TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância de Sistemas de Informação em Pequenas Empresas: um Estudo de Caso em uma Agência de Publicidade

Por:   •  7/5/2018  •  Resenha  •  732 Palavras (3 Páginas)  •  672 Visualizações

Página 1 de 3

A importância de Sistemas de Informação em Pequenas Empresas: um Estudo de Caso em uma Agência de Publicidade.

Andressa Schaurich dos Santos

Denise Rossato Quatrin

Letícia Maier Pinto

Aline Armanini Stefanan

Vania Medianeira Flores Costa

Baturité, 02 de Março de 2018.

A importância de Sistemas de Informação em Pequenas Empresas: um Estudo de Caso em uma Agência de Publicidade.

Andressa Schaurich dos Santos

Denise Rossato Quatrin

Letícia Maier Pinto

Aline Armanini Stefanan

Vania Medianeira Flores Costa

Com base na leitura do presente estudo de caso, percebemos a importância da inserção das tecnologias de informação como ferramentas empreendedoras de sucesso gerencial.

De acordo com o postulado dos autores dessa temática em estudo, tais ferramentas vêm sendo utilizadas pelas grandes empresas a bastante tempo, porém, é recente a inclusão desse recurso nas micro e pequenas empresas pela falta de conhecimento ou devido aos custos de implantação.

Assim, para melhor compreensão da eficiência dos sistemas empresariais atuais em pequenas empresas, foi feito em 2009, um estudo in loco por amostragem de caráter exploratório, em uma agência de publicidade da cidade Santa Maria, Rio Grande do Sul, que desenvolvia os serviços de logomarca, campanhas publicitárias, identidade visual e peças publicitárias. Onde era utilizado o Sistema de Gestão de Agências – SIGA.

O principal foco da pesquisa foi conhecer se os sistemas de informações tecnológicas cumprem a função de controle, armazenamento e apoio a gestão em pequenas empresas. Dessa forma, foi necessário verificar as diferenças fundamentais entre os dois sistemas, o sistema informal e o sistema de informações tecnológicas. Isso posto, referendamos o entendimento sobre essas duas vertentes empresariais. No antigo sistema utilizado pelas pequenas empresas, o informal, a organização empresarial era manual e rotineira, com fluxo de informação verbal ou por e-mail.  Segundo os autores, é um sistema que pode apresentar fragilidade porque o controle e as informações podem não ter veracidade. Já o novo sistema, SIGA, possui características inovadoras conforme os pressupostos de alguns autores como: Alter, Albertão, Mattos, entre outros, Laudo, citados pelos pesquisadores, que apontam como um sistema tecnológico organizacional de armazenamento que registra trabalhos, informações financeiras e de transações.

No texto, verificou-se diferentes tipos de sistemas empresariais, muito embora, tenha recebido destaques somente quatro, tais como:  o sistema do nível operacional, o sistema do nível de conhecimento, sistemas do nível gerencial e sistema do nível estratégico. Na empresa observada, foi utilizado o sistema classificado como atual, o SIGA, que segundo BEUREN e MARTINS, 2001), citados pelos pesquisadores, é um sistema que se destina a dar suporte as atividades da organização pessoal de nível não gerencial e operacional.

Como o principal método utilizado na investigação foi à entrevista semi-estruturada, podemos perceber a partir dos relatos registrados de funcionários da empresa em estudo, a importância e eficiência do sistema SIGA.

Conforme o estudo em tese, os pesquisadores descrevem a opinião dos funcionários mais experientes, considerando o tempo de trabalho e as funções que desempenham. Então, expressam em relatos de convencimento da importância dessa ferramenta empreendedora.  Em seus grifos, há a prescrição característica do funcionamento do Sistema de Gestão gerencial, e do antigo sistema. É estabelecido a diferença entre o sistema antigo e atual as especificidades de ambos os sistemas. Da análise foram extraídos os seguintes relatos: o SIGA, possibilitou maior organização “profissionalizou as rotinas de trabalho, facilitou o fluxo de acesso as informações”, é um sistema auto-instrutivo. “O antigo sistema não conseguia acompanhar todo o processo”. Grifos dos pesquisadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (119.9 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com