TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Pesquisa Científica no Trabalho Acadêmico

Por:   •  18/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.619 Palavras (7 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 7

 TRABALHO ACADEMICO

A importância da pesquisa científica no trabalho acadêmico

Maraglai Escobar Duarte

Professor Leonardo de Freitas Larré

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

 Administração (ADG 1113) – Prática do Módulo I

11/12/2017

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo demonstrar a importância da pesquisa científica, mais especificamente no desenvolvimento do trabalho acadêmico e os tipos de pesquisa disponíveis assim como o melhor método a utilizar em cada tipo de pesquisa. Visando um melhor entendimento dessa ferramenta. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica com o intuito de conhecer mais sobre o que compõe uma pesquisa cientifica, seus conceitos e a melhor forma de aplicar cada uma das ferramentas de acordo com a necessidade encontrada pelo acadêmico, no decorrer da elaboração seu do trabalho.

Palavras-chave: Conhecimento, pesquisa científica, formação acadêmica.

1 INTRODUÇÃO

A pesquisa científica está tomando o seu espaço nos cursos de educação superior em diversas universidades. Esta tem sido considerada um lugar em que se vivência a cultura universal e que tem por finalidade o ensino, a pesquisa e a extensão, sendo organizada para a formação de profissionais que atuarão na sociedade (RODRIGUES, 2006). Convivemos com uma constante evolução de conceitos e novas descobertas, deixando o mercado cada vez mais competitivo e as novas tecnologias, estão exigindo do profissional não só o conhecimento teórico, mas uma prática baseada na reprodução e produção de conhecimentos.

Para melhor entendimento de como se elabora uma pesquisa cientifica, seus métodos e principalmente da sua importância dentro do trabalho acadêmico, veremos adiante os conceitos aplicados por alguns pensadores com relação ao assunto proposto.

A pesquisa científica tem por objetivo contribuir com a evolução dos saberes humanos em todos os setores, sendo sistematicamente planejada e executada através de rigorosos critérios de processamento das informações. Os trabalhos de graduação devem produzir ciência, ou dela derivar, ou acompanhar seu modelo de tratamento (FONTE, 2004).

2 DESENVOLVIMENTO

            Para desenvolver um projeto de pesquisa é necessário buscar o conhecimento existente na área, formular o problema e o modo de enfrentá-lo, coletar e analisar dados, e tirar conclusões.    

Aprender a lidar com o desconhecido e a encontrar novos conhecimentos, a pesquisa científica segue regras e métodos para o seu desenvolvimento. Levando em conta o tipo de pesquisa a ser utilizada em determinado caso a ser estudado, segundo (CASSARIN, 2012).

A pesquisa cientifica pode ser definida como o “procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos” (GIL, 1996p. 19).

CASSARIN, 2012, descreve que a pesquisa cientifica pode variar significativamente se considerarmos também as diferentes áreas do conhecimento. Por exemplo as pesquisas realizadas na área da saúde e da biologia utilizam na maioria das vezes metodologias diferentes das metodologias usadas nas pesquisas direcionadas a ciências humanas e sócias. Fatores como instrumentação, regras e analises dos resultados contribuem para essa diferença.

2.1 TIPOS DE PESQUISAS

Ainda segundo (CASSARIN, 2012), a pesquisa científica deve seguir regras formais dos procedimentos para coletar dados (para adquirir as informações) e testar se as suposições (hipóteses) são sustentáveis ou não a partir da análise dessas informações coletadas. Cada disciplina, ou ciência tem seus próprios métodos de fazer pesquisa. Eles podem variar quanto a sua natureza, quanto a abordagem, quanto aos seus objetivos, quanto ao seu método, veremos mais detalhadamente cada uma das abordagens segundo o relata da autora.

2.1.1 QUANTO A NATUREZA

  • PESQUISA BÁSICA

Procura desenvolver os conhecimentos científicos sem a preocupação direta com suas aplicações e consequências na pratica.

  • PESQUISA APLICADA

As pesquisas aplicadas são realizadas para determinar os possíveis usos para as descobertas pesquisas básicas ou para definir novos métodos ou maneiras de alcançar a solução de problemas específicos.

2.1.2 QUANTO A ABORDAGEM

  • PESQUISA QUALITATIVA

A pesquisa qualitativa explora uma metodologia predominantemente descritiva deixando em segundo plano os modelos matemáticos e estatísticos, sua particularidade é a de descrever ou explicar o contexto no qual sua pesquisa está inserida.

  • PESQUISA QUANTITATIVA

A pesquisa quantitativa tem como objetivo mensurar duas ou mais variáveis estudadas.

2.2 QUANTO AOS OBJETIVOS

  • PESQUISA EXPLORATÓRIA

Tem como objetivo proporcionar um conhecimento sobre determinado problema ou fenômeno. Normalmente aborda um tema pouco abordado ou uma nova tese sobre um tema já conhecido.

  • PESQUISA DESCRITIVA

Procuram caracterizar e identificar opiniões, atitudes ou crenças de um determina do grupo ou população.

  • PESQUISA EXPLICATIVA

Procuram identificar os fatores que contribuem para determinado fenômeno.

2.3 QUANTO AO METODO

  • PESQUISA AÇÃO

De acordo com Zeichner e Diniz-Pereira (2005, p.3), é a pesquisa sistemática realizada por profissionais sobre suas próprias práticas.

  • PESQUISA ETNOGRAFICA

É aquela que pressupõem “contato direto e prolongado do pesquisador com a situação e as pessoas ou grupos selecionados” (ANDRÉ, 1989, p.38)

  • PESQUISA PARTICIPANTE

O professor torna se pesquisador de sua pratica e o investigador acadêmico, participante do cotidiano escolar.

 

  • PESQUISA DE CAMPO

Os dados são obtidos diretamente com os informantes, principalmente por meio de questionários e demanda uma cuidadosa coleta dos dados obtidos.

  • PESQUISA DOCUMENTAL E BIBIOGRAFICA

São realizadas por meio de documentação escrita ou de algum tipo de registro, como filme fotografias, artigos teses, livros e revistas cientificas. A pesquisa bibliográfica faz uso de revistas livros, artigos, teses e dissertação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (135.7 Kb)   docx (998.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com