dentro da gestão das organizações         10

2.1 3 Situação Tributária do Brasil         11

2.1.4 Pesquisa Regional        14

2.1.5 Elementos de Apoio ao Texto        15

3 CONCLUSÃO        22

REFERÊNCIAS        23



1 INTRODUÇãO

O principal objetivo deste trabalho é aprimora conhecimento dentro das disciplinas estudas no decorrer do semestre. Onde se aprofunda o conhecimento das mesmas tendo com embasamento texto-base.

O trabalho mostra a importância da matemática dentro das organizações, onde o mesmo esclarece alguns temas os conceituando e exemplificando. 

O mesmo faz um breve apanhado sobre as taxas de juros simples e composto; amortizações e taxas equivalentes de amortizações.

Também se faz uma breve pesquisa regional utilizando a empresa Petrobrás como referencia.

O mesmo ressalta tópicos fundamentais para o desenvolvimento de um administrador; centralizado algumas informações fundamentais como: o papel da contabilidade dentro da gestão das organizações; a importância da matemática financeira para um administrador e a situação tributária do Brasil, bem como o impacto dos tributos nas operações empresariais.


2. DESENVOLVIMENTO

A contabilidade desde seu surgimento desempenha grande influência sobre as decisões dos donos de patrimônios. Porem sua relevância não era reconhecido pelos usuários da informação contábil. Com a evolução da economia, o ambiente empresarial se tornou mais competitivo. A partir de então, percebeu-se que era preciso um diferencial para que a empresa se destacasse perante as outras, foi então que se começou a utilizar a contabilidade voltada para fins gerenciais.

As informações contábeis na maioria dos casos esta vinculada a questões fiscais e trabalhistas. Isto se dá principalmente pelo desconhecimento por parte desses empresários da importância que a mesma tem em seu negocio. Desta forma na tomada de decisões não se leva em consideração a grande variedade de informações contábeis que podem ser disponibilizadas pelo contador (fonte: COSTA, Ednaldo b n –p, 2014).

Um dos pilares da gestão empresarial é a contabilidade gerencial. É ela que conecta os gestores às informações financeiras da empresa e os mostra o caminho a percorrer para melhorar a lucratividade do negócio.

O orçamento empresarial e a finança corporativa ajudam a construir o panorama real da situação em que o business se encontra, das projeções futuras e dos dados a serem fornecidos para acionistas. O objetivo é viabilizar o controle empresarial por meio de orçamentos, relatórios de custos e desempenho, que expõem as falhas, revelam como corrigi-las e onde se deve canalizar o investimento.

Segundo o consultor de empresas Jonathan Byrnes, em artigo publicado na Harvard Business School, a contabilidade gerencial tem quatro elementos-chave: gestão de rentabilidade, seleção de relacionamentos em contas, caminhos de migração de produtos e planejamento de contas. Além disso, os gestores devem fornecer aos representantes de vendas esse panorama da contabilidade, para que eles possam entender as necessidades da empresa e quais tarefas devem ser realizadas nas diferentes contas.

3 CONCLUSÃO

Conclui-se que a matemática financeira é um instrumento de muita importância tanto para o administrador quanto para a organização. O administrador precisa saber identificar a maneira correta e mais lucrativa para atingir o objetivo da empresa e para isso o gestor precisa possuir conhecimentos matemáticos para suprir a necessidade da entidade em todos os aspectos que abrange finanças.

Sendo assim, pode-se afirmar que a matemática financeira hoje, é indispensável não só para organizações e administradores, mas uma realidade na história de todos. Pois si é preciso adquirir um imóvel, veículo, móveis, eletrônicos e eletrodomésticos, recorre-se aos financiamentos, consórcios ou empréstimos, daí a necessidade de se entender um pouco sobre taxas, juros, prazos e até mesmo sistema de amortização (em caso de imóveis/veículos).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (130.6 Kb)   docx (27.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com