TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico

Por:   •  18/1/2021  •  Bibliografia  •  527 Palavras (3 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 3

1ª ATIVIDADE  DA  NOTA 01 – PARTE 01

Professor (a): Isis Monteles

Disciplina: Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico

Orientação:

  1. Descrever:

TEMA: O USO DE MEDICAMENTOS INAPROPRIADO PARA A PESSOA IDOSA

DEMILIMITAÇÃO DO TEMA: prevalência e fatores associados

DESCRITORES: Idoso, Instituição de longa permanência para idoso, Prescrição inapropriada, Lista de medicamentos potencialmente inapropriados

  1. Realizar pesquisa em 2 bases de dados online com os descritores

CASSONI, T.C.J.;  CORONA, L.P.; ROMANO-LIEBER, N.S.;  SECOLI, S.R., et al. Uso de medicamentos potencialmente inapropriados por idosos do Município de São Paulo, Brasil: Estudo SABE. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 30(8):1708-1720, ago, 2014.

MOREIRA, F.S.M.; JEREZ-ROIG, J.; FERREIRA, L.M. de B.M.; DANTAS, A.P. de Q.M., et al. Uso de medicamentos potencialmente inapropriados em idosos institucionalizados: prevalência e fatores associados. Ciência & Saúde Coletiva, 25(6):2073-2082, 2020.

  1. Selecionar 1 artigo dos encontrados e preencher o quadro.

Levantamento bibliográfico

QT

AUTORES

ANO

VEÍCULO DE PUBLICAÇÃO

PORTAL PESQUISADO

TEMA

ABORDAGEM PRINCIPAL

DISCUSSÃO

RESULTADO

1

Moreira et al.

2020

Scielo

Google Acadêmico

Uso de medicamentos potencialmente inapropriados em idosos institucionalizados: prevalência e fatores associados

Verificar a prevalência do uso de medicamento potencialmente inapropriado (MPI) para idosos residentes em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI)

A maior utilização de medicamentos por idosos aumenta o risco de desfechos negativos em saúde, como reações adversas a medicamentos, interações medicamentosas, não adesão à terapia, declínio funcional e síndromes geriátricas

A prevalência de uso de MPI foi de 54,6% (IC 95%: 48,9-60,2) e no modelo final esteve associada à polifarmácia e à demência. As classes terapêuticas de MPI mais identificadas foram antipsicóticos e benzodiazepínicos

        

2ª ATIVIDADE  DA  NOTA 01

  1. Produza um texto crítica de até três parágrafos sobre o artigo levantado considerando:

Em relação aos fatores associados ao uso de MPI, destaca-se a polifarmácia, a qual tem sido identificada como o fator mais frequentemente associado ao aumento da probabilidade de receber MPI.  Onde, na literatura, a polifarmácia tem sido associada ao aumento do risco de eventos adversos por implicar em maior complexidade da terapia farmacológica e favorecer a ocorrência de erros de medicação.

Contrariamente a vários estudos que sugeriram que o comprometimento cognitivo e a demência estavam associados a uma menor probabilidade de receber MPI, em nossa investigação encontrou-se que há maior probabilidade de receber MPI entre os idosos com demência. A demência é um fator não modificável, porém serve de alerta quanto à necessidade de uma revisão contínua da farmacoterapia nesse tipo de paciente e maior precaução na prescrição de novos fármacos, visando minimizar a inclusão de MPI e de polifarmácia, sempre que possível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (82.5 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com