TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância das Técnicas de Negociação

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  843 Palavras (4 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 4

Importância das Técnicas de Negociação

As técnicas são super importantes para que os negociadores se tornem profissionais mais preparados e aprendam lidar com diversas situações durante qualquer negociação  

Dentro das técnicas de negociação, fatores estratégicos como: habilidades pessoais, planejamento e organização, treinamento e disciplina, auto desenvolvimento, visão, determinação, inovação, alianças, flexibilidade e adaptabilidade, são alguns exemplos de desenvolvimento.

No processo de negociação é preciso que se estabeleçam objetivos, lembrando que para manter-se no mercado é preciso ter reciprocidade, havendo sempre equilíbrio. Considerando que o equilíbrio não significa apenas alinhamento nos valores, mas também no resultado do processo: Cronograma adequado, esforço bem mensurado, condições recíprocas de negociação alinhada e sem sombra de dúvidas principalmente processo , projeto implantado e bem sucedido.

A essência final de uma boa negociação está em atingir satisfação de ambas as partes envolvidas.

Tipos de Negociadores

Os negociadores, ou comunicadores, podem ser agrupados em quatro estilos básicos,

o seu comportamento dominador ou condescendente, formal ou

informal: catalisador, apoiador, controlador e analítico, utilizando os quatro elementos da confiança, dentro do processo de negociação e comunicação. Por exemplo, o negociador controlador, em termos de confiança, tem como ponto forte a coerência e como problema a aceitação; o catalisador tem na clareza o ponto forte na clareza e o problema da credibilidade; o analítico tem na credibilidade o ponto forte e o problema da sinceridade; e o apoiador tem como ponto forte a receptividade e como problema a coerência.

Cada pessoa é um ser único e diferenciado, com sua história, personalidade, exigências, capacidade de sacrifício ou disponibilidade de recursos, que fará com que negocie de forma diferente de qualquer outra pessoa, estando ainda condicionada por um conjunto muito importante de aspectos que também farão com que cada situação resulte diferente de qualquer outra. Todos os estilos são bons. É o importante  que o negociador conheça seu estilo e busque conhecer o estilo da pessoa com quem está negociando ou se comunicando.

Uma das chaves do êxito no processo de negociação ou comunicação é a pessoa saber apresentar suas ideias  de forma que cause mais impacto ao outro negociado.

O ideal é que os negociadores se adaptem aos outros e as circunstâncias, com os pés perfeitamente no chão, e não pretendendo tirar vantagens de seus interlocutores, visto que isto não é conveniente e pode trazer consequências complexas e desagradáveis. Para tanto, o negociador deve conhecer a maior quantidade de ferramentas possíveis e atuar racionalmente consoante sua personalidade e sintonizado com a de seus eventuais interlocutores. A vontade ou atitude de negociar é o mais importante para que os participantes possam fazer acordos equitativos e úteis para todos.

Negociação

Para negociação distributiva com um ou ambas as partes rigidamente inflexíveis, torna-se uma verdadeira queda de braços. A postura agressiva durante uma negociação pode chegar ao ponto hostil, onde uma das partes assume uma posição incisiva e dominante, de uma forma que a outra parte assuma uma posição passiva, aguardando que o dominante dite o rumo da negociação.

Não mantenha rigidamente sua posição, mas sim defenda firmemente seus interesses.

 Para melhor usufruir o tempo é necessário que: Seja paciente; Se for melhor negociar rapidamente venda a ideia a contraparte; Prazos podem ser mudados ou eliminados; Negocie devagar e com perseverança. O lado informado terá mais resultado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (76.6 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com