TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ECNOLOGIA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA POSTO DOURADÃO LTDA

Artigo: ECNOLOGIA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO - UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA POSTO DOURADÃO LTDA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  2.615 Palavras (11 Páginas)  •  468 Visualizações

Página 1 de 11

TECNOLOGIA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA POSTO DOURADÃO LTDA

Luis Rabelo Santiago Costa

RESUMO

Com o constante avanço tecnológico que vem ocorrendo nessa era digital, surge uma nova sociedade, a Sociedade da Informação, focada na busca pela melhor informação, torna-se necessário a coleta dos dados e um tratamento de maneira que possam gerar informações precisas e concretas. Essa inovação tecnológica faz com que as empresas, obrigatoriamente, se adaptem a esse novo mundo de forma a estabelecer padrões de concorrência e competitividade, se tornando assim um grande diferencial no mercado. O presente artigo apresenta o estudo de caso em uma determinada empresa, buscando aplicar conceitos e práticas de administração de sistemas de informação.

PALAVRAS CHAVE: Informação, Metodologia, e Sistemas de Informação.

1. INTRODUÇÃO

As mudanças que estão ocorrendo na era da informação afetam profundamente as organizações, transformando poderosamente o papel das pessoas que nelas trabalham. A informação torna-se a principal fonte de energia da organização, sendo assim o seu mais importante recurso. Diante disso, os sistemas de informação tornam-se, portanto uma ferramenta essencial para as organizações, sendo um sistema responsável pela integração de

1 Professor do curso de Sistemas de Informação da Faculdade Atenas-Paracatu - MG.

2 Aluno do curso de Sistemas de Informação da Faculdade Atenas – Paracatu – MG.

vários departamentos, interligando e coordenando as atividades da empresa, reestruturando processos, promovendo melhorias nos resultados e auxiliando nas tomadas de decisões.

No entanto, diante do avanço da tecnologia e do efeito da globalização, as empresas estão imersas em um ambiente extremamente dinâmico e sofrem pressões constantes. O mercado torna-se cada vez mais exigente e, portanto, as empresas precisam saber tomar decisões adequadas para se sobressaírem nessa corrida competitiva. E uma das soluções encontradas por grande parte das empresas tem sido o uso de sistemas de informação como suporte para a otimização dos processos necessários na organização.

Este artigo tem como objetivo geral demonstrar os resultados da realização de um estudo de caso realizado na empresa Posto Douradão Ltda, com o propósito de analisar os recursos tecnológicos, processos e toda sua forma de gestão, para que assim possa verificar possíveis falhas e propor soluções, otimizando as atividades da empresa, auxiliando no armazenamento e organização dos dados, controle de compras e vendas, e, principalmente, tomada de decisões.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

Os tempos atuais exigem novas posturas e soluções para desafios e problemas que, cada vez mais, necessitem de criatividade e inovação, a importância do comprometimento das pessoas envolvidas, assim também como estratégias e maneiras de lidar com a liderança, comunicação e motivação, enfim surge, portanto uma nova forma de se administrar. Independente de ser uma organização de pequeno, médio ou grande porte, as empresas precisam trabalhar com uma administração mais moderna, pois novos tempos requerem novos parâmetros, surge portanto a necessidade de uma reestruturação do processo administrativo.

Quanto à organização, Jesus e Zambalde (1997) afirmam que a organização é uma função administrativa que se preocupa em agrupar e estruturar todos os recursos da empresa para atingir os seus objetivos.

Cooper (2003) afirma que o estudo e a aplicação de métodos de pesquisa proporcionam o conhecimento e as habilidades necessárias para resolver problemas e vencer desafios. Portanto, é extremamente importante uma investigação relacionada a um problema de administração, assim como também diante das novas tendências, os administradores precisam obter mais e melhores informações nas quais lhe auxiliará nas suas decisões.

Independente do seu porte, as empresas possuem setores específicos, nos quais diferentes informações possam ser tratadas. E diante desse contexto cabe ao homem se adaptar e tornar-se estratégico e criativo, sabendo usar a Tecnologia da Informação no desenvolvimento de competências e habilidades para buscar, tratar e armazenar informações provenientes de diversas fontes e tecnologias diferentes. Em uma empresa são perceptíveis às vantagens e o quanto contribuem os sistemas de informação para controlar os seus processos, proporcionando qualidade, organização e eficiência. Na verdade, aplicar a Tecnologia da Informação nas organizações é mais um dos métodos para tornar a empresa um marco referencial, tornando-a competitiva com elevado grau de qualidade.

Para Davenport e Prusak (1998), nas organizações, a questão da gestão do conhecimento pode ser vista como um grande processo em analogia com a qualidade total, pois quem garante a qualidade é o próprio indivíduo, pela execução de suas tarefas no dia-a-dia de trabalho.

Maña (1999), afirma que o grande caminho pode estar na preparação, capacitação, onde é possível conduzir a mudança organizacional ligada à evolução simultânea da empresa e de seu ambiente, capitalizar conhecimentos e experiências para constituir memória coletiva transmissível à empresa. É importante observar que existem basicamente dois tipos de

conhecimento na organização, tem-se o conhecimento explícito ou codificável que pode ser transmitido por meio de livros, Internet, manuais, e o conhecimento implícito ou tácito que pode ser transmitido a partir do exemplo, da convivência.

Acima de tudo, é fundamental ressaltar que a Gestão do Conhecimento ou GC, requer suporte de várias categorias de tecnologias. Business Intelligence ou BI, Colaboration, transferência do conhecimento, descoberta do conhecimento e mapas do conhecimento são algumas das principais ferramentas utilizadas na implementação de processos de gestão do conhecimento, identificadas como habilitadoras da GC.

De forma moderna, a engenharia de software caminha em paralelo com os sistemas de informação. A construção de um sistema de informação não se resume em uma tarefa simples. Necessita-se de uma série de passos a serem seguidos, e, portanto, surge a Engenharia de Software, abordando todos os passos para o desenvolvimento de um sistema, desde o levantamento de requisitos e implementação, até os testes e manutenção. Proporciona, assim, melhorias de qualidade em soluções baseadas em sistemas computacionais.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com