TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância das Normas Regulamentaras (NRs) na Segurança do Trabalho

Por:   •  16/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 3

A Importância das Normas Regulamentaras (NRs) na Segurança do Trabalho

Essas normas são disposições que vão complementar o Capítulo V da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), resumindo-se em um conjunto de obrigações, direitos e deveres dos empregadores e trabalhadores que devem ser respeitado para garantir a integridade física do empregado.

A prevenção é o principal objetivo das NRs, eliminando os riscos e visando um ambiente de trabalho seguro e saudável, esses objetivos quando conquistado traz benefícios para o trabalhador, pois com segurança o trabalhador se sente mais motivado a produzir.

Antes da NRs aconteciam muitos acidentes, afastamentos por doenças e mortes pela falta de segurança, daí a importância delas. No total são 36 normas regulamentadoras, com destaque essas:

NR1 – Disposições Gerais: Essa norma vai determinar o que as outras normas irão fazer em relação a segurança e saúde do trabalho, sendo obrigatória em todas as empresas.

NR4 – SESMT: A Sesmt (Serviços Especializados em engenharia e segurança e medicina do trabalho) tem como finalidade promover a saúde e segurança, proteger a integridade física do trabalhador no seu ambiente de trabalho. Os profissionais que atuam nesse órgão, devem identificar e eliminar os riscos existentes, essa NR é de extrema importância, pois ela que vai complementar as demais normas

NR5 – CIPA: A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, e a junção de representantes do empregador e empregador, tendo como objetivo principal a prevenção de acidentes no ambiente de trabalho.

NR6 – EPIs: Os equipamentos de Proteção Individual, essa proteção vai trazer segurança aos trabalhadores, eliminando os riscos e com uso obrigatório do empregado. São usados nesta parte do corpo: cabeça, olhos, nariz, ouvido, mãos e Pés, de acordo com o seu ambiente de trabalho.

NR7 – PCMSO: Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, tem como objetivo fiscalizar a saúde do trabalhador, visando diminuir as doenças profissionais. Uma empresa que um bom programa de PCMSO, claramente não terá muitos problemas relacionadas neste assunto.

NR15 – Insalubridade: É a exposição do trabalhador aos agentes nocivos à saúde no seu ambiente de trabalho, como consequência disso muitos trabalhadores recebem um adicional no salário mensal, seguindo os riscos envolvidos, esses valores podem variar.

NR16 – Periculosidade: São as atividade e operações consideradas como perigosa, sendo elas: contato com inflamáveis, explosivos ou com energia elétrica, por exemplo.

NR17 – Ergonomia: Esta norma tem como objetivo trazer o máximo conforto e segurança ao trabalhador, além de estudar a adaptação das condições de trabalho ás características psicofisiológicas

O cumprimento regular dessas normas vai garantir que danos da saúde do trabalhador sejam evitados, os gestores das empresas devem ter em mente que a execução com eficiência desta normas, só traz benefícios para empresas, pois diminui os acidentes e eleva a produtividade.

No atual momento do Brasil, a epidemia do Corona vírus vem mostrando a falta de equipamentos de EPIs para profissionais nos hospitais e postos de saúde. Este fato mostra que apesar de estar na lei, em muitos casos as normas não são cumpridas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (36.7 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com